Conheça Kauã Lira, o novo reforço da base do Palmeiras

Kauã Lira é o novo reforço do Palmeiras, vindo do Criciúma após a Copinha
Foto de José Luis Silva/Ag. Paulistão

Palmeiras anuncia a jovem promessa Kauã Lira, vindo do Criciúma. destaque do time na Copa São Paulo.

O Criciúma fez uma campanha histórica na última Copa São Paulo e o principal destaque do time foi Kauã Lira. O meia, de 1,73 m e apenas 18 anos, se destacou na competição, marcando 5 gols e dando 2 assistências em 11 jogos. Suas belas atuações chamaram a atenção do Palmeiras, que contratou o atleta por empréstimo, com opção de compra.

O empréstimo do atleta é válido até a Copa São Paulo de 2026 e os valores não foram revelados. Wilson Vaterkemper, gerente de futebol do Criciúma, explicou, sem detalhar valores, como vai funcionar o empréstimo. ‘O Palmeiras exerceu 10% da compra. Ele vai ficar até o fim da Copa São Paulo de 2026. Caso o Palmeiras queira exercer a compra, deverá depositar um valor considerável para o Criciúma. Quando a proposta chegou, ela foi boa para o Criciúma, e por isso a situação foi acordada’, disse o presidente.

Esta foi a segunda Copinha de Kauã. A primeira foi em 2023, quando ainda estava na base do Avaí. Após boas atuações, marcando três gols naquela edição, foi contratado pelo Criciúma para disputar torneios no sub-17.

O time Sub-20 do Palmeiras se prepara para a temporada de 2025. O time disputará a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista.

Os próximos da fila: os destaques do Palmeiras na Copinha

Partida entre Palmeiras e Grêmio, válida pelas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, na Arena Barueri, em Barueiri-SP.
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras foi eliminado pelo Grêmio nas quartas-de-final, mas apresentou à torcida mais algumas ótimas esperanças de retorno esportivo e financeiro. Relembre a campanha!

Palmeiras e Grêmio se enfrentaram pelas quartas de final da Copinha no último domingo (19). O Verdão, que vinha de uma boa sequência na competição, foi superado por 3 a 2, se despedindo do campeonato.

O Verdão disputou 7 jogos, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, marcando 25 gols e sofrendo 5. Riquelme Fillipi foi o artilheiro da equipe, com 7 gols.

Nesta edição, o Palmeiras aplicou a maior goleada de sua história na Copa São Paulo, vencendo o Náutico (RR) por 9 a 0 na primeira fase. Em seguida, o Verdão derrotou o Santa Cruz (AC) por 5 a 0 e terminou a fase de grupos empatando com o Oeste por 1 a 1.

Na fase eliminatória, o Palmeiras venceu o Referência por 2 a 1 e avançou às oitavas, onde derrotou o Osasco Audax por 4 a 0. Nas quartas de final, acabou superado pelo Grêmio por 3 a 2.

Até o momento, 5 jogadores que iniciaram esta Copinha já subiram para o profissional: Allan, Figueiredo, Benedetti, Luighi e Thalys, que já marcou um gol no time principal e tem sido muito elogiado por Abel Ferreira. Outros jogadores que participaram da competição também podem ser aproveitados no profissional, dependendo da avaliação do técnico. Além de Riquelme, outros destaques do time que se manteve disputando a competição até a eliminação foram o lateral direito Gilberto, o volante Rafael Coutinho e o meia Erick Belé.

Com o fim da participação na Copinha, o Palmeiras começa a se preparar para o Brasileiro e para a Copa do Brasil Sub-20, competição da qual foi finalista na última temporada. O Verdão ainda vai disputar nesta temporada a Libertadores e o Paulista.

Conheça mais sobre Erick Belé, a nova joia do Palmeiras

Partida entre Palmeiras e Audax, válida pelas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Junior, na Arena Barueri, em Barueiri-SP.
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Meia-atacante Erick Belé, foi um dos maiores destaques do time do Palmeiras que disputou a Copinha.

O Palmeiras se despediu da Copinha ao ser derrotado pelo Grêmio, em Barueri, mas a base segue cumprindo seu papel principal: revelar jogadores para darem retorno esportivo e financeiro ao clube.

Nas oitavas-de-final, o Verdão venceu o Audax Osasco por 4 a 0, com Erick Belé marcando 3 dos 4 gols da partida. Esta foi sua primeira Copa São Paulo e o jogador, nascido em 2007, já apareceu entre os principais goleadores.

O garoto chegou ao Palmeiras com 10 anos, integrando o elenco Sub-11. Hoje, aos 17 anos, faz parte oficialmente do elenco Sub-20. Até o ano passado, o canhoto de 1,83m integrava o Sub-17.

Em 2023, quando completou 16 anos, assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras, e em 2024 renovou o vínculo até abril de 2027. O Verdão detém 95% dos direitos do atleta, que completará 18 anos no próximo dia 21 de janeiro.

Mesmo muito novo, o atleta já conquistou diversos títulos pelo Verdão, incluindo o Campeonato Brasileiro Sub-17 (2023), a Copa do Brasil Sub-17 (2023), o Campeonato Paulista Sub-20 (2023), o Campeonato Paulista Sub-15 (2022), a GO Cup Sub-11, a Bellmare Cup Sub-11 (Japão), a Copa PUMA Toreros Sub-12, a Hainan Qiongzhong International Cup Sub-12 (China), a Taça Brasil de Campo Bom Sub-13 e a Copa Umbro Sub-14.

Após a eliminação na Copinha, o elenco Sub-20 do Palmeiras começa a se preparar para as demais competições da temporada: Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Campeonato Paulista.

Vitória no profissional e na base: Palmeiras avança na Copinha

Partida entre Palmeiras e Sport, válida pela terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Junior, na Arena Barueri, em Barueiri-SP.
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras avançou às oitavas-de-final da Copinha ao vencer o Sport por 2 a 0, em duelo realizado na Arena Barueri.

O Palmeiras disputou a terceira fase da Copa São Paulo e enfrentou o Sport Recife, em Barueri. O Verdão garantiu a classificação com uma vitória de 2 a 0, com gols de Riquelme Fillipi e Diogo.

Esta foi a quinta partida do Palmeiras na Copinha; ao todo a equipe já marcou 19 gols e sofreu apenas dois. Riquelme Fillipi, autor de um gol da última partida, é o artilheiro do Verdão na competição, com 5 tentos.

Nas oitavas-de-final, o Palmeiras enfrentará o Osasco Audax, que eliminou o Athletico Paranaense na terceira fase da competição.

O Palmeiras está em busca do seu terceiro título da competição; o último foi conquistado em 2023, quando o Verdão venceu o América-MG na final.

Palmeiras incorpora cinco reforços da base na preparação para o Paulistão

Os jogadores Thalys, Rony e Figueiredo (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira reforça o elenco com jogadores que vinham disputando a Copinha; retorno dos atletas à disputa da base não está descartada.

O Palmeiras retomou as atividades normais nesta semana e o elenco comandado por Abel Ferreira ganhou cinco reforços vindos da base. 

Os jovens Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi, que se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, participaram do treinamento com os profissionais na manhã desta quarta-feira (8).

Os cinco atletas foram titulares nos dois primeiros jogos na Copinha, mas a partir de agora passam a integrar o elenco profissional na preparação para o Campeonato Paulista. No entanto, não está descartado o retorno dos jogadores à disputa do torneio de base, dependendo da avaliação da comissão técnica.

Além disso, os atletas poderiam estar disputando a Copa do Mundo Sub-20, mas não foram liberados pelo clube. Os jogadores devem seguir na preparação para o Paulistão com o elenco profissional. O Palmeiras estreia na competição no dia 15, contra a Portuguesa, no Allianz Parque.