As Crias da Academia de 2025: quem se destacou no Palmeiras?

Cinco Crias da Academia foram promovidas ao time principal nesta temporada, com trajetórias distintas no elenco profissional.

A base do Palmeiras tem revelado diversos talentos nos últimos anos e, em 2025, não foi diferente. Cinco “Crias da Academia” foram promovidas ao time principal nesta temporada: Luighi, Benedetti, Thalys, Allan e Figueiredo.

Figueiredo

Figueiredo foi o que menos atuou desde a promoção ao profissional. Ele participou de apenas um jogo, justamente no clássico contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista. Após essa partida, retornou ao elenco sub-20 e, infelizmente, sofreu mais uma lesão no joelho durante a disputa da Libertadores da categoria. Atualmente, está em recuperação, sem data definida para retorno.

Benedetti

Benedetti é o segundo com menos minutos em campo, somando 8 partidas: 6 no Paulistão, 1 pela Libertadores e 1 pelo Brasileirão. Com 1,97m de altura, continua alternando entre o time sub-20 e o elenco principal.

Thalys

Thalys atuou em 12 partidas e já marcou 2 gols. Estreou entre os profissionais no ano passado e, em 2025, foi titular em diversas oportunidades, inclusive substituindo Flaco López. Joga como centroavante, mas também tem condições de se posicionar mais atrás, como um armador.

Luighi

Luighi é o segundo com mais participações entre os promovidos. O atacante já vinha sendo relacionado para jogos desde 2024, quando fez 3 partidas e marcou 1 gol, contra o Flamengo, no Maracanã. Em 2025, soma 13 jogos e mais 1 gol, totalizando 16 partidas e 2 gols. Ele também segue disputando jogos pelo sub-20.

Allan tem números mais robustos entre as Crias da Academia nesta temporada. O meio-campista já entrou em campo 20 vezes e marcou 2 gols, sendo um deles decisivo para a classificação do Palmeiras no Campeonato Paulista. Desde que foi promovido ao profissional, não voltou mais às categorias de base.

Para você, quem é a melhor Cria da Academia até o momento?

AD: brg365

Figueiredo passa por nova cirurgia no LCA; veja o tempo de recuperação

Figueiredo, Riquelme Filippi e Larson comemoram mais um gol do time Sub-20 do Palmeiras
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Figueiredo sofre terceira lesão de ligamento cruzado anterior na carreira e vai passar por mais um longo período de recuperação.

Na última sexta-feira (28), o meia Figueiredo, que atua tanto na base quanto no time profissional do Palmeiras, passou por uma cirurgia no joelho devido a uma lesão sofrida durante a disputa da Libertadores Sub-20. O jogador, que veste a camisa 10 na base, sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho direito, o que pode afastá-lo dos gramados por um longo período nesta temporada.

Ele estava afastado desde a semana passada, após sofrer uma entorse no joelho direito em treinamento, e aguardava os resultados dos exames realizados em São Paulo. Os resultados confirmaram que a lesão tem um grau que exige intervenção cirúrgica. Na próxima semana, o meia começará seu processo de recuperação no Palmeiras.

LCA: Figueiredo já passou por duas cirurgias

Essa é a terceira lesão no joelho enfrentada por Figueiredo, sendo duas no joelho direito e uma no esquerdo. Inicialmente, em setembro de 2022, ele sofreu a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, passando nove meses em tratamento. Quase um ano depois, em outubro de 2023, teve a mesma lesão, mas no joelho esquerdo, durante um Dérbi no Campeonato Brasileiro Sub-17.

O Palmeiras geralmente não divulga estimativas sobre o tempo de recuperação de seus jogadores, mas, de acordo com o histórico de lesões semelhantes, o período de recuperação é de nove meses. Em casos excepcionais, em que a recuperação é muito boa, esse tempo pode ser encurtado para até seis meses.

Figueiredo é um dos mais talentosos produtos recentes da base do Palmeiras. Em 2022, assinou seu primeiro contrato profissional com o clube e a cláusula de rescisão está estipulada em € 60 milhões (aproximadamente R$ 374 milhões).

Conheça mais sobre Figueiredo, Cria da Academia que finalmente estreou pelo time principal

Os jogadores Fabinho e Figueiredo (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Figueiredo realizou sua primeira partida oficial contra o Corinthians na última quinta-feira (06), em clássico válido pelo Campeonato Paulista.

Na última quinta-feira, o meio-campista Figueiredo entrou pela primeira vez em campo pelo time principal. O camisa 38 foi o último das cinco Crias da Academia promovidas por Abel Ferreira a estrear.

“Muito feliz pela minha estreia, porém triste pelo empate amargo. Acredito que dava para termos saído com os três pontos, mas acontece, futebol é assim, por isso que ele é tão incrível.”

Vitor dos Santos Figueiredo chegou ao Palmeiras em 2015, aos 9 anos de idade, e integrou as categorias de base do futsal do Verdão até o sub-14, quando começou a se destacar também no campo.

Figueiredo conviveu com duas lesões graves em sua carreira. Em setembro de 2022, durante uma partida do Campeonato Brasileiro sub-17, contra o Internacional, o garoto rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Recuperado, retornou aos gramados em junho de 2023. Mas apenas quatro meses depois, em outubro, o atleta sofreu a mesma lesão, desta vez no joelho esquerdo, durante clássico contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro sub-17.

“Infelizmente eu tive duas lesões seguidas, mas tenho uma família que está sempre comigo. Eles foram essenciais para mim na minha recuperação. Eu tenho uma cabeça boa, os profissionais do Palmeiras da psicologia, os técnicos, me ajudaram também”, contou a jovem promessa em entrevista à ESPN.

Após voltar da segunda lesão, o atleta começou a ser observado pela comissão técnica de Abel Ferreira e chegou a ser relacionado para jogos no Brasileirão de 2024. O treinador vinha fazendo várias referências elogiosas a Figueiredo nas coletivas pós-jogo. Após alguns jogos relacionado também no Paulista deste ano, o meio-campista finalmente fez sua estreia.

O Palmeiras já pensa em seu próximo adversário, o Água Santa. As duas equipes se enfrentam no próximo domingo (09), às 18h30, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Paulista. O jogo será realizado no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Palmeiras incorpora cinco reforços da base na preparação para o Paulistão

Os jogadores Thalys, Rony e Figueiredo (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira reforça o elenco com jogadores que vinham disputando a Copinha; retorno dos atletas à disputa da base não está descartada.

O Palmeiras retomou as atividades normais nesta semana e o elenco comandado por Abel Ferreira ganhou cinco reforços vindos da base. 

Os jovens Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi, que se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, participaram do treinamento com os profissionais na manhã desta quarta-feira (8).

Os cinco atletas foram titulares nos dois primeiros jogos na Copinha, mas a partir de agora passam a integrar o elenco profissional na preparação para o Campeonato Paulista. No entanto, não está descartado o retorno dos jogadores à disputa do torneio de base, dependendo da avaliação da comissão técnica.

Além disso, os atletas poderiam estar disputando a Copa do Mundo Sub-20, mas não foram liberados pelo clube. Os jogadores devem seguir na preparação para o Paulistão com o elenco profissional. O Palmeiras estreia na competição no dia 15, contra a Portuguesa, no Allianz Parque.

Figueiredo, do Sub-20, treina entre os profissionais após lesão; volante é considerado um dos principais da geração 06

Figueiredo e Giay durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Figueiredo se recuperou da segunda lesão no joelho, vem aprimorando a parte física e está correspondendo nos treinamentos

O volante Figueiredo, de 18 anos, vem treinando com o elenco profissional do Palmeiras nos últimos dias para aprimorar a forma física. Em outubro do ano passado, o jogador sofreu a segunda lesão de ligamento cruzado da carreira no joelho direito – um ano antes, ele havia tido a mesma contusão.

Recuperado, a Cria da Academia chegou a ser relacionado para um jogo do Sub-20 em agosto (não entrou), mas ainda se encontra em fase final de transição física. A ideia do Palmeiras, de acordo com que apurou o Verdazzo, é que ele treine entre os profissionais para se acostumar novamente a um contexto de alta intensidade para regressar bem ao Sub-20.

A primeira lesão do meio-campista aconteceu pelo Brasileiro Sub-17 de 2022. Na ocasião, ele se machucou em um duelo contra o Internacional. No retorno à categoria na temporada seguinte, lesionou o mesmo joelho num clássico frente ao SCCP. Nos dois casos ele se contundiu com menos de 20 minutos do primeiro tempo.

O desempenho de Figueiredo nos treinamentos vem agradando. A expectativa do Palmeiras é que ele volte aos poucos e tenha minutos controlados.

O time Sub-20 do Palmeiras está na final do Campeonato Brasileiro da categoria pelo terceiro ano consecutivo e enfrentará o Cruzeiro. A equipe também está disputando o Campeonato Paulista Sub-20.

Figueiredo: geração de Endrick e destaque da Seleção Brasileira

Figueiredo é da geração 06, a mesma de Endrick, Luis Guilherme e Vitor Reis. O meio-campista, no clube desde 2015, é considerado uma das principais promessas do Palmeiras. O jogador tem bom senso de marcação, mas sua principal característica é o passe e construção de jogo desde trás, enxergando o campo de frente.

Na base do Palmeiras, ele já conquistou diversos títulos, desde o Sub-11 até o Sub-20. Além disso, Figueiredo era nome certo em todas as convocações para a Seleção Brasileira. Ele foi titular na conquista do torneio Sub-17 de Montaigu e estava convocado para a Copa do Mundo Sub-17 do ano passado, mas não jogou por conta da lesão.

Em novembro do ano passado, o Palmeiras estendeu o contrato do volante até setembro de 2026.