As Crias da Academia de 2025: quem se destacou no Palmeiras?

Cinco Crias da Academia foram promovidas ao time principal nesta temporada, com trajetórias distintas no elenco profissional.

A base do Palmeiras tem revelado diversos talentos nos últimos anos e, em 2025, não foi diferente. Cinco “Crias da Academia” foram promovidas ao time principal nesta temporada: Luighi, Benedetti, Thalys, Allan e Figueiredo.

Figueiredo

Figueiredo foi o que menos atuou desde a promoção ao profissional. Ele participou de apenas um jogo, justamente no clássico contra o Corinthians pelo Campeonato Paulista. Após essa partida, retornou ao elenco sub-20 e, infelizmente, sofreu mais uma lesão no joelho durante a disputa da Libertadores da categoria. Atualmente, está em recuperação, sem data definida para retorno.

Benedetti

Benedetti é o segundo com menos minutos em campo, somando 8 partidas: 6 no Paulistão, 1 pela Libertadores e 1 pelo Brasileirão. Com 1,97m de altura, continua alternando entre o time sub-20 e o elenco principal.

Thalys

Thalys atuou em 12 partidas e já marcou 2 gols. Estreou entre os profissionais no ano passado e, em 2025, foi titular em diversas oportunidades, inclusive substituindo Flaco López. Joga como centroavante, mas também tem condições de se posicionar mais atrás, como um armador.

Luighi

Luighi é o segundo com mais participações entre os promovidos. O atacante já vinha sendo relacionado para jogos desde 2024, quando fez 3 partidas e marcou 1 gol, contra o Flamengo, no Maracanã. Em 2025, soma 13 jogos e mais 1 gol, totalizando 16 partidas e 2 gols. Ele também segue disputando jogos pelo sub-20.

Allan tem números mais robustos entre as Crias da Academia nesta temporada. O meio-campista já entrou em campo 20 vezes e marcou 2 gols, sendo um deles decisivo para a classificação do Palmeiras no Campeonato Paulista. Desde que foi promovido ao profissional, não voltou mais às categorias de base.

Para você, quem é a melhor Cria da Academia até o momento?

AD: brg365

Por Luighi! Pela retirada imediata da delegação palmeirense do Paraguai

O atacante Luighi, pouco depois de ser vítima de atos racistas na disputa da Conmebol Libertadores, no Paraguai.
Reprodução

O deplorável episódio de racismo sofrido por Luighi na disputa da Libertadores Sub-20, no Paraguai, pode ser um marco na luta da sociedade contra a barbárie.

O Palmeiras tem a chance de liderar um golpe definitivo nesse tipo de comportamento, tão comum em estádios de todo o mundo, mesmo na América do Sul.

A humilhação que nossos meninos sofreram no Paraguai deve ser respondida com a retirada imediata de nossa delegação do país, abandonando a competição que lidera com 100% de aproveitamento, com 9 gols marcados e nenhum sofrido.

A atitude, além de resguardar os atletas principalmente no campo emocional, teria um efeito inédito na pressão sobre as entidades que regulam o futebol para que endureçam as punições para quem cometer atos hediondos como os que vimos ontem e tantas outras vezes.

Com revolta, ainda é necessário ponderar que uma atitude como esta pode não surtir efeito positivo algum; ao contrário, o Palmeiras pode ainda ser prejudicado e perseguido pela Conmebol nas competições seguintes. Mas se esse for o preço a ser pago para manter a dignidade e a altivez no esporte, que seja.

Se o Palmeiras tiver apoio de outros clubes do Brasil e do mundo, da imprensa esportiva e dos patrocinadores do esporte, melhor ainda; caso fique sozinho na briga, que seja. Há valores que são inegociáveis.

A Luighi, Figueiredo e toda a nossa delegação, toda a nossa solidariedade. Parabéns pela força. Vocês são enormes!

Palmeiras incorpora cinco reforços da base na preparação para o Paulistão

Os jogadores Thalys, Rony e Figueiredo (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira reforça o elenco com jogadores que vinham disputando a Copinha; retorno dos atletas à disputa da base não está descartada.

O Palmeiras retomou as atividades normais nesta semana e o elenco comandado por Abel Ferreira ganhou cinco reforços vindos da base. 

Os jovens Benedetti, Figueiredo, Allan, Thalys e Luighi, que se destacaram na Copa São Paulo de Futebol Júnior, participaram do treinamento com os profissionais na manhã desta quarta-feira (8).

Os cinco atletas foram titulares nos dois primeiros jogos na Copinha, mas a partir de agora passam a integrar o elenco profissional na preparação para o Campeonato Paulista. No entanto, não está descartado o retorno dos jogadores à disputa do torneio de base, dependendo da avaliação da comissão técnica.

Além disso, os atletas poderiam estar disputando a Copa do Mundo Sub-20, mas não foram liberados pelo clube. Os jogadores devem seguir na preparação para o Paulistão com o elenco profissional. O Palmeiras estreia na competição no dia 15, contra a Portuguesa, no Allianz Parque.

Luighi comemora primeiro gol como profissional: “Sonho realizado”

Luighi comemora seu gol pelo Palmeiras  contra o Flamengo, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2024, no Maracanã.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Luighi entrou no segundo tempo e marcou o gol de empate do Palmeiras contra o Flamengo

A base do Palmeiras deu mais um resultado concreto neste domingo: Luighi, de 18 anos, entrou no segundo tempo da partida contra o Flamengo e marcou o gol de empate do Verdão no Maracanã, o seu primeiro como profissional.

Ao final da partida, o centroavante concedeu entrevista, celebrou o momento e dedicou o gol ao seu pai, Alex.

“É um sonho realizado. Desde os dez anos batalhando na base. É muito importante o trabalho que eles fazem lá para a gente chegar aqui e já estar pronto. Queria mandar esse gol para o meu pai, porque se não fosse ele eu não estaria aqui. Ele foi um guerreiro. Feliz dia dos pais, pai. Te amo”, disse o jovem atacante.

Luighi completou seu terceiro jogo pelo time principal. O atleta começou a aparecer com mais frequência no profissional nesta temporada. No ano passado, foi o artilheiro do Sub-17 com 21 gols em 22 jogos.

Luighi vs Flamengo:

Quem é Luighi? 29ª Cria da Academia a estrear pelo Palmeiras por Abel Ferreira

Luighi em jogo do Palmeiras contra o Bahia, durante partida válida pela décima quinta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

No clube há oito anos, Luighi foi o artilheiro do Sub-17 no ano passado e acumula títulos na base

Na vitória do Palmeiras sobre o Bahia, por 2 a 0, no último domingo, Abel Ferreira promoveu a estreia de mais uma Cria da Academia na equipe profissional: o atacante Luighi. O jogador de 18 anos entrou aos 44 minutos do segundo tempo, no lugar de Flaco López.

Luighi é o 29º prata-da-casa a estrear pelo time principal do Verdão com Abel Ferreira. Em 2024, ele foi o segundo – Vitor Reis fez a primeira partida algumas semanas atrás.

Centroavante de 1.82m, Luighi faz parte da mesma geração de Endrick e Luis Guilherme. O jogador chegou ao clube em 2016, aos 10 anos. Ele passou por todas as categorias de base do clube acumulando gols e títulos. Em 2023, marcou 21 vezes em 22 partidas pela equipe Sub-17, desempenho que o fez ser chamado para a Copa do Mundo da categoria, mesmo não tendo sido lembrado durante as convocações preparatórias anteriores.

No currículo, o jogador contabiliza títulos Paulistas do Sub-11 ao Sub-20; é bicampeão Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e também conquistou o troféu da Copa do Brasil Sub-17 duas vezes (2022 e 2023). Em 2024, ele participou de 20 jogos pelo Sub-20 e marcou 11 gols.

Apesar de ser alto, Luighi se destaca pela mobilidade e velocidade. De acordo com Abel Ferreira, na última coletiva, a Cria da Academia é “mais Rony do que Flaco”.

“O Rony é um atacante que joga pra frente, empurra a defesa para trás, rompe as linhas. O Flaco já gosta de vir apoiar e o Luighi é mais Rony do que Flaco. Vocês viram no final do jogo ele rompendo a defesa, só que o Veiga errou o passe”, disse o treinador.

O atacante começou a ser relacionado pelo treinador no confronto frente ao Juventude, no dia 23 do mês passado. Dias antes, ele teve seu contrato estendido com o Verdão até maio de 2027.

“Os jogadores [da base] que estão conosco, eu os coloco quando sinto a confiança deles no treino. Como foi o caso do Vitor Reis. Não dou nada a ninguém, nem gosto quando eles vêm me agradecer. É tudo uma troca. Eles têm que treinar e faço o melhor que sei para ajudá-los. Quando eles desempenham bem em campo, é mérito deles”, acrescentou Abel Ferreira.

“O Luighi está conosco faz pouco tempo e temos três centroavantes neste momento. O Lughi, o Rony e o Flaco são os nossos centroavantes. Quando eu sinto que os moleques estão preparados, vão jogar. Aqui em cima são cobrados como profissionais. Fico contente pela forma que os mais velhos os recebem”, concluiu o comandante.

Luighi deve manter a rotina que outras Crias da Academia tiveram nos anteriores: treinar e ser relacionado para o principal, mas continuar atuando em jogos específicos pelo Sub-20.

Post de Luighi nas redes sociais: