Marcelo Lomba renova com o Palmeiras por mais uma temporada

O goleiro Marcelo Lomba, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Verdão estendeu o contrato com Marcelo Lomba até o fim de 2025; será a quarta temporada do arqueiro no clube.

Na última quinta-feira (9), o Palmeiras renovou o vínculo com o goleiro Marcelo Lomba. O jogador estendeu seu contrato até o fim da temporada atual.

O arqueiro foi contratado em janeiro de 2022 e, desde então, disputou 22 jogos pelo clube, sendo 11 sem sofrer gols. Lomba falou ao site oficial sobre as expectativas para a temporada de 2025: “Eu estou muito feliz com esse novo ano de 2025, é um ano que gera muita expectativa pelos campeonatos que temos, pelo grupo forte que está se formando. Senti do grupo, nesses primeiros dias, muita vontade de trabalhar e a camisa exige isso: vontade de querer conquistar, de brigar sempre pelo topo”, afirmou.

O atleta conquistou cinco títulos pelo Verdão, sendo dois Brasileiros e três Campeonatos Paulistas. Marcelo Lomba nunca perdeu um estadual pelo Palmeiras.

“São três anos e três títulos paulistas. No primeiro ano, eu joguei bastante, inclusive a semifinal. Procuro ajudar da maneira que for, o importante é ter a mentalidade de que quem estiver jogando vai dar o seu melhor, e quem está fora pode cooperar. Quando o grupo fica muito forte, como temos aqui, essa mentalidade tem que estar muito na nossa cabeça. Seja quem jogar 70 jogos no ano ou quem jogar menos, sempre pensar mais no coletivo do que na individualidade. Quem tem a mente forte, quem planta aqui no treinamento, com certeza vai dar a resposta que a torcida quer, as vitórias vão vir para fazer um bom trabalho e ajudar o nosso grupo”, afirmou Lomba.

“Individualmente espero sempre estar preparado para as oportunidades. O Palmeiras investe em todas as posições do campo e no gol não é diferente. Sempre busco a melhor performance. Os anos que passaram foram bons, mas a gente quer mais em 2025. Senti nesses primeiros dias uma vontade maior de fazer mais, o Abel já está passando isso. O foco é a mentalidade de querer vencer a cada jogo e isso começa aqui dentro do CT, na preparação seja física, técnica e mental”, finalizou o goleiro.

Marcelo Lomba comemora aniversário com renovação de contrato com o Palmeiras

Marcelo Lomba comemora a conquista do Brasileirão 2023 pelo Palmeiras, após jogo contra o Cruzeiro, em partida válida pela trigésima oitava rodada, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Novo vínculo de Marcelo Lomba se encerra no final de 2024

A segunda-feira foi de comemoração em dobro para Marcelo Lomba. Além de comemorar mais um ano de vida, o arqueiro também celebrou a renovação de contrato com o Palmeiras, que se encerraria no final deste mês.

O novo vínculo assinado por Lomba com o Verdão vai até dezembro de 2024. “Espero que o ano que vem seja tão bom quanto os últimos, vitorioso, com muitos títulos. Prometo muita dedicação, estou muito feliz com esse momento. Também desejo um feliz Natal e um ótimo final de ano a todos”, disse o goleiro.

Lomba chegou ao Palmeiras no fim de 2021 para substituir Jailson e ser o reserva imediato de Weverton. No Verdão, ele alcançou 12 jogos de invencibilidade. Aos 37 anos, o experiente goleiro também soma passagens pelo Flamengo, Bahia, Ponte Preta e Internacional.

Número de Marcelo Lomba pelo Palmeiras:

  • 16 jogos (11 gols sofridos);
  • 8 jogos sem ser vazado;
  • 4 títulos: Paulista (2022 e 2023) e Brasileirão (2022 e 2023);
  • 9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

*Lomba também fez parte do elenco nas conquistas da Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil, porém ficou no banco de reservas e não foi utilizado.

Palmeiras não é vazado no Allianz Parque pela 1ª vez no Brasileirão e Lomba comemora: “Me preparo para esses momentos”

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Goleiro do Palmeiras não jogava desde junho, no duelo contra o Bahia

A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última segunda-feira, foi a primeira que a equipe não sofreu gols no Allianz Parque nesta edição do Campeonato Brasileiro. Apesar da campanha bastante positiva na competição como mandante (74% de aproveitamento), o Verdão havia sido vazado oito vezes nos oito jogos passados.

A conquista da ‘baliza zero’ veio com Marcelo Lomba no gol. O experiente goleiro substituiu Weverton, poupado, e comemorou a oportunidade.

“Foi um jogo em que o Cruzeiro colocou muita dificuldade, mas valeu a pena a nossa luta até o final. Pessoal do banco entrou muito bem. Feliz pelo López que marcou um gol e também por voltar a jogar, ajudar a equipe”, disse.

“Eu me preparo para esses momentos. Eu, Weverton e Kaique treinamos muito forte para que possamos ajudar o Palmeiras, que tem um sistema que bloqueia muito as bolas, mas às vezes o goleiro aparece”, complementou.

Lomba realizou apenas seu quarto jogo na temporada. Sua última aparição havia sido contra o Bahia, no dia 21 de junho. Ele também jogou contra o Ituano, em janeiro pelo Paulistão, e diante do Bolívar, na estreia do Palmeiras na Libertadores.

Renovação com o Palmeiras

Com contrato válido até o final do ano com o Verdão, Lomba também comentou sobre seu futuro. O goleiro tem o desejo de renovar, mas mantém a tranquilidade para resolver a questão.

“Acho que vai ser parecido com o que aconteceu no ano passado [o processo de renovação]. A gente fez as coisas com calma. Tenho uma excelente relação com todos, com o Anderson Barros. Estou feliz aqui, minha família está feliz”, disse o goleiro.

Após estreia com revés, Artur cita as dificuldades da altitude e Lomba sai em defesa do elenco

Artur em disputa pelo Palmeiras contra o Bolívar, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Hernando Siles.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em entrevistas pós-jogo, Artur falou da “falta de ar”, enquanto Lomba elogiou o plantel palmeirense

Jogando com um time alternativo e recheado de garotos do Sub-20, o Palmeiras perdeu para o Bolívar, fora de casa, por 3 a 1 na estreia da Libertadores. O Verdão saiu na frente do placar com um golaço de Flaco López, mas logo em seguida sofreu o empate e a virada após a expulsão de Jailson.

Ao final da partida, o goleiro Marcelo Lomba e o atacante Artur, que reestrou com a camisa do Palmeiras, concederam entrevista e falaram sobre a partida. O camisa 14 comentou as dificuldades de atuar na altitude de La Paz e também o sentimento de voltar a jogar pelo Verdão. Já o arqueiro defendeu o elenco palmeirense e também falou da arbitragem.

Confira o que disse Artur e Marcelo Lomba

Artur

“Sentimento muito bom de reestrear, não foi das melhores por causa da derrota, mas estou muito feliz por estar no Palmeiras. Estou realizado e espero dar a resposta para a torcida palmeirense. A principal dificuldade foi a falta de ar mesmo, a gente procura e não acha, mas é isso. O Palmeiras é na dificuldade, agora é reerguer e fazer um bom jogo domingo e no restante da temporada”.

“Triste pela estreia com derrota, a gente sabe que é muito difícil jogar aqui. Um adversário muito difícil, ainda mais na altitude, mas agora é seguir e torcer para a gente ser campeão no domingo. O nosso trabalho tem sido muito bom, tenho muita confiança que a nossa temporada também será”.

Lomba

“Temos um elenco muito forte, viemos aqui e trabalhamos muito. Uma parte do grupo ficou no Brasil se preparando para a final, mas os que vieram aqui treinaram muito. Tivemos muitos meninos em campo, que são talentosos e ganharam experiência internacional. Lutamos com as armas que tínhamos, nos faltou algumas coisas, mas o grupo continua forte e unido”.

“A gente veio para vencer o jogo. Eles tiveram méritos, foram contundentes, criaram oportunidades. Mas a arbitragem foi muito rigorosa e desequilibrou a gente em momentos chaves da partida. Agora é levantar a cabeça, conversar porque temos jogos importantes pela frente”.

Com Marcelo Lomba de volta, Palmeiras realiza penúltimo treino antes de enfrentar o São Bernardo

Rony e Marcelo Lomba durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Marcelo Lomba fraturou o dedo anelar no início de fevereiro e desde então não vem sendo relacionado

O penúltimo treino do Palmeiras antes de enfrentar o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista, aconteceu na manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol. A novidade foi o retorno de Marcelo Lomba, que se recuperou totalmente de uma fratura no dedo anelar da mão esquerda.

No campo, a comissão técnica comandou primeiramente uma atividade técnica e tática, com ênfase no posicionamento, movimentação e transição. Em seguida, os jogadores ofensivos trabalharam criações de jogadas e finalizações partindo da entrada da área e das zonas laterais; enquanto os defensivos aperfeiçoaram saídas de bola, inversões e conclusões.

O atacante Kevin e o meia Luis Guilherme, destaques da equipe Sub-20, participaram do treinamento. O meio-campista vem realizando as atividades com os profissionais desde a semana passada.

Com Lomba recuperado, o único desfalque certo do Palmeiras é o colombiano Atuesta, que passou por uma cirurgia no joelho e não deve voltar a jogar nessa temporada. O Palmeiras finaliza a preparação para o duelo das quartas-de-final nesta sexta, às 10h.

Marcelo Lomba comenta retorno

Marcelo Lomba durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Ao final do treinamento, o goleiro Marcelo Lomba falou sobre o processo de recuperação, o retorno e também comentou a preparação da equipe para o duelo decisivo.

“Foi um mês e uma semana de fora, e ficar de fora nunca é legal. A única parte positiva é que pude participar ativamente, fazer trabalhos físicos na academia e no campo, jogar com os pés. O Rogerião e o Thales (preparadores) me incluíram bastante no trabalho dos goleiros. Agora estou bem fisicamente e tecnicamente. Trabalhei bem nesta semana e chegou a hora. Muito motivado por esse momento”, disse.

“[O São Bernardo] é um adversário perigoso, que fez uma excelente campanha. Tivemos uma semana diferente, demos atenção aos pequenos detalhes, na parte tática, bola parada, domínio, execução. Sabemos que é um jogo que não permite erros. Temos de ser perfeccionistas, estar atentos, e isso parte do mental. Que bom que temos um grupo experiente, uma mescla de jogadores campeões, que vivenciaram várias semanas decisivas, com essa molecada que tem muito talento”, concluiu.