Mayke vira baixa no Palmeiras e se junta a outros 5 lesionados

O jogador Mayke, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke saiu lesionado contra o Sporting Cristal e deve perder, no mínimo, quatro jogos. Por outro lado, Abel ferreira recebe dois reforços do DM.

Na última quinta-feira (03), Palmeiras e Sporting Cristal se enfrentaram pela primeira rodada da Conmebol Libertadores. Aos 20 minutos do segundo tempo, o lateral-direito Mayke entrou no lugar de Bruno Fuchs mas, poucos minutos depois, precisou ser substituído por Giay, após sentir dores.

Ontem, Mayke foi submetido a exames que detectaram lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Como de costume, o Palmeiras não divulga prazos para o retorno de seus atletas, mas esse tipo de contusão costuma exigir de 2 a 6 semanas de recuperação. Em casos mais graves, o tempo pode se estender por até 12 semanas.

Com isso, o lateral deve desfalcar a equipe por, no mínimo, quatro partidas: contra o Sport, neste domingo; diante do Cerro Porteño, na próxima quarta-feira (09), pela Libertadores; no clássico contra o Corinthians, no sábado (12); e contra o Internacional, na quarta-feira (16).

Sem Mayke, Abel fica com apenas um lateral direito de ofício

A lesão de Mayke se soma à de Marcos Rocha, deixando o Palmeiras com apenas um lateral-direito de ofício disponível no elenco: Giay. Raphael Veiga e Aníbal Moreno, por outro lado, treinaram sem problemas e estão liberados. O Palmeiras tem, neste momento, seis jogadores entregues ao DM: além dos dois laterais direitos, Figueiredo, Mauricio, Bruno Rodrigues e Paulinho, em diferentes estágios, seguem em recuperação.

Após a partida em Lima, Abel Ferreira deve seguir com o esquema com três zagueiros, mantendo Bruno Fuchs como principal responsável pela marcação do lado direito. O time enfrenta o Sport na tarde de domingo, no Recife, em jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão.

Mayke completa 300 jogos pelo Palmeiras: relembre sua trajetória

O jogador Mayke, da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Red Bull Brasil, durante partida válida pela terceira rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, na Arena Allianz Parque.
Fotos: Cesar Greco

O lateral-direito Mayke alcançou contra o Novorizontino a marca de 300 jogos pelo Palmeiras, tornando-se o 39º jogador que mais defendeu o Alviverde na História.

Quando a bola rolou ontem em Barueri, Mayke chegou à expressiva marca de 300 jogos com a camisa do Palmeiras, fato que apenas outros 38 jogadores conseguiram em toda a História.

O lateral de 32 anos iniciou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, onde se profissionalizou em 2013. Em 2017, juntou-se ao elenco do Palmeiras. Sua estreia pelo Verdão ocorreu no dia 27 de maio, na derrota por 2 a 0 contra o São Paulo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Ao lado de Ademir da Guia, Dudu , Gustavo Gómez, Junqueira, Marcos Rocha e Weverton, Mayke é o atleta com mais taças conquistadas pelo Verdão. Foram três Brasileiros (2018, 2022 e 2023), quatro Paulistas (2020, 2022, 2023 e 2024), duas Libertadores (2020 e 2021), uma Copa do Brasil (2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa do Brasil (2023).

Além dos títulos conquistados pelo Verdão, Mayke também venceu dois Campeonatos Brasileiros pelo Cruzeiro, o que o tornou o jogador com mais títulos do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos.

Antes da partida, Mayke falou sobre sua carreira no Verdão. “Para mim, é uma felicidade enorme ter a possibilidade de atingir a marca de 300 jogos com a camisa do Palmeiras, um clube gigante, que deu tantas alegrias e conquistas para mim e para a minha família. Ter o privilégio de estar aqui há quase 8 anos, vencendo títulos e crescendo como jogador e como pessoa, é motivo de muito orgulho. Cada um desses 299 jogos foi bem especial e esse número mostra que o trabalho está sendo bem feito e reconhecido. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus companheiros, às comissões técnicas, funcionários, diretoria e torcedores. Espero seguir escrevendo esta história com mais vitórias e conquistas”, ressaltou.

Retorna como titular? Mayke celebra recuperação e se impressiona com treino do Palmeiras

Mayke durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke se recuperou de lesão na panturrilha

Abel Ferreira ganhou um reforço importante para a reta final do Campeonato Brasileiro. Mayke se recuperou da terceira lesão que sofreu na temporada, desta vez na panturrilha, e está à disposição do treinador.

Antes, o lateral já tinha perdido quase um mês entre fevereiro e março por causa de uma lesão na coxa e outros 15 dias entre julho e agosto por problemas musculares. A última vez que Mayke entrou em campo foi no dia 24 de agosto, na goleada por 5 a 0 contra o Cuiabá.

De volta, o lateral comemora a recuperação e agradece aos profissionais do Palmeiras.

“Primeiramente, agradeço a Deus por ter voltado e voltado bem. Agradeço a todos da fisioterapia, a todos os médicos por terem paciência, porque quando eu machuquei novamente fiquei muito chateado, um pouco rabugento lá dentro. Eles tiveram que me aguentar (risos)”, disse.

“Mas o mais importante é que eu voltei bem. Fiquei muito chateado de não poder estar dentro de campo, fazer o que eu mais amo e ajudar meus companheiros, mas estamos sujeitos a isso. Aconteceu e, graças a Deus, estou de volta a fazer o que eu mais amo, que é estar em campo. Faltam mais nove jogos e estou à disposição do treinador para poder ajudar meus companheiros”, completou.

Na temporada, Mayke soma 35 partidas e um gol. Seu principal concorrente pela titularidade, Marcos Rocha, contabiliza 44 jogos em 2024. No geral, o camisa 12 está próximo de completar 300 jogos pelo Palmeiras – atualmente soma 293.

“Eu vinha dar umas olhadas nos treinos e falei: ‘rapaz, será que eu vou voltar com essa intensidade?’. A gente fica meio preocupado, mas, com a ajuda dos profissionais do Palmeiras, pude voltar a ter esse preparo físico. É muito importante para o jogador estar bem fisicamente. Os treinamentos estão muito fortes, cada vez mais intensos, mais disputados, então isso é muito bom para nós, para o treinador e para o clube”, declarou.

“O jogo contra o Juventude vai ser um grande jogo, estamos brigando lá em cima pelo nosso último objetivo, que é ser campeão. Temos de ir lá fazer um grande jogo. Sabemos que vai ser um jogo muito difícil, é um time muito bem treinado, mas vamos lá para, se Deus quiser, buscar os três pontos”, concluiu.

Confira os números gerais de Mayke na temporada:

  • 35 jogos;
  • 1 gol;
  • 4 assistências;
  • 33 passes decisivos;
  • 8 finalizações certas;
  • 907 passes certos;
  • 9 lançamentos certos;
  • 26 cruzamentos certos;
  • 25 desarmes;
  • 17 interceptações.

Palmeiras inicia preparação para enfrentar o Juventude; Abel pode ser desfalque

Michel, Raphael Veiga e Mauricio durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fora do último jogo do Palmeiras, Mayke segue treinando normalmente e pode ser novidade em Caxias do Sul

Três dias depois do empate em 0 a 0 com o Red Bull Bragantino, fora de casa, o Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol e iniciou os preparativos para o duelo contra o Juventude, válido pela 30ª rodada do Brasileirão, que acontece no próximo dia 20, em Caxias do Sul.

Com quase todo o elenco à disposição (apenas Piquerez e Bruno Rodrigues estão lesionados), Abel Ferreira e sua comissão técnica comandaram dois trabalhos técnicos: um de posse de bola e marcação; outro um coletivo em campo reduzido com dois tempos de 10 minutos.

Sem jogo agendado por conta da data Fifa, o Palmeiras terá seguidos dias de treino para aprimorar conceitos de jogo e recuperar totalmente os jogadores. Um exemplo é Mayke, que apesar de recuperado da lesão na panturrilha, não foi à Bragança Paulista e deve aproveitar para retomar 100% do físico durante a pausa do calendário.

Reservas contra o Bragantino, Estêvão e Marcos Rocha também usufruirão do período sem jogos para aprimorar a parte física. Expulso na última partida, Gabriel Menino será desfalque contra o Juventude.

Abel Ferreira pode desfalcar o Palmeiras

O técnico Abel Ferreira também corre o risco de não viajar para Caxias do Sul. Isto porque, nesta sexta-feira (11), o STJD irá julgar o efeito suspensivo que fez o treinador ficar à disposição nas últimas duas partidas (contra Atlético-MG e Red Bull Bragantino).

No dia 26 de setembro, Abel foi suspenso por duas partidas por conta da expulsão contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. O Verdão recorreu da decisão no mesmo dia e teve o pedido aceito. Agora, o recurso será julgado. Caso seja punido outra vez, o comandante desfalcará o Verdão.

Mayke volta a sentir a panturrilha e chora no banco de reservas

Mayke em disputa pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima quarta rodada do Brasileirão 2024, no Estádio Brinco de Ouro.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mayke havia voltado a jogar após se recuperar de problema no mesmo local; ele será avaliado nos próximos dias

Ainda no primeiro tempo da partida do Palmeiras contra o Cuiabá, o lateral-direito Mayke sentiu dores na panturrilha direita, após dar um passe ao companheiro, e precisou ser substituído por Marcos Rocha.

O camisa 12, irritado com a lesão, socou o gramado do Brinco de Ouro, e chorou no banco de reservas após ter sido substituído. A dor foi no mesmo local que o tirou de jogos importantes nas últimas semanas.

Mayke deverá ser avaliado pelo Palmeiras nos próximos dias. Esta é a terceira vez, em pouco mais de um mês, que o jogador precisará ficar afastado dos gramados. No final do mês passado, ele teve um edema na coxa direita; depois, voltou contra o Flamengo nos jogos da Copa do Brasil e sentiu a panturrilha direita. O duelo deste sábado, contra o Cuiabá, era o retorno do lateral aos gramados.

Além desses três problemas em um curto espaço de tempo, Mayke também ficou quase um mês fora, por conta de dores musculares, no começo da temporada. Em 2024, o jogador de 31 anos soma 34 partidas.

Além de Mayke: mais problemas para a comissão técnica

Além de Mayke, a comissão técnica do Palmeiras também perdeu Gabriel Menino e Vitor Reis com lesões musculares. Os dois foram desfalques frente ao Cuiabá e são dúvidas para o duelo da semana que vem, contra o Athletico-PR.

O Palmeiras vem sofrendo com seguidas lesões dos jogadores no mês de agosto. Além dos três citados, Piquerez também se machucou e não volta mais para a atual temporada; Murilo também sofreu com seguidas contusões e voltou a jogar neste sábado. Zé Rafael é outro atleta que também ficou um período afastado dos gramados.