
Quando entrar em campo para enfrentar o Porto no próximo domingo, o Palmeiras será o único clube do planeta a participar de quatro modelos de torneios globais entre clubes.
No próximo domingo (15), às 19h (de Brasília), o Palmeiras enfrenta o Porto (POR) na estreia da nova edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Mais do que um confronto de alto nível, a partida marca um feito histórico: o Verdão se tornará o único clube do mundo a disputar os quatro modelos diferentes de Mundial de Clubes já organizados.
A trajetória histórica começou em 1951, quando o clube conquistou o Torneio Internacional de Clubes Campeões, a Copa Rio, vencendo a Juventus da Itália no Maracanã.
Em 1999, o Palmeiras disputou a Copa Intercontinental, sendo superado pelo Manchester United, em partida realizada no Japão. Anos depois, o Alviverde participou duas vezes do Mundial de Clubes da FIFA: em 2020, no Catar, e em 2022, nos Emirados Árabes Unidos.
Agora, em 2025, estreia na nova versão expandida da Copa do Mundo de Clubes, organizada pela FIFA, completando assim a participação em todos os formatos já existentes da competição internacional.
Gigantes como Real Madrid e Bayern de Munique, que já disputaram edições recentes do torneio, chegam ao seu terceiro modelo de torneio. Todos, um degrau abaixo do Palmeiras, que protagoniza o futebol no planeta há muitas décadas, de forma consistente.
Próximos jogos do Palmeiras no Mundial de Clubes da FIFA
- Palmeiras x Porto (POR) – 15/06 (domingo), às 19h
- Palmeiras x Al Ahly (EGI) – 19/06 (quinta-feira), às 13h
- Inter Miami (EUA) x Palmeiras – 23/06 (segunda-feira), às 22h