Sem Murilo, Abel tem uma decisão a tomar na Copa do Mundo de Clubes

O coordenador de fisioterapia Lucas Freitas, o jogador Murilo e o médico Pedro Pontin (E/D), da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do Inter Miami CF, durante partida válida pela fase de grupos, da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, no Hard Rock Stadium.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Murilo se lesionou contra o Inter Miami e não deve mais jogar na Copa do Mundo de Clubes.

Palmeiras e Inter Miami se enfrentaram na última segunda-feira, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes. Aos 17 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Murilo precisou ser substituído após sentir a coxa durante a jogada que originou o gol da equipe norte-americana.

Após a partida, o camisa 26 passou por exames que diagnosticaram uma lesão muscular na coxa esquerda. Como de costume, o clube não divulga o grau da lesão nem o tempo estimado de recuperação, apenas informou que o jogador já iniciou tratamento no Núcleo de Saúde e Performance.

Sem Murilo, Abel tem dois caminhos

Sem seu quarto-zagueiro titular, Abel vai ter que escolher entre Bruno Fuchs, Micael e Naves, num processo direto. Outras opções passam por usar Piquerez na função e posicionar outro atleta fazendo a largura do campo pelo lado esquerdo.

Murilo está fora do confronto válido pelas oitavas de final e sua recuperação só deve acontecer após o final da competição. A previsão de retorno varia conforme a gravidade da lesão: em casos leves, o tempo de recuperação gira em torno de duas semanas; se for moderada, pode levar de três a seis semanas; em lesões mais graves, o período de recuperação pode se estender por meses.

O próximo compromisso do Verdão na Copa do Mundo de Clubes será contra o Botafogo, neste sábado, às 13h (horário de Brasília), na Filadélfia.

Murilo tem lesão confirmada e é mais um a desfalcar o Palmeiras

O jogador Murilo, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Murilo seria titular no clássico contra o Corinthians, mas teve que dar lugar a Micael minutos antes da bola rolar.

No último sábado, Palmeiras e Corinthians se enfrentaram em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Murilo, inicialmente escalado como titular, foi substituído por Micael antes do início do jogo. O camisa 26 sentiu um incômodo durante o aquecimento e acabou vetado para a partida.

Após a reapresentação do elenco nesta segunda-feira, na Academia de Futebol, exames confirmaram uma lesão no músculo posterior da coxa direita. O tempo de recuperação depende do grau da lesão: em casos leves, o atleta pode retornar em até duas semanas; em lesões moderadas, de quatro a seis semanas; já em casos mais graves, o tempo estimado pode chegar a até três meses fora dos gramados.

Murilo se junta a Mayke, Figueiredo, Lucas Evangelista, Raphael Veiga e Bruno Rodrigues, que estão em tratamento no DM.

O técnico Abel Ferreira ainda pode dispor dos zagueiros Gustavo Gómez, Micael, Bruno Fuchs, Naves e Benedetti, além dos laterais Marcos Rocha, Giay, Piquerez e Vanderlan, como opções para compor o setor defensivo.

Murilo se aproxima de marca importante pelo Palmeiras

Murilo durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular, Murilo está no clube desde 2022

O zagueiro Murilo está perto de completar uma marca importante pelo Palmeiras. Titular no último confronto da equipe, contra o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 26 chegou a 149 jogos pelo Verdão e está a uma partida de alcançar 150.

No atual elenco palmeirense, dez jogadores já alcançaram e ultrapassaram a marca. São eles: Dudu, Weverton, Marcos Rocha, Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Mayke, Rony, Gabriel Menino e Piquerez. Murilo deve atingir o número no jogo do próximo dia 20, contra o Juventude, fora de casa.

O defensor chegou ao Verdão em janeiro de 2022. Depois de um início sendo o reserva imediato de Gómez e Luan, Murilo aproveitou a lesão do ex-camisa 13, logo após o Mundial de Clubes, para se firmar e se tornar o zagueiro titular ao lado do paraguaio.

No primeiro ano pelo clube, marcou 11 gols em 57 jogos e se tornou o zagueiro com mais tentos anotados em uma única temporada na História do Palmeiras (junto de Gómez, que também foi às redes 11 vezes em 2022). Ao todo, Murilo soma 18 bolas na rede – ele é o sexto colocado no ranking dos maiores zagueiros-artilheiros do clube.

Na lista de todos os defensores que já vestiram a camisa palmeirense, Murilo é o 33º colocado em partidas disputadas, logo atrás de Leonardo (que atuou entre 2001 e 2005). Já em relação a títulos conquistados, ele é o quarto, empatado com Carnera e Cléber, todos com sete.

O zagueiro de 27 anos, em janeiro deste ano, estendeu seu vínculo com o Palmeiras até dezembro de 2027. Na atual temporada, viveu momentos de alta (convocado à Seleção Brasileira) e também de baixa (lesões). Ele foi a campo 44 vezes (dois gols) em 2024.

Números de Murilo na temporada:

  • 44 jogos;
  • 2 gols;
  • 1715 passes certos;
  • 45 lançamentos certos;
  • 23 desarmes;
  • 14 interceptações.

*Dados Footstats

Reforço para Abel, Vitor Reis celebra recuperação e afirma: “Estou muito bem fisicamente e mentalmente”

Vitor Reis durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular antes da lesão, Vitor Reis vai disputar o espaço com Gustavo Gómez e Murilo

O técnico Abel Ferreira ganhou um reforço importante para o duelo do Palmeiras contra o Criciúma, neste domingo, no Allianz Parque: Vitor Reis. O zagueiro se recuperou de um edema na coxa direita e treinou normalmente desde o início da semana.

“Estou muito bem fisicamente e mentalmente. Esta semana sem jogos foi muito importante para mim porque lá dentro, com o fisiologista e com todos os outros funcionários do Núcleo de Saúde e Performance, eu pude trabalhar muito, minha força, por exemplo, fiz vários trabalhos que me ajudaram também, e eu tenho certeza de que agora, voltando a estar à disposição, voltarei 100%”, disse o defensor.

Reis, que vinha sendo titular, ficou de fora das vitórias palmeirenses sobre o Cuiabá e o Athletico-PR. De volta, ele brigará por um espaço entre os onze com Gustavo Gómez e Murilo.

“Cada dia eu aprendo uma coisa nova aqui no Profissional e isso é muito importante para mim. Eu trabalhei muito a minha mente na base para isso e está sendo muito importante para mim. E é isso, é focar aqui dentro, escutar bastante o que os outros têm para falar e tentar sempre ajudar todo mundo como eu posso”, completou.

Vitor Reis e o treino do Palmeiras

Vitor Reis durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

O treino desta sexta-feira teve como foco as triangulações e as finalizações. Além disso, o elenco realizou atividades em campo reduzido. Mayke, Gabriel Menino e Marcelo Lomba seguem de fora e não estão à disposição para a comissão técnica no jogo de domingo. Zé Rafael, suspenso, será outro desfalque.

“O time vem trabalhando muito forte, muito bem nesta semana. Está sendo uma semana cheia e intensa, o trabalho está sendo muito bom. A gente está trabalhando para domingo, pensando em cada jogo. O próximo é domingo, contra o Criciúma, e vamos em busca de conquistar os três pontos”, finalizou Vitor Reis, sobre a semana de treinos do Verdão.

A equipe voltará a campo depois de duas semanas sem jogos, por conta da data Fifa. Para o duelo contra o Criciúma, o Allianz Parque estará cheio: 30.900 ingressos foram vendidos de forma antecipada.

Zé Rafael tem expulsão registrada na súmula e desfalca Palmeiras contra o Cuiabá; gringos também estão fora

Zé Rafael em disputa pelo Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela vigésima terceira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Claus registrou a expulsão de Zé Rafael após a confusão no Choque-Rei

Vindo de vitória no clássico contra o São Paulo, por 2 a 1, o Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo sábado para enfrentar o Cuiabá, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas.

Para o confronto, Abel Ferreira não poderá contar com três jogadores importantes do elenco. Zé Rafael foi expulso após o Choque-Rei. O camisa 8 se envolveu em uma confusão com Rodrigo Nestor no túnel de acesso aos vestiários e teve registrado o cartão vermelho por Raphael Claus na súmula. 

“[…] Constatei uma conduta violenta do jogador Nº08, Sr. José Rafael Vivian da equipe do SE Palmeiras, agarrando o pescoço do Sr. Rodrigo Nestor Bertalia Nº11 da equipe do São Paulo FC. com uso de força excessiva que revidou com um soco no rosto do seu adversário citado acima”, escreveu Claus.

Os outros desfalques são Gustavo Gómez e Flaco López. Os dois levaram o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão automática. O argentino é o artilheiro do Verdão na temporada, com 18 gols.

O Palmeiras também terá uma ausência no banco de reservas: João Martins foi expulso após reclamar do árbitro e não auxiliará Abel Ferreira no confronto.

Zé Rafael e estrangeiros fora, Murilo dentro

Quem voltará de suspensão contra o Cuiabá é Murilo. O camisa 26 deve formar a dupla de zaga com Vitor Reis no confronto do próximo sábado.

O Palmeiras ocupa atualmente a terceira colocação do Brasileiro, com 41 pontos. No meio da semana, antes da partida frente ao Cuiabá, o Verdão terá o Botafogo pela LibertadoresRichard Ríos, que estava fora do jogo de ida, retorna ao time na competição continental.