Raphael Veiga ou Mauricio? Abel Ferreira vive dilema de luxo no meio-campo do Palmeiras

Veiga x Mauricio
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com elenco mais qualificado em 2025, técnico português pode precisar escolher entre a liderança e a experiência do camisa 23 e a fase goleadora de Mauricio, que está em ascensão.

O Palmeiras de 2025 apresenta mudanças significativas em relação ao time de 2024, sendo a principal delas a profundidade do elenco. No ano passado, o técnico Abel Ferreira tinha menos opções de qualidade para mudar o rumo das partidas. Após uma bem-sucedida janela de transferências, o cenário mudou e a dor de cabeça, agora, é decidir quem deve ser titular.

Um dos principais dilemas está no meio-campo. Raphael Veiga e Mauricio, embora já tenham atuado juntos em algumas ocasiões, ocupam em tese a mesma faixa do campo. Veiga é um dos jogadores mais experientes do elenco e já tem uma história consolidada no clube. Já o camisa 18, há menos de um ano no Palmeiras, rapidamente ganhou espaço e mostrou seu valor.

Mauricio e Veiga, em números

Na atual temporada, Veiga, de 29 anos, disputou 23 partidas, sendo titular em 16 delas, com 3 gols e 7 assistências, participando de uma jogada de gol a cada 146 minutos. Mauricio, 23 anos, entrou em campo 20 vezes, sendo titular em 13, marcou 7 gols e deu 3 assistências, com uma média de participação em gol a cada 117 minutos. (Dados: Análise Verdão)

Com a Copa do Mundo de Clubes se aproximando, Abel Ferreira terá que tomar uma decisão estratégica importante: quem deve ser o titular no meio-campo do Palmeiras, o experiente e confiável Veiga ou o promissor e embalado Mauricio? Ou dá para encaixar os dois no time ao mesmo tempo?

Raphael Veiga alcança 200 vitórias com a camisa do Palmeiras

O jogador Raphael Veiga, o auxiliar técnico Vitor Castanheira e o preparador físico João Martins (E/D), da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do São Paulo FC, durante partida válida pela oitava rodada, do Campeonato Brasileiro, Série A, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com vitória do Palmeiras sobre o Bolívar, Raphael Veiga atingiu mais uma marca histórica

Na última quinta-feira (15), o Palmeiras enfrentou o Bolívar em confronto válido pela Copa Libertadores e saiu vitorioso pelo placar de 2 a 0. Além da importante vitória na competição continental, a partida marcou um feito histórico para Raphael Veiga.

O camisa 23 do Verdão alcançou a expressiva marca de 200 vitórias com a camisa alviverde. Para atingir esse número, Veiga disputou 348 jogos, marcou 104 gols e se consolidou como o segundo meio-campista com mais gols na história do clube.

Raphael Veiga: o “capitão invisível”

Desde que chegou ao Palmeiras, Veiga já conquistou 11 títulos e é considerado por Abel Ferreira como um “capitão invisível” no elenco por sua liderança dentro e fora do campo.

Após o triunfo diante dos bolivianos, o Verdão volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo (18), o time enfrenta o Red Bull Bragantino, às 18h30, em mais um desafio importante da temporada.

Raphael Veiga machuca o ombro em jogo da Libertadores; veja por quanto tempo o meia pode desfalcar o Palmeiras

O médico Pedro Pontin, o jogador Raphael Veiga e o fisioterapeuta Bruno Presotto (E/D), da SE Palmeiras, em jogo contra a equipe do C Cerro Porteño, durante partida válida pela fase de grupos, da Copa Libertadores, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Veiga se lesionou no início da partida contra o Cerro Porteño e será avaliado nos próximos dias.

Palmeiras e Cerro Porteño se enfrentaram na última quarta-feira (09), pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão saiu com a vitória por 1 a 0, mas teve uma baixa importante: Raphael Veiga precisou ser substituído logo a dez minutos de partida após sofrer uma contusão no ombro esquerdo.

Aos 12 minutos de jogo, o camisa 23 se envolveu em uma disputa com dois jogadores do Cerro Porteño e lesionou a região após choque com Viera. Após ter ficado no banco na partida contra o Sport, Veiga havia retornado à titularidade, mas o incidente o tirou de campo prematuramente.

Raphael Veiga tem lesão semelhante à de Mauricio

Situação similar aconteceu com Mauricio, camisa 18, que sofreu uma luxação no ombro durante o clássico contra o São Paulo pelo Campeonato Paulista, também nos minutos iniciais do jogo. O meia ficou 55 dias afastado e só voltou a ser relacionado justamente nesta última partida da Libertadores.

O Palmeiras, como de costume, não divulga prazos oficiais de recuperação. No entanto, dependendo da gravidade da lesão, Veiga pode ficar de fora por algumas semanas ou, em caso extremo que exija cirurgia, por até seis meses, dependendo do diagnóstico após os exames.

Empresário: Raphael Veiga pode deixar o Palmeiras após o Mundial

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do São Paulo FC, durante partida válida pela semifinal, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em entrevista ao canal UOL, André Cury, empresário de Raphael Veiga, revelou que o Palmeiras prometeu liberar o jogador para o futebol europeu em julho, após o Super Mundial, mas sem garantias de que a venda será concretizada.

Na última semana, o repórter André Hernan conduziu uma entrevista com André Cury, empresário de Raphael Veiga, Estevão e Vitor Roque. A conversa, realizada para o canal UOL, trouxe à tona uma promessa do Palmeiras em relação ao futuro do camisa 23: o clube teria acordado a venda do jogador para o futebol europeu em julho deste ano, após a realização do Super Mundial.

De acordo com o empresário, negociações com clubes europeus já ocorreram anteriormente e o sonho de Veiga sempre foi jogar no velho continente. No entanto, sempre que as conversas se iniciavam, o Palmeiras não mediu esforços para manter o jogador, oferecendo renovações contratuais e valorização salarial.

“O Palmeiras trabalha muito bem nesse sentido. Sabe da importância do Rapha. Sempre faz renovação, segura, promete que na próxima janela vai deixar sair, mas não deixa. Inclusive, temos essa promessa para julho, mas não sei se vão cumprir”, afirmou Cury durante a entrevista.

Apesar de ainda não ter vivido uma experiência no futebol europeu, Veiga é feliz no Palmeiras. O clube tem um laço familiar muito forte com o meia-atacante, especialmente por conta da ligação com seu avô, e Veiga é palmeirense desde a infância. Atualmente, o jogador é um dos grandes protagonistas da equipe.

Idade de Raphael Veiga não preocupa empresário

O jornalista também questionou Cury sobre a idade de Veiga, que já tem 29 anos. O empresário ressaltou que importância da idade dos jogadores no mercado atual está diferente. “Ele gosta muito do Palmeiras. A família é palmeirense, tem a história do avô. Ele tem o interesse de jogar uma Copa do Mundo, e o Palmeiras é um clube protagonista. Não está tarde, hoje a idade do jogador mudou. Lewandowski foi comprado pelo Barcelona com 34 anos por 60 milhões de euros”, explicou Cury.

Importantes clubes europeus já demonstraram interesse no futebol do camisa 23, incluindo Barcelona, Milan e Inter de Milão. “O Barcelona já teve interesse, o problema é o encaixe financeiro. Se fosse um jogador livre no mercado, todos os clubes da Europa o procurariam. O problema é o investimento. Clubes da Europa gostam muito dele, como o Milan e a Inter de Milão. Eles o têm no scout”, disse o empresário.

O meia renovou seu contrato com o Palmeiras em 2022 e o compromisso vai até dezembro de 2026. A multa rescisória para equipes do exterior é de € 60 milhões (cerca de R$ 371,2 milhões). Por questões burocráticas, o registro do contrato é válido até os primeiros dias de 2027.

Raphael Veiga é uma das grandes esperanças da torcida palmeirense para as disputas deste ano, incluindo o Mundial de Clubes da Fifa e mesmo para a final do Campeonato Paulista. Palmeiras e Corinthians se enfrentam na próxima quinta-feira (27), às 21h35, no Itaquerão.

Raphael Veiga chega a 7 gols sobre o São Paulo, sua maior vítima; relembre os gols e veja a lista completa

O jogador Raphael Veiga, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do São Paulo FC, durante partida válida pela semifinal, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após gol em clássico, Raphael Veiga chega ao sétimo gol contra o São Paulo; confira todos os gols do camisa 23 em Choques-Rei.

Palmeiras e São Paulo se enfrentaram na última segunda-feira (10) pela semifinal do Campeonato Paulista. O Verdão venceu por 1 a 0, garantindo a classificação para a final da competição.

O autor do gol da vitória foi Raphael Veiga, que, com esse gol, chegou ao seu sétimo contra o inimigo, sua maior vítima, ao lado do Grêmio.

Com esse feito, o camisa 23 se consolida como um dos principais protagonistas do Palmeiras em clássicos, com o São Paulo se tornando sua maior vítima ao lado do Grêmio.

Veja abaixo todos os times que Raphael Veiga já castigou:

7 – São Paulo e Grêmio
6 – Flamengo e Santos
5 – Corinthians e Independiente Petrolero-BOL
4 – Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Ceará e Fortaleza
3 – Athletico-PR, Atlético-GO, Juventude, Inter de Limeira e Mirassol
2 – Fluminense, Chapecoense, Goiás e Liverpool-URU
1 – Internacional, Vasco, Ponte Preta, Santo André, Ituano, Linense, Novorizontino, Ferroviária, Botafogo-SP, Criciúma, CSA, Cuiabá, Juazeirense, Al-Ahly-EGY, Barcelona-ECU, Bolívar-BOL, Chelsea-ENG, Defensa Y Justicia-ARG, Godoy Cruz-ARG, Independiente Del Valle-ECU, Deportivo Pereira-COL, Deportivo Táchira-VEN, Tigre-ARG, Universidad Católica-CHI e Universitário-PER.

Confira todos os gols de Raphael Veiga contra o São Paulo:

17/08/2021 – Palmeiras 3 x 0 São Paulo – Libertadores 2021

30/03/2022 – São Paulo 3 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista 2022

03/04/2022 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo – Campeonato Paulista 2022

14/07/2022 – Palmeiras 2 x 1 São Paulo – Copa do Brasil 2022

03/03/2024 – São Paulo 1 x 1 Palmeiras – Campeonato Paulista 2024

10/03/2025 – Palmeiras 1 x 0 São Paulo – Campeonato Paulista 2025