Cruzeiro X Palmeiras

01/06/2025 - 19:30 Campeonato Brasileiro Mineirão

Cruzeiro 2x1 Palmeiras

O Palmeiras se despediu do Brasil para embarcar para os Estados Unidos, onde disputará a Copa do Mundo de Clubes, perdendo do Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão. O placar é resultado de um início forte do time da casa, que aproveitou uma bobeira da defesa a 1 minuto de jogo e contou com muita sorte aos 4, em dois lances de bolas paradas, para abrir 2 a 0 muito cedo.

A partir dos 15 miutos, quando o Palmeiras se recuperou moralmente dos golpes, o Cruzeiro passou a jogar de forma reativa, tentando controlar o placar, e conseguiu. O Palmeiras dominou as ações; teve mais posse de bola e praticamente não foi mais atacado, teve uma infinidade de escanteios a favor, finalizou muito mais que o time da casa, mas sem nenhuma eficiência.

No primeiro tempo, sofrendo demais com a falta de mobilidade de Raphael veiga e de MAuricio, e com Estêvão abusando da individualidade, o Palmeiras só foi ameaçar o gol de Cássio já perto do intervalo, em chutes de Piquerez e Giay – no tiro do uruguaio, Cássio precisou se esticar para tirar a bola da forquilha. Mas foi pouco.

No segundo tempo, com as entradas de Paulinho e Vitor Roque, o time melhorou a presença ofensiva, mas esbarrava nos erros constantes do camisa 9, que além de estar numa noite sem nenhuma inspiração, tomava as decisões menos inteligentes possíveis.

Ainda assim, Cássio começou a trabalhar. Na segunda mexida, Abel tirou Ríos, amarelado, para a entrada de Lucas Evangelista, um pouco mais adiantado – mas a troca de Emi Martínez por Aníbal Moreno não deu para entender. Abel queimou uma mexida tirando um dos melhores do Palmeiras e desperdiçou a chance de colocar o time mais em cima do Cruzeiro ao colocar Moreno.

Mesmo assim, o Palmeiras foi naturalmente se abrindo mais, em busca do gol, e passou a dar a chance para o Cruzeiro encaixar contra-ataques. Aos 29, o primeiro chute a gol do Cruzeiro em mais de 60 minutos, com Matheus Pereira finalizando para fora, da entrada da área. Pouco depois, Lucas Silva também conseguiu um arremate que assustou Weverton.

Mas o Palmeiras seguia pressionando e chegou ao gol aos 41: Lucas Evangelista enfiou para Allan, que passou por trás de Kaiki e finalizou cruzado – a bola beliscou a casquinha da trave, por dentro, e beijou a bochecha da rede.

Infelizmente o gol veio tarde demais e o Cruzeiro furou a bola até o apito do juiz, o péssimo Rodrigo José Pereira de Lima, que foi caseiro, permissivo, confuso, desnecessariamente detalhista e que cometeu erros bizarros, do tipo dar bola ao chão após ter feito obstrução num jogador do Cruzeiro.

O Cruzeiro aproveitou o momento inicial para estabelecer uma pressão, contou com nossos erros e com a sorte para abrir o placar, e soube jogar o jogo. O Palmeiras entrou disperso e pagou por seus erros, mesmo mantendo o plano de jogo, sem se desesperar, e encarando o adversário. Não fomos amassados e nem ficamos encolhidos sofrendo lá atrás.

Sofremos foi com a falta de mobilidade e de inspiração de nossos jogadores, que não tiveram pegada suficiente para empatar o jogo – algo perfeitamente alcançável se o time tivesse feito por merecer.

Não sabemos o quanto o fator “Copa do Mundo de Clubes” influenciou na cabeça dos jogadores e nas tomadas de decisões do treinador. O fato é que não foi um jogo normal do Palmeiras e o resultado refletiu essas anormalidades.

Certamente essa partida será esquecida, no máximo, até a terça-feira. Agora a chavinha do Brasileiro fica na gaveta e atolamos o dedo no botão dos Estados Unidos. O Verdão vai representar o Brasil na Copa do Mundo. Temos tudo para fazer um belo papel, e sonhar ainda não paga imposto. Só se decepciona quem não administra bem seus sonhos. Vamos com tudo para voltarmos de cabeça erguida. mesmo se o resultado não for o melhor possível. Como hoje: perdemos, mas lutamos, com coragem. NOS VEMOS NOS EUA! VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações

Cruzeiro

Cássio
William
Fabrício Bruno
Jonathan Jesus
Kaiki
Lucas Romero
Lucas Silva
Christian
Matheus Pereira
Marquinhos
Wanderson
Eduardo
Kaio Jorge
Gabriel
Leonardo Jardim

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Nada a fazer nos gols; pouco trabalho no resto do jogo.
6
Giay
Errou na marcação de Kaio Jorge no primeiro gol, perdeu quase todos os duelos contra Wanderson.
4.5
Bruno Fuchs
Estabanado e indeciso.
5.5
Micael
Lento e precipitado.
5
Piquerez
Correto taticamente, mas horroroso nos cruzamentos.
5
Emi Martínez
Salvou-se no meio-campo. Fez bem sua parte.
6.5
Aníbal Moreno
Piorou a saída de bola.
6
Richard Ríos
Precisa de uma vez por todas parar de tomar cartões desnecessários.
5.5
Lucas Evangelista
Não fazia lá um grande jogo mas acertou um passe magistral para o gol de Allan.
6.5
Estêvão
Pensou mais em si do que no time. E não resolveu nada.
5.5
Raphael Veiga
Pouca mobilidade e muitos erros.
5
Paulinho
Ficou escondido mais da metade do tempo em campo. Apareceu nos últimos 20 minutos.
6
Mauricio
Outro de quem precisávamos de mais mobilidade, o que não aconteceu.
5
Allan
Contrariou as expectativas jogando mais uma vez aberto na direita, e fez o golaço no facão.
7.5
Flaco López
Erro grosseiro de marcação no primeiro pau no lance do primeiro gol. Na frente, ficou muito parado.
4.5
Vitor Roque
Errou todas as jogadas. Muitas por decisões pouco inteligentes. Jogo tétrico.
4

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

1'
Cruzeiro

Gol do Cruzeiro. William cobrou escanteio pela direita, Kaiki desviou no primeiro pau e a bola sobrou limpa para Kaio Jorge escorar de cabeça

3'
Cruzeiro

Gol do Cruzeiro. Após falta batida na área, Christian finalizou, a bola bateu em Jonathan Jesus e caiu nos pés de Kaio Jorge, que deu um toque sutil para dentro do gol

9'
Cruzeiro

Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área e William chutou por cima do gol.

14'
Cruzeiro

Wanderson deixou Giay no chão, puxou para a direita e bateu rasteiro. A bola bateu em Fuchs e saiu para escanteio.

20'
Palmeiras

Veiga lançou na área, Piquerez desviou de cabeça, sem perigo. Defesa tranquila de Cássio.

25'
Palmeiras

Estêvão dominou na ponta direita do ataque, cortou para dentro, Flaco López tentou continuar a jogada, mas foi travado pela defesa do Cruzeiro e a bola saiu para escanteio.

37'
Palmeiras

Ríos deu um belo drible em Wanderson pela direita e cruzou firme. A bola chegou no segundo pau, mas Flaco López não alcançou.

43'
Palmeiras

Piquerez chutou de fora da área e Cássio fez uma ponte no ângulo direito, espalmando para escanteio.

47'
Palmeiras

Estêvão foi até a linha de fundo, tocou para trás para Giay, que chutou de fora da área por cima do gol do Cruzeiro.


Segundo tempo

Entrou: Paulinho e Vitor Roque
Saiu: Raphael Veiga e Flaco Lopez

4'
Palmeiras

Estêvão bateu o escanteio, Vitor Roque cabeceou para o chão e a bola passou rente à trave.

5'
Palmeiras

Ríos tocou para Maurício na intermediária, que bateu rasteiro no meio do gol para a defesa de Cássio.

9'
Palmeiras

Estêvão invadiu a área e rolou para Maurício, que bateu rasteiro e a bola bateu em Fabrício Bruno.

14'
Palmeiras

Vitor Roque fez jogada na área e rolou para trás para Martínez. O volante limpou a marcação e bateu cruzado, com um chute que passou rente à trave do goleiro do Cruzeiro.

17'

Entrou: Aníbal Moreno e Lucas Evangelista
Saiu: Richard Ríos e Emi Martínez

21'
Cruzeiro

Em contra-ataque, Matheus Pereira lançou Kaio Jorge. O atacante ganhou na velocidade da marcação de Micael, mas finalizou para fora.

28'

Entrou: Allan
Saiu: Mauricio

29'
Cruzeiro

Matheus Pereira tabelou com Eduardo na entrada da área e bateu colocado, por cima do gol.

33'
Palmeiras

Aníbal Moreno bateu mascado após a sobra e a bola saiu pela linha de fundo.

37'
Cruzeiro

Em contra-ataque, Gabigol recebeu pela direita e rolou na entrada da área para Lucas Silva. O volante bateu de primeira, por cima do gol.

41'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Allan recebeu de Evangelista na entrada da área pelo lado direito e bateu com categoria para tirar do alcance de Cássio.

50'

O péssimo Rodrigo José Pereira de Lima encerrou ojogo com apenas cinco minutos de acréscimos.