Grêmio X Palmeiras
04/07/2024 - 19:00 | Campeonato Brasileiro | Centenário de Caxias do Sul |
Todo remendado, o Palmeiras foi buscar o empate em 2 a 2 contra o Grêmio, em Caxias do Sul, depois de estar perdendo por 2 a 0 e assim trouxe um ponto heróico do sul do país.
Os outros resultados da rodada não nos foram favoráveis e o Verdão acabou caindo para o terceiro posto na tabela de classificação, mas segue a apenas uma rodada do líder, se mantendo firme no pelotão de frente a cinco rodadas do fim do primeiro turno.
Com nada menos que doze desfalques, incluindo os três contratados que já estão treinando com o elenco, Abel Ferreira montou um time com Flaco López centralizado, como um camisa dez, enquanto Rony permaneceu na função mais adiantada e Estêvão e Piquerez fizeram as larguras e Jhon Jhon preenchia o lado esquerdo.
Sem um meia de ofício, a expectativa era por um jogo mais vertical, tendo Aníbal Moreno como arco a disparar flechas na direção dos atacantes mais velozes. Mas não houve tempo para verificar se a estratégia daria certo: Marcos Rocha deu um bote e tinha a bola dominada, mas vacilou e perdeu para Cristaldo, que abriu rápido para Gustavo Nunes na esquerda, em velocidade; acompanhado por Vitor Reis, o ponteiro conseguiu rolar para dentro, onde Pavón tinha a frente sobre Naves e Piquerez – o passe foi preciso, tirando de Weverton e na medida para que o argentino escorasse para o gol vazio.
O gol sofrido logo no início fez com que o plano de jogo do Palmeiras se modificasse. Diante de um adversário que já não tinha o interesse em propor o jogo, o Verdão passou a depender de bolas mais trabalhadas de pé em pé e levou cerca de quinze minutos até compactar as peças ofensivas e passar a ameaçar o gol gremista. Enquanto isso não aconteceu, o Grêmio teve chances até de ampliar o placar, mas esbarrou na falta de pontaria de Gustavo Nunes e de Rodrigo Ely.
Mas o Verdão enfim conseguiu agrupar as peças ofensivas e os ataques passaram a encaixar. A bola passou a chegar na área com mais fluidez à medida que Flaco López, Aníbal Moreno e até Marcos Rocha encostaram em Estêvão e Marchesín precisou trabalhar.
Outro que teve bastante trabalho foi Kannemann, que tinha muitas dificuldades em marcar Flaco López. Mas o defensor gremista tinha o passe livre para cometer quantas faltas quisesse, inclusive dentro da área, sem que o árbitro carioca Marcelo de Lima Henrique apontasse para a marca penal. Foram nada menos que três penais claros, todos idênticos, com Flaco López sendo jogado ao chão com agarrões pelo camisa 4 do time da casa.
O Palmeiras, ainda assim finalizou dez vezes contra o gol do Grêmio no primeiro tempo, de todas as formas: por cima, por baixo, de fora da área, de pertinho – mas a bola não entrou.
Abel iniciou então uma série de movimentos para avançar em direção ao gol gremista, empurrando o adversário para trás. Primeiro, no intervalo, trocou Fabinho por Mayke, tornando o meio de campo mais ofensivo. E o Palmeiras iniciou o segundo tempo perdendo um gol feito com Jhon Jhon, na risca da pequena área.
O Verdão seguiu trocando as peças e avançando em direção ao campo adversário: Vanderlan entrou no lugar de Naves e Piquerez passou a fazer a zaga, mas com muito mais flexibilidade para atacar no corredor intermediário, enquanto o camisa 6 mantinha o campo aberto pela esquerda. E a pressão pelo empate aumentava.
Mas numa troca rápida de passes em nossa área, com a defesa toda postada, Reinaldo deu um bom passe para Cristaldo, que foi derrubado por Vanderlan. O juiz nem pensou duas vezes para marcar e Cristaldo deslocou Weverton para abrir 2 a 0, aos 24 minutos.
Dudu entrou no lugar de Marcos Rocha e foi para a ponta esquerda; Mayke virou lateral-direito com toda a liberdade para subir, e o Palmeiras virou um 3-3-4 ultraofensivo. Abel, assim como havia acontecido contra o Athletico-PR em Barueri, e na derrota em Fortaleza, não se intimidou com o placar adverso e abriu o time, correndo o risco de levar uma goleada – ou de conseguir algum ponto.
Desta vez a coragem de nosso treinador foi premiada: aos 31 minutos, o jogo já estava empatado. Primeiro, Estêvão enfiou a bola para a ultrapassagem de Mayke, que deixou a zaga para cruzar no primeiro pau; a zaga desviou parcialmente e a bola se ofereceu para Flaco testar para o gol, diminuindo o placar. Depois, Estêvão tabelou com Jhon Jhon, protegeu a bola e soltou uma sapatada da intermediária, acertando o ângulo direito de Marchesín.
Abel ainda tentou ganhar o jogo, sacando Estêvão, exausto, e mandando a campo Caio Paulista. A pressão do Palmeiras foi grande, houve mais um pênalti não marcado a nosso favor, Jhon Jhon quase fez um gol olímpico, mas o jogo terminou mesmo empatado em dois gols.
Os resultados dos adversários aumentaram a pressão, mas mesmo enfrentando o antepenúltimo colocado, diante das circunstâncias antes e durante o jogo, dá para dizer que o Palmeiras ganhou um ponto, não que perdeu dois. Enfrentar o Grêmio no Sul é sempre um compromisso delicado; com desfalques a rodo e com o juiz determinado a fazer o “serviço”, a tarefa de vencer era quase impossível. Reverter um 0 a 2 acabou sendo um excelente resultado.
A Copa América está se encaminhando para o fim e o Palmeiras segue acumulando pontos importantes, já podendo contar, no fim de semana, com Gustavo Gómez. Veiga e Menino também voltam de suspensão e há a chance de um ou dois retornos entre os lesionados. Abel voltará a contar com as peças mais relevantes do elenco e em mais três rodadas terá também à disposição três reforços adquiridos no mercado.
Tentaram nos matar hoje, mas não conseguiram. Depois reclamam da sorte, falam que é pacto, sobrenatural… VAMOS PALMEIRAS!
Pós jogo
Ficha Técnica
Escalações
Grêmio
Marchesín
João Pedro
Rodrigo Ely 

Rodrigo Caio
Kannemann
Reinaldo
Carballo
Edenílson

Galdino
Pepê
Pavón 

JP Galvão
Franco Cristaldo 

Natã
Gustavo Nunes

Nathan Fernandes
Renato Portaluppi
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonNada a fazer nos gols. 6.5 
Marcos RochaUm erro grosseiro que condicionou todo o resto da partida. 4.5 
DuduMais confiante que nos jogos anteriores. Será um bom sinal? 6 
Vitor ReisSem o mesmo destaque do jogo anterior, mas mesmo assim, firme e com personalidade. 6.5 
NavesSaiu no início do segundo tempo por opção tática; até então, partida correta. 6.5 
VanderlanEntrou para fazer a largura na esquerda e ajudar a empurrar o adversário para trás, e deu trabalho para João Pedro. 6.5 
PiquerezContinua em fase terrível nos cruzamentos, mas também segue sendo uma peça valiosa na consistência do flanco esquerdo, mantendo o equilíbrio entre ataque e defesa. 6.5 
FabinhoCada vez mais perto do nível dos titulares. Logo logo vai brigar pra valer pela posição. 6 
MaykeFez nada menos que três funções táticas distintas - e nem foi titular. Participou dos dois gols. 7 
Aníbal MorenoComeçou um pouco desligado, mas acertou o passo. 6.5 
EstêvãoUm fenômeno. Acerta até quando erra. Mais um golaço espetacular. 9 
Caio PaulistaTalvez sua melhor participação com nossa camisa. E nem foi tudo isso. 6 
Flaco LópezDeu muito trabalho para a zaga do Grêmio e só foi parado na base dos ippons. 8 
Jhon JhonErrou finalizações e passes decisivos. Mas foi extremamente importante nas recomposições defensivas, na recuperação de bola, sem falar na tabelinha com Estêvão no lance do segundo gol. 7 
RonyCorreu, brigou, pressionou, etc - o de sempre, com o bônus de não ter ficado impedido. 6
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo

3'
Grêmio
Gol do Grêmio. Em contra-ataque rápido, Gustavo Nunes recebeu pela esquerda, passou livre nas costas de Marcos Rocha, invadiu a área e cruzou rasteiro para Pavón, que empurrou para o fundo das redes.
12'
Palmeiras
QUE CHANCE! Marcos Rocha cobrou lateral na área, Rony desviou de cabeça na entrada da pequena área e Marchesín espalmou no reflexo.
22'
Palmeiras
UUUUUHHHH! Estêvão recebeu na meia direita, cortou para dentro e bateu firme de perna esquerda; a bola passou rente ao travessão e saiu em tiro de meta.
48'
Palmeiras
QUAAASE O EMPATE! Naves dominou na intermediária e descolou bom passe para Rony, dentro da área; o camisa 10 girou bem e bateu com força, mas a bola saiu à esquerda do gol de Marchesín, que tirou com golpe de vista.
49' Fraco e mal-intencionado, Marcelo de Lima Henrique encerrou a primeira etapa após quatro minutos de acréscimo.
Segundo tempo
Entrou: Mayke
Saiu: Fabinho
1'
Palmeiras
QUE CHANCE! Estêvão recebeu a bola pela direita, cortou para a perna esquerda e cruzou na medida para Jhon Jhon; sozinho, na marca do pênalti, o meia bateu de primeira e não foi feliz – a bola saiu à esquerda do gol, em tiro de meta.
9'
Entrou: Vanderlan
Saiu: Naves
22' Pênalti para o Grêmio. Reinaldo conduziu a bola dentro da área e foi derrubado por Vanderlan.
23'
Entrou: Dudu
Saiu: Marcos Rocha
24'
Grêmio
Gol do Grêmio. Cristaldo partiu para a bola de perna direita e colocou no canto esquerdo do gol, com Weverton caindo para o outro lado.
28'
Palmeiras
GOOOOLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão conduziu pela direita e descolou belo passe em profundidade para Mayke, que invadiu a área e cruzou para Flaco López; o argentino cabeceou no canto direito do gol, sem dar chance a Marchesín.
31'
Palmeiras
GOLAAAAAÇOOOOO DO PALMEIRAS! Estêvão recebeu na direita, carregou pelo meio e arriscou da intermediária, pegando firme de perna esquerda e mandando um foguete no ângulo direito de Marchesín.
37'
Palmeiras
O carioca Marcelo de Lima Henrique tirou dois pontos do Palmeiras no Sul.
Muito pênalti sobre o Estevão. pic.twitter.com/CeCpYtrem1
— Maurílio Júnior (@1mauriliojunior) July 5, 2024
39'
Grêmio
TIRA, MAYKE! Em cobrança de escanteio pelo lado direito, o desvio levou perigo ao gol de Weverton, mas Mayke tirou em cima da linha.
41'
Entrou: Caio Paulista
Saiu: Estêvão
49'
Palmeiras
QUASE O OLÍMPICO! Jhon Jhon cobrou escanteio pelo lado esquerdo, bateu fechado, com curva no canto esquerdo do gol e obrigou Marchesín a espalmar para novo escanteio.
50' FIM DE PAPO. Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida.

Escalações

Grêmio
![]() Marchesín |
![]() João Pedro |
![]() Rodrigo Ely ![]() ![]() |
![]() ![]() Rodrigo Caio |
![]() Kannemann |
![]() Reinaldo |
![]() Carballo |
![]() Edenílson ![]() |
![]() ![]() Galdino |
![]() Pepê |
![]() Pavón ![]() ![]() |
![]() ![]() JP Galvão |
![]() Franco Cristaldo ![]() ![]() |
![]() ![]() Natã ![]() |
![]() Gustavo Nunes ![]() |
![]() ![]() Nathan Fernandes |
![]() Renato Portaluppi |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Nada a fazer nos gols. | 6.5 |
![]() | Marcos Rocha Um erro grosseiro que condicionou todo o resto da partida. | 4.5 |
![]() | Dudu Mais confiante que nos jogos anteriores. Será um bom sinal? | 6 |
![]() | Vitor Reis Sem o mesmo destaque do jogo anterior, mas mesmo assim, firme e com personalidade. | 6.5 |
![]() | Naves Saiu no início do segundo tempo por opção tática; até então, partida correta. | 6.5 |
![]() | Vanderlan Entrou para fazer a largura na esquerda e ajudar a empurrar o adversário para trás, e deu trabalho para João Pedro. | 6.5 |
![]() | Piquerez Continua em fase terrível nos cruzamentos, mas também segue sendo uma peça valiosa na consistência do flanco esquerdo, mantendo o equilíbrio entre ataque e defesa. | 6.5 |
![]() | Fabinho Cada vez mais perto do nível dos titulares. Logo logo vai brigar pra valer pela posição. | 6 |
![]() | Mayke Fez nada menos que três funções táticas distintas - e nem foi titular. Participou dos dois gols. | 7 |
![]() | Aníbal Moreno Começou um pouco desligado, mas acertou o passo. | 6.5 |
![]() | Estêvão Um fenômeno. Acerta até quando erra. Mais um golaço espetacular. | 9 |
![]() | Caio Paulista Talvez sua melhor participação com nossa camisa. E nem foi tudo isso. | 6 |
![]() | Flaco López Deu muito trabalho para a zaga do Grêmio e só foi parado na base dos ippons. | 8 |
![]() | Jhon Jhon Errou finalizações e passes decisivos. Mas foi extremamente importante nas recomposições defensivas, na recuperação de bola, sem falar na tabelinha com Estêvão no lance do segundo gol. | 7 |
![]() | Rony Correu, brigou, pressionou, etc - o de sempre, com o bônus de não ter ficado impedido. | 6 |

Gol do Grêmio. Em contra-ataque rápido, Gustavo Nunes recebeu pela esquerda, passou livre nas costas de Marcos Rocha, invadiu a área e cruzou rasteiro para Pavón, que empurrou para o fundo das redes.

QUE CHANCE! Marcos Rocha cobrou lateral na área, Rony desviou de cabeça na entrada da pequena área e Marchesín espalmou no reflexo.

UUUUUHHHH! Estêvão recebeu na meia direita, cortou para dentro e bateu firme de perna esquerda; a bola passou rente ao travessão e saiu em tiro de meta.

QUAAASE O EMPATE! Naves dominou na intermediária e descolou bom passe para Rony, dentro da área; o camisa 10 girou bem e bateu com força, mas a bola saiu à esquerda do gol de Marchesín, que tirou com golpe de vista.
Fraco e mal-intencionado, Marcelo de Lima Henrique encerrou a primeira etapa após quatro minutos de acréscimo.
Entrou: Mayke
Saiu: Fabinho

QUE CHANCE! Estêvão recebeu a bola pela direita, cortou para a perna esquerda e cruzou na medida para Jhon Jhon; sozinho, na marca do pênalti, o meia bateu de primeira e não foi feliz – a bola saiu à esquerda do gol, em tiro de meta.
Entrou: Vanderlan
Saiu: Naves
Pênalti para o Grêmio. Reinaldo conduziu a bola dentro da área e foi derrubado por Vanderlan.
Entrou: Dudu
Saiu: Marcos Rocha

Gol do Grêmio. Cristaldo partiu para a bola de perna direita e colocou no canto esquerdo do gol, com Weverton caindo para o outro lado.

GOOOOLLLL DO PALMEIRAS! Estêvão conduziu pela direita e descolou belo passe em profundidade para Mayke, que invadiu a área e cruzou para Flaco López; o argentino cabeceou no canto direito do gol, sem dar chance a Marchesín.

GOLAAAAAÇOOOOO DO PALMEIRAS! Estêvão recebeu na direita, carregou pelo meio e arriscou da intermediária, pegando firme de perna esquerda e mandando um foguete no ângulo direito de Marchesín.

O carioca Marcelo de Lima Henrique tirou dois pontos do Palmeiras no Sul.
Muito pênalti sobre o Estevão. pic.twitter.com/CeCpYtrem1
— Maurílio Júnior (@1mauriliojunior) July 5, 2024

TIRA, MAYKE! Em cobrança de escanteio pelo lado direito, o desvio levou perigo ao gol de Weverton, mas Mayke tirou em cima da linha.
Entrou: Caio Paulista
Saiu: Estêvão

QUASE O OLÍMPICO! Jhon Jhon cobrou escanteio pelo lado esquerdo, bateu fechado, com curva no canto esquerdo do gol e obrigou Marchesín a espalmar para novo escanteio.
FIM DE PAPO. Marcelo de Lima Henrique apitou o fim da partida.