Chelsea X Palmeiras
04/07/2025 - 22:00 | Copa do Mundo | Lincoln Financial Field |
O Palmeiras foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes ao perder por 2 a 1 para o Chelsea, na Filadélfia. O resultado foi determinado por uma falha lamentável de Weverton, já perto do fim do jogo, e deixa a eliminação com um gosto muito amargo.
Não foi um bom jogo do Palmeiras, que fez um primeiro tempo muito nervoso e foi dominado. Abel fez escolhas duvidosas, como Giay como terceiro zagueiro e Facundo Torres quase como um volante pela esquerda. A intenção, claramente, era bloquear as saídas do Chelsea, mas o que se viu foi um imenso buraco no meio do campo do verdão.
Enzo Fernández foi a chave do domínio do time londrino. Avançado, caindo mais pela esquerda, ele fez com que Giay saísse à sua caça, desmontando a linha de 5 proposta por Abel. Giay foi envolvido por seu habilidoso compatriota; Richard Ríos não ajudou na marcação pelo setor e o espaço foi conquistado. Para piorar, ninguém do Palmeiras aproveitou o vácu nas costas de Enzo Fernández, o que determinou a facilidade com que o Chelsea ocupou todo o setor.
Com jogadores habilidosos, com toques de primeira rápidos e precisos, o time inglês chegou ao primeiro gol numa falha colossal de todo o sistema defensivo. Com alguns passes e movimentações simples, aos 15 minutos, o adversário abriu um enorme espaço na frente de nossa área; Cole Palmer recebeu, dominou, entrou em diagonal e bateu no canto direito de Weverton.
Nossos jogadores já estavam nervosos e o gol piorou esse estado; o Chelsea passeava em nosso campo defensivo. O Palmeiras só foi conseguir quebrar a primeira linha de marcação aos 41, com Allan, que fez um bom lançamento para Estêvão, que tocou para um raro apoio de Giay; o cruzamento veio perfeito mas Vanderlan fechou os olhos para cabecear e escorou sem força nas mãos de Sánchez. E foi só no primeiro tempo.
O Palmeiras usou o intervalo para corrigir as falhas, mas principalmente para acalmar os atletas. Mais à vontade, o Verdão voltou bem melhor no segundo tempo, mesmo sem alterações, e chegou ao empate rápido, aos 7 minutos: Ríos fez a jogada pela direita e tocou para Estêvão, dentro da área; o camisa 41 girou rápido em cima de Colwill e, mesmo com pouco ângulo, chutou forte, alto – a bola bateu no travessão e entrou.
O Chelsea então tentou reagir, mas já não tinha o mesmo vigor físico mostrado no primeiro tempo e o jogo ficou equilibrado – o que já era um enorme lucro para o Palmeiras, depois de um primeiro tempo tão fraco. As entradas de Mauricio e principalmente de Paulinho deram uma nova perspectiva, e a possibilidade da virada era real.
Nosso camisa 10 liderou as ações ofensivas e bagunçou o lado direito da defesa do Chelsea. O Palmeiras criou suas chances e as projeções para a prorrogação eram bem positivas. Mas aos 37, Gusto recebeu dentro da área, pelo lado esquerdo, com pouco ângulo, e arricou um chute fraco; a bola triscou em Giay e Weverton, com todo o tempo para reagir, congelou, apenas observando a bola passar ao lado de seu ombro direito e entrar de mansinho no gol.
Foi um nocaute. Nos minutos restantes, nosso time não teve nenhuma força para esboçar reação – Paulinho ainda tentou uma jogada individual aos 39 e a bola saiu por pouco, mas foi só.
Serão 4 longos anos até a próxima Copa do Mundo de Clubes. Ficaremos ruminando esse lance infeliz de Weverton por meses, anos. Mas o tempo, sabemos, cura tudo – às vezes demora um tanto, e este é um daqueles que vai demorar mesmo.
Encerra-se um ciclo. Muitos jogadores devem deixar o clube; outros devem chegar, para a sequência da temporada. Muito respeito a todos, por toda a dedicação e por honrarem nossa camisa. Mas se tem um momento para mudar e corrigir as rotas, visando não apenas os campeonatos em andamento, mas já os do ano que vem, é este. Força a todos e VAMOS PALMEIRAS!
Pós jogo
Ficha Técnica
Escalações
Chelsea
Robert Sánchez
Gusto
Chalobah
Colwill
Cucurella
Andrey Santos

Essugo
Enzo Fernández
Pedro Neto

Dewsbury-Hall
Cole Palmer
Nkunku

Madueke
Delap 

João Pedro
Enzo Maresca
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonUma falha histórica e inesquecível, que infelizmente vai marcar muito sua passagem pelo clube. 0 
AllanJogou de ala, mais uma vez sendo bastante efetivo nas duas fases de jogo. 6.5 
MauricioEntrou com iniciativa, buscando a bola no campo de defesa e tentando organizar os ataques. 6 
GiayNervoso, perdido na marcação. 3 
Bruno FuchsNão fez um mau jogo, mas caiu na puxada de Delap e abriu o espaço para Palmer executar. 5 
MicaelO melhor da defesa, forte e combativo. 6 
VanderlanEngolido por Pedro Neto, ainda errou uma finalização de forma infantil. 4 
Emi MartínezMal posicionado no lance do primeiro gol, longe de suas melhores atuações. 5 
Aníbal Moreno s/n 
Richard RíosNão se posicionou bem nem na defesa nem na armação. E ainda tomou mais um cartão idiota que o tiraria da semifinal. 4.5 
Raphael Veiga s/n 
EstêvãoFez enfim a partida que todos esperavam nesta Copa do Mundo e se despediu do Palmeiras com dignidade. 8 
Facundo TorresEntrou mais para ser volante do que atacante. 5 
PaulinhoDeu nova vida ao ataque do Palmeiras. Preocupou a defesa do Chelsea o tempo todo. 7.5 
Vitor RoqueA rigor, apenas uma boa jogada. Muito esforço, é inegável. Mas não produz. 4.5 
Flaco LópezNão foi muito melhor que Vitor Roque, mas, contra uma defesa mais cansada, deixou o ataque mais equilibrado. 5.5 
Abel FerreiraO modelo tático não foi ruim e o mau desempenho foi muito mais pelo desempenho dos jogadores no campo. Parte disso se deve às escolhas de quem escalou para fazer as funções. Aqui, nosso treinador foi muito mal, principalmente com Giay e Facundo. 4.5
jogo-interno2
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo
'
Palmeiras

1'
Palmeiras
Após cruzamento na área, Fuchs tentou a finalização chutando cruzado, mas a bola, que tinha o endereço, parou em Cucurella.
2'
Chelsea
Pedro Neto carregou a bola pela ponta direita do campo, passou por Vanderlan e entrou na área buscando a finalização; Micael chegou com um chutão para afastar.
4'
Chelsea
O Chelsea encontrou espaço pelo meio com Cucurella carregando a bola sozinho; o lateral abriu o passe para Cole Palmer pela direita, que puxou para a perna direita e finalizou de fora da área. Weverton saltou para espalmar.
10'
Palmeiras
Estêvão foi lançado pela ponta direita do campo, carregou a bola contra a marcação de Cucurella e finalizou, mas acertou a rede pelo lado de fora.
15'
Chelsea
Gol do Chelsea. Sobrou espaço na marcação do Palmeiras pelo meio de campo e a bola chegou em Cole Palmer, que carregou contra a marcação de Micael e Giay até encontrar o ângulo para finalizar rasteiro no cantinho de Weverton.
18'
Chelsea
Gusto cruzou da direita e Micael afastou de cabeça. Cucurella pegou a sobra na entrada da área, finalizou de primeira e Weverton segurou.
19'
Chelsea
O Chelsea subiu pela esquerda contra a marcação de Giay; a bola ficou viva e Enzo Fernández chegou chutando, mas parou mais uma vez em Weverton.
41'
Palmeiras
Estêvão recebeu um bom lançamento na ponta direita do campo, encarou a marcação de Cucurella e deu o passe para Giay, que levantou a bola na área; Vanderlan cabeceou para baixo na finalização, em cima de Robert Sánchez que fez fácil defesa.
50' O árbitro australiano, que deixou o jogo seguir e não marcou qualquer contato, terminou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.
1'
Palmeiras
Estêvão cobrou falta na área; Bruno Fuchs subiu para tocar de cabeça, mas mandou por cima do gol. Não valia nada, já que a arbitragem sinalizou impedimento.
7'
Palmeiras
GOL DO PALMEIRAS! Richard Ríos apoiou pela direita, fez o passe no meio da área para Estêvão, que girou contra a marcação de Colwill e finalizou, quase sem ângulo; a bola bateu no travessão e caiu dentro das redes.
17'
Chelsea
Após pressão, Colwill recebeu a bola dentro da área e tentou finalizar, mas a bola desviou e foi para fora.
18'
Palmeiras
Vitor Roque recebeu lançamento pelo lado esquerdo do campo, brigou contra a marcação e conseguiu o passe para Allan na direita; o camisa 40 arriscou o chute, mas a bola saiu sem muita força, à direita do gol.
20'
Chelsea
João Pedro recebeu a bola na ponta esquerda, carregou para o meio e arriscou a finalização, mas pegou mal e mandou para fora.
21'
Palmeiras
Entraram: Paulinho e Mauricio
Saíram: Allan e Facundo Torres
25'
Palmeiras
Paulinho recebeu na ponta esquerda e tocou para Mauricio, que mandou a bola à meia altura na área; Vitor Roque entrou na disputa, mas a marcação do Chelsea afastou pela linha de fundo.
29'
Palmeiras
Entraram: Flaco López e Aníbal Moreno
Saíram: Emi Martinez e Vitor Roque
35'
Palmeiras
Paulinho desceu pela esquerda, carregou e fez o cruzamento na área buscando Flaco López, que quase chegou, mas a defesa afastou.
37'
Chelsea
Gol do Chelsea. Gusto recebeu a bola quase na linha de fundo, fez triangulação com Palmer e Enzo Fernández, recebeu de volta e finalizou de dentro da área, com pouco ângulo; a bola desviou na chuteira de Giay; Weverton congelou e viu a bola passar mansamente ao lado de seu ombro. Falha grosseira de nosso goleiro.
39'
Palmeiras
Em contra-ataque pela esquerda, Paulinho finalizou cruzado e a bola passou rente à trave esquerda de Sánchez.
40'
Palmeiras
Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Richard Ríos
48'
Chelsea
Madueke foi lançado pela ponta esquerda, entrou na área contra a marcação e chutou, parando em bela defesa de Weverton – a bola ainda bateu na trave direita.
49'
Chelsea
João Pedro recebeu na ponta esquerda, tabelou na entrada da área e finalizou, parando em mais uma defesa de Weverton.
51' Sem interferência no resultado, o árbitro encerrou o jogo.

Escalações

Chelsea
![]() Robert Sánchez |
![]() Gusto ![]() |
![]() Chalobah |
![]() Colwill ![]() |
![]() Cucurella |
![]() Andrey Santos ![]() |
![]() ![]() Essugo |
![]() Enzo Fernández |
![]() Pedro Neto ![]() |
![]() ![]() Dewsbury-Hall |
![]() Cole Palmer ![]() |
![]() Nkunku ![]() |
![]() ![]() Madueke |
![]() Delap ![]() ![]() |
![]() ![]() João Pedro |
![]() Enzo Maresca |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Uma falha histórica e inesquecível, que infelizmente vai marcar muito sua passagem pelo clube. | 0 |
![]() | Allan Jogou de ala, mais uma vez sendo bastante efetivo nas duas fases de jogo. | 6.5 |
![]() | Mauricio Entrou com iniciativa, buscando a bola no campo de defesa e tentando organizar os ataques. | 6 |
![]() | Giay Nervoso, perdido na marcação. | 3 |
![]() | Bruno Fuchs Não fez um mau jogo, mas caiu na puxada de Delap e abriu o espaço para Palmer executar. | 5 |
![]() | Micael O melhor da defesa, forte e combativo. | 6 |
![]() | Vanderlan Engolido por Pedro Neto, ainda errou uma finalização de forma infantil. | 4 |
![]() | Emi Martínez Mal posicionado no lance do primeiro gol, longe de suas melhores atuações. | 5 |
![]() | Aníbal Moreno | s/n |
![]() | Richard Ríos Não se posicionou bem nem na defesa nem na armação. E ainda tomou mais um cartão idiota que o tiraria da semifinal. | 4.5 |
![]() | Raphael Veiga | s/n |
![]() | Estêvão Fez enfim a partida que todos esperavam nesta Copa do Mundo e se despediu do Palmeiras com dignidade. | 8 |
![]() | Facundo Torres Entrou mais para ser volante do que atacante. | 5 |
![]() | Paulinho Deu nova vida ao ataque do Palmeiras. Preocupou a defesa do Chelsea o tempo todo. | 7.5 |
![]() | Vitor Roque A rigor, apenas uma boa jogada. Muito esforço, é inegável. Mas não produz. | 4.5 |
![]() | Flaco López Não foi muito melhor que Vitor Roque, mas, contra uma defesa mais cansada, deixou o ataque mais equilibrado. | 5.5 |
![]() | Abel Ferreira O modelo tático não foi ruim e o mau desempenho foi muito mais pelo desempenho dos jogadores no campo. Parte disso se deve às escolhas de quem escalou para fazer as funções. Aqui, nosso treinador foi muito mal, principalmente com Giay e Facundo. | 4.5 |


Após cruzamento na área, Fuchs tentou a finalização chutando cruzado, mas a bola, que tinha o endereço, parou em Cucurella.

Pedro Neto carregou a bola pela ponta direita do campo, passou por Vanderlan e entrou na área buscando a finalização; Micael chegou com um chutão para afastar.

O Chelsea encontrou espaço pelo meio com Cucurella carregando a bola sozinho; o lateral abriu o passe para Cole Palmer pela direita, que puxou para a perna direita e finalizou de fora da área. Weverton saltou para espalmar.

Estêvão foi lançado pela ponta direita do campo, carregou a bola contra a marcação de Cucurella e finalizou, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Gol do Chelsea. Sobrou espaço na marcação do Palmeiras pelo meio de campo e a bola chegou em Cole Palmer, que carregou contra a marcação de Micael e Giay até encontrar o ângulo para finalizar rasteiro no cantinho de Weverton.

Gusto cruzou da direita e Micael afastou de cabeça. Cucurella pegou a sobra na entrada da área, finalizou de primeira e Weverton segurou.

O Chelsea subiu pela esquerda contra a marcação de Giay; a bola ficou viva e Enzo Fernández chegou chutando, mas parou mais uma vez em Weverton.

Estêvão recebeu um bom lançamento na ponta direita do campo, encarou a marcação de Cucurella e deu o passe para Giay, que levantou a bola na área; Vanderlan cabeceou para baixo na finalização, em cima de Robert Sánchez que fez fácil defesa.
O árbitro australiano, que deixou o jogo seguir e não marcou qualquer contato, terminou o primeiro tempo.
O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.

Estêvão cobrou falta na área; Bruno Fuchs subiu para tocar de cabeça, mas mandou por cima do gol. Não valia nada, já que a arbitragem sinalizou impedimento.

GOL DO PALMEIRAS! Richard Ríos apoiou pela direita, fez o passe no meio da área para Estêvão, que girou contra a marcação de Colwill e finalizou, quase sem ângulo; a bola bateu no travessão e caiu dentro das redes.

Após pressão, Colwill recebeu a bola dentro da área e tentou finalizar, mas a bola desviou e foi para fora.

Vitor Roque recebeu lançamento pelo lado esquerdo do campo, brigou contra a marcação e conseguiu o passe para Allan na direita; o camisa 40 arriscou o chute, mas a bola saiu sem muita força, à direita do gol.

João Pedro recebeu a bola na ponta esquerda, carregou para o meio e arriscou a finalização, mas pegou mal e mandou para fora.

Entraram: Paulinho e Mauricio
Saíram: Allan e Facundo Torres

Paulinho recebeu na ponta esquerda e tocou para Mauricio, que mandou a bola à meia altura na área; Vitor Roque entrou na disputa, mas a marcação do Chelsea afastou pela linha de fundo.

Entraram: Flaco López e Aníbal Moreno
Saíram: Emi Martinez e Vitor Roque

Paulinho desceu pela esquerda, carregou e fez o cruzamento na área buscando Flaco López, que quase chegou, mas a defesa afastou.

Gol do Chelsea. Gusto recebeu a bola quase na linha de fundo, fez triangulação com Palmer e Enzo Fernández, recebeu de volta e finalizou de dentro da área, com pouco ângulo; a bola desviou na chuteira de Giay; Weverton congelou e viu a bola passar mansamente ao lado de seu ombro. Falha grosseira de nosso goleiro.

Em contra-ataque pela esquerda, Paulinho finalizou cruzado e a bola passou rente à trave esquerda de Sánchez.

Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Richard Ríos

Madueke foi lançado pela ponta esquerda, entrou na área contra a marcação e chutou, parando em bela defesa de Weverton – a bola ainda bateu na trave direita.

João Pedro recebeu na ponta esquerda, tabelou na entrada da área e finalizou, parando em mais uma defesa de Weverton.
Sem interferência no resultado, o árbitro encerrou o jogo.