Red Bull Bragantino X Palmeiras

05/10/2024 - 16:30 Campeonato Brasileiro Marcelo Stefani

Red Bull Bragantino 0x0 Palmeiras

O Palmeiras ficou no empate sem gols com o Bragantino e deixou o Botafogo do Rio descolar um pouco na tabela de classificação do Brasileirão. A diferença voltou a ficar na casa de três pontos, ainda possível de ser descontada no confronto direto da rodada 36, mas o Verdão queimou o direito de tropeçar numa rodada posterior a esta eventual vitória.

O mau resultado pode ser colocado na conta de uma tarde tecnicamente ruim de  alguns jogadores como Giay, Richard Ríos e Felipe Anderson, mas principalmente nas decisões de Abel Ferreira, que errou nas escolhas e no tempo.

E quem assistiu aos primeiros quinze minutos do jogo e teve que sair, por algum motivo, deve ter ficado surpreso com o resultado final. Os primeiros quinze minutos do Palmeiras foram muito bons, balançando a defesa do adversário nas quatro direções do gramado. Se a defesa estava bem postada, o time rodava a bola com paciência e achava o espaço para chegar com perigo à área. Se a defesa estava bagunçada, o time saía rápido em bolas verticais, brigando pelo espaço em velocidade ou criando chances ganhando a segunda bola. Nosso time tinha repertório, as jogadas tinham começo, meio e fim e não aconteciam por acaso.

Logo a dez segundos de jogo, numa bola mal rebatida por Hurtado, Raphael Veiga obrigou Cleiton a fazer a primeira defesa. Aos 14, Flaco López finalizou por baixo, após tabela com Caio Paulista.

Mas o amasso do Palmeiras durou pouco. O Bragantino acertou o posicionamento de Lucas Evangelista, que tinha começado o jogo mais avançado, e bloqueou as jogadas por dentro. O Palmeiras pendeu o jogo para o lado esquerdo, abandonando Raphael Veiga na direita, e Richard Ríos passou a cair para a esquerda, onde as jogadas aconteciam. Mas Caio Paulista e Felipe Anderson não estavam em jornada inspirada e as jogadas não tinham mais sequência.

Do outro lado as coisas também não andaram bem e as tentativas do Bragantino foram todas rechaçadas por Aníbal Moreno, Gustavo Gómez e Murilo, muito fortes e atentos. Assim, o primeiro tempo terminou sem gols – a grande chance da primeira metade do jogo caiu no colo de Flaco López, que cabeceou mal, da risca da pequena área, um cruzamento perfeito de Raphael Veiga, numa das poucas vezes que o Palmeiras resolveu atacar pela direita.

Sem mudar o panorama do time no segundo tempo, o Palmeiras perdeu muito tempo. Pouca coisa aconteceu até a entradas de Estêvão e Marcos Rocha, aos 22, e de Dudu e Gabriel Menino, aos 34 minutos. Considerando que Abel tirou Mauricio e Raphael Veiga, deixando o time num 4-2-4 com Aníbal e Menino no meio-campo, as mexidas poderiam ter sido melhores.

Ainda assim, o Verdão partiu para vencer o jogo, e dos 35 minutos em diante prensou o Bragantino em sua área. Foram 5 chances de gol, sendo a melhor delas com Dudu, que Cleiton defendeu se esticando todo no cantinho. Mas Mauricio e Rony também tiveram suas chances na pequena área e desperdiçaram.

Abel repetiu alguns erros do jogo anterior, contra o Atlético, quando também havia demorado demais para fazer as alterações e deixado o time sem um meia articulador, mas deu tempo de consertar e o gol da vitória saiu no final. Desta vez, mesmo com o time acéfalo, as chances apareceram; esbarramos na falta de eficácia.

Deixar dois pontos na mesa a esta altura do campeonato é frustrante, ainda mais diante da fragilidade do adversário, mas está longe de ser uma tragédia. A sensação ruim parece ser maior do que realmente é porque tivemos o gosto até de liderar o campeonato por alguns minutos na rodada passada, e agora vemos a diferença aumentar de novo. Pontos corridos é isso.

Serão duas longas semanas sem jogos, e temos nove rodadas pela frente. Tempo suficiente para Abel detectar os padrões dos erros cometidos nos últimos dois jogos. Com Estêvão recuperado, jogando desde o início, nossas chances aumentam sensivelmente.

E se tiver que mexer, que não demore tanto. No jogo passado, a sorte nos sorriu. Mas não é toda hora que tem pãozinho quente na padaria. Estamos no jogo. VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações

Red Bull Bragantino

Cleiton
Andrés Hurtado
Pedro Henrique
Eduardo
Guilherme
Eric Ramires
Jadsom
Raul
Lucas Evangelista
Lincoln
Douglas Mendes
Mosquera
Arthur Sousa
Eduardo Sasha
Ivan Cavaleiro
Vitinho
Pedro Caixinha

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Quando foi exigido, mostrou por que é um dos goleiros da seleção brasileira.
7
Giay
Afobado, nervoso. Errou demais. Calma, pibe, cabeça no lugar.
4
Marcos Rocha
Deu muito mais lucidez ao setor.
6.5
Gustavo Gómez
Partida firme e sem sustos.
7
Murilo
Muita solidez nos duelos e boas participações no apoio, tanto nos passes enfiados quanto nas finalizações.
7.5
Caio Paulista
Se jogasse com a cabeça erguida seria um jogador mais completo.
6
Vanderlan
s/n
Aníbal Moreno
Foi mais uma vez o equilíbrio do time no meio-campo.
7
Richard Ríos
Como um vagalume, brilhava um pouco e sumia, com seu cabelo platinado.
5.5
Gabriel Menino
Foi incumbido de organizar o time no momento mais crucial do jogo, e não é a dele. Pra piorar, quando mais precisamos de tempo, foi discutir com o juiz. E depois do final do jogo acabou sendo expulso num bate-boca desnecessário com o pessoal do time da casa.
5
Raphael Veiga
Desperdiçado. Ficou marcando o bandeirinha.
6
Estêvão
Apesar de uma ou outra firula desnecessária, torna o time muito, MUITO mais perigoso. Uma pena só ter podido jogar a partir dos 22 do segundo tempo.
7
Mauricio
Começou bem, mas foi sumindo, sumindo e sumiu. Só foi aparecer de novo aos 35 do segundo tempo, perdendo um gol feito.
5.5
Rony
Também perdeu seu gol, mas tem a desculpa do morrinho artilheiro que subiu a bola logo antes de chegar em seu pé. Ainda assim, talvez desse pra fazer melhor.
5.5
Felipe Anderson
Tarde infeliz, nada inspirada. Acontece.
5
Dudu
Tá fininho, mais rápido, e cheio de vontade. Tem muito a contribuir ainda.
7
Flaco López
Perdeu um gol feito no primeiro tempo que abriria a porteira e fatalmente definiria o destino do jogo.
6

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

16'
Palmeiras

Mauricio recebeu na entrada da área e tocou de cabeça para Flaco López; caindo pela esquerda, o argentino protegeu bem com o corpo e bateu firme de perna canhota, mas Cleiton agarrou.

22'
Red Bull Bragantino

Mosqueira cruzou na área para Lucas Evangelista, que cabeceou com força, com perigo, mas a bola saiu por cima do travessão de Weverton.

24'
Red Bull Bragantino

WEVERTON! Mosquera disparou pelo lado esquerdo do ataque, passou pela marcação de Giay, fintou Gustavo Gómez e saiu cara a cara com Weverton, que fez grande defesa com o pé direito.

32'
Palmeiras

QUE CHAAANCE! Richard Ríos abriu na direita para Raphael Veiga, que cortou para dentro e cruzou na medida para Flaco López; livre de marcação, o argentino cabeceou firme para o gol, mas a bola saiu por cima da meta.

43'
Red Bull Bragantino

Mosquera encontrou Eduardo Sasha pelo lado esquerdo do ataque, o camisa 19 bateu firme para o gol e Weverton fez mais uma boa defesa.

48'

Bráulio da Silva Machado apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou a campo sem nenhuma alteração na escalação.

1'
Red Bull Bragantino

UFA! Giay entregou a bola nos pés de Mosquera, que carregou com a perna direita e bateu firme da entrada da área, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora

15'
Red Bull Bragantino

Vitinho recebeu pela direita, levou para o meio e bateu firme de perna esquerda; com certo perigo, a bola saiu à esquerda de Weverton.

20'

Entraram: Estêvão e Marcos Rocha
Saíram: Raphael Veiga e Giay

32'

Entraram: Gabriel Menino e Dudu
Saíram: Richard Ríos e Felipe Anderson

36'
Palmeiras

UUUHHHH! Estêvão acionou Gabriel Menino na entrada da área; o camisa 25 cruzou na cabeça de Mauricio, que cabeceou para o gol com muito perigo, mas a  bola passou rente à trave direita de Cleiton.

41'

Entraram: Rony e Vanderlan
Saíram: Mauricio e Caio Paulista

42'
Red Bull Bragantino

QUE CHANCE! Lucas Evangelista descolou bom passe em elevação para Mosquera, que disputou a bola com a marcação e ela sobrou com Eric Ramires, livre de marcação na cara do gol e perdeu boa chance.

45'
Palmeiras

Estêvão avançou pelo lado direito do ataque, chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro para Rony; de cara para o gol, o camisa 10 teve grande chance de abrir o placar, mas isolou a bola.

48'
Palmeiras

QUAAAAASE! Marcos Rocha cruzou na área, a bola passou por todo mundo e sobrou com Dudu na esquerda; o camisa 7 tentou bater de voleio, furou, insistiu na jogada e bateu firme, rasteiro, à direita de Cleiton, que fez grande defesa.

58'

Bráulio da Silva Machado, que chamou atenção o jogo inteiro, apitou o fim da partida após 13 minutos de acréscimo.