Sport X Palmeiras

06/04/2025 - 18:30 Campeonato Brasileiro Ilha do Retiro

Sport 1x2 Palmeiras

De novo no sufoco, o Palmeiras chegou à vitória nos acréscimos: bateu o Sport por 2 a 1, fora de casa, e chega a 4 pontos em dois jogos pelo Brasileirão. O resultado atenua o tropeço em casa na rodada inaugural e aumenta a confiança do elenco.

Mais que isso: veio numa partida em que Abel escolheu correr mais riscos, escalando um time cheio de reservas, poupando a energia dos principais jogadores. Mais: recheado de jogadores que chegaram ao clube na última janela, o Palmeiras vai testando esquemas novos, possivelmente pensando em acomodar juntos Vitor Roque e Paulinho. Os 3 pontos são o retorno máximo que a aposta poderia dar.

Abel escalou o time num 3-5-2, com Giay e Vanderlan como alas, Facundo e Flaco fazendo a dupla de ataque. Nada funcionou – nem a defesa; nem o ataque. Com os alas completamente desconectados do resto do time, o Palmeiras não conseguia ter superioridade no meio-campo, e consequentemente não conseguia conduzir a bola ao ataque e nem bloquear as construções do time da casa.

Assim, o Sport chegava à frente de nossa área com alguma facilidade, enquanto o Palmeiras, quando tinha a bola, só conseguia tentar algo com bolas esticadas para Flaco fazer o pivô ou eventualmente numa ou noutra arrancada de Facundo Torres.

E para surpresa geral, aos 30 minutos, no primeiro ataque bem estruturado, Vanderlan levantou na área; Flaco López se projetava para fazer o gol mas foi puxado por Chico: pênalti claro, que o próprio Flaco converteu com uma batida forte e alta, no meio do gol. Desta vez, o Palmeiras foi 100% eficaz, enquanto o adversário desperdiçava chances.

Mas o volume do Sport era muito maior e o empate veio logo na sequência, após seguidos erros de nossa defesa: Micael cedeu um escanteio de forma tola, Lucas Lima cobrou e ninguém marcou Chrystian Barletta, que chapou de esquerda da entrada da área; Weverton reagiu muito tarde e acabou aceitando.

E o Palmeiras ainda pode agradecer aos céus que foi para o intervalo sem estar perdendo, já que Sérgio Oliveira cobrou, aos 45, uma falta frontal que balançou o travessão de Weverton.

Dá para dizer que meio objetivo havia sido alcançado: os titulares foram poupados, um novo esquema deu mais um passo no desenvolvimento e o placar não apontava derrota. Faltava arrematar, usando as substituições para chegar ao resultado positivo.

E Abel iniciou o processo Vanderlan e Felipe Anderson por Piquerez e Estêvão. O time ainda ficou capenga, já que não tinha um articulador e os laterais, principalmente Giay, não conseguiam se encaixar na proposta tática.

O Sport foi demonstrando cansaço e Abel aumentou a força de nosso time, corrigindo de vez o desenho tático, com as entradas de Raphael Veiga e Aníbal Moreno nos lugares de Giay e Emi Martínez. O 4-2-3-1 estava de volta, com jogadores importantes cheios de gás, contra um adversário cansado.

O resultado foi um amasso do Palmeiras a partir dos 15 minutos. Flaco López apertou a saída de bola, aos 31, e sofreu pênalti de Caíque França, que a arbitragem ignorou inacreditavelmente. A entrada de Vitor Roque em Lucas Evangelista foi a cartada final, montando o time numa formação ultraofensiva – um 2-4-4. Pepa tentou empurrar nosso time para trás, colocando dois ponteiros e um centroavante, mas nosso time não permitiu que as bolas longas fossem lançadas.

Assim, depois de vários bons ataques, o Palmeiras chegou ao gol da vitória em mais um pênalti: desta vez foi Veiga quem sofreu a falta, um passo dentro da área – um leve toque de Matheus Alexandre após tabela com Vitor Roque. Piquerez deslocou o goleiro, já nos acréscimos, e definiu o triunfo do Verdão.

Abel usou o jogo para poupar, treinar e vencer. Jackpot. De quebra, ainda impôs mais uma derrota ao Sport, que é um clube que não atrai nenhuma simpatia, mesmo inofensivo.

A semana se inicia tendo pela frente o Cerro Porteño e mais um Derby no fim-de-semana, no eterno vira-chavinha que teremos pela frente até a partida para o Mundial. Para essa sequência, vamos torcer para que Estêvão, que sofreu uma tentativa de assassinato sem que o juiz expulsasse o volante do Sport, não tenha sofrido nenhuma lesão. Cada vez mais quente, a temporada vai exigir tudo de nosso elenco. VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações

Sport

Caíque França
Hereda
Matheus Alexandre
João Silva
Chico
Igor Cariús
Rivera
Du Queiroz
Fabrizio Domínguez
Sérgio Oliveira
Lucas Lima
Lenny Lobato
Chrystian Barletta
Carlos Alberto
Pablo
Arthur Sousa
Pepa

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Dava pra ter feito melhor no gol do Sport; só se salva se estivesse com a visão encoberta.
5
Bruno Fuchs
Cobriu o Giay na briga com o Barletta; não teve muitas chances de fazer seus bons passes longos.
6
Raphael Veiga
Foi a mexida tática que mudou o jogo; Veiga deu trabalho e sofreu o pênalti decisivo.
7
Murilo
Voltou a jogar com firmeza e altivez.
7
Micael
Cedeu o escanteio que deu origem ao gol de forma tola, e aparentemente se desconcentrou. Muitos erros.
5
Giay
Errou quase tudo o que tentou, mas não se abalou e foi importante para abafar a pressão final do Sport.
5
Emi Martínez
Se desdobrou para tentar equilibrar o meio no pavoroso primeiro tempo.
6
Aníbal Moreno
Joga mal porque fica na reserva e não tem ritmo de jogo, ou não tem ritmo de jogo porque entra mal e volta pra reserva?
5.5
Lucas Evangelista
Tecnicamente é muito bom, mas precisa entender a dinâmica do time, quando e para onde correr.
6
Vitor Roque
Entrou e deu muita força ao ataque, ajudando a empurrar o Sport para sua área.
6.5
Felipe Anderson
Era um charuto na boca de banguela, ia pra lá e pra cá mas não encaixava.
6
Estêvão
Só de estar em campo já causou pânico na defesa do adversário. Mudou o nível do time que estava em campo.
6.5
Vanderlan
Já está em sua quinta temporada no profissional e não deslancha.
5.5
Piquerez
Não precisa jogar demais para ser muito superior ao Vanderlan. Acertou cruzamentos e cravou o pênalti.
7.5
Facundo Torres
É muito importante taticamente, preenche espaços com muita facilidade e tem um ótimo toque na bola.
7.5
Flaco López
O melhor do time, prendendo zagueiros, usando o corpo e chamando os lances. Se não sofre o pênalti, faria o gol; cobrou tirando do goleiro.
8

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

'
Palmeiras

19'
Sport

Lucas Lima cobrou falta próxima à linha de fundo e cruzou na medida para João Silva, que cabeceou firme, mas Weverton agarrou.

31'
Palmeiras

PÊEEEENALTI PARA O PALMEIRAS! Vanderlan dominou a bola na meia esquerda e cruzou na medida para Flaco López, que foi puxado por Chico e Bruno Arleu apontou a marca da cal.

34'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLLL DO PALMEIRAS! Flaco López foi para a bola de perna esquerda e bateu alto, no meio do gol.

39'
Sport

Gol do Sport. Lucas Lima cobrou escanteio pela direita e cruzou na medida para Barletta; livre de marcação, o camisa 30 bateu de primeira, de voleio, no canto esquerdo de Weverton.

44'
Sport

NA TRAVE! Sérgio Oliveira cobrou falta da intermediária, a bola desviou levemente em Murilo, na barreira, e expldiu no travessão de Weverton.

51'

Bruno Arleu apitou o fim da primeira etapa após seis minutos de acréscimo.


Segundo tempo

'
Palmeiras

Entraram: Piquerez e Estêvão
Saíram: Vanderlan e Felipe Anderson

4'
Palmeiras

UUUUUHHHH! Estêvão cobrou falta proóximo à meia lua da área, bateu por cima de barreira e a bola passou tirando tinta do travessão.

11'

TENTOU O GOLAÇO! Flaco López recebeu a bola próximo à linha de meio-campo e já virou batendo para o gol, tentando encobrir Caíque França, mas a bola saiu à esquerda do gol.

14'
Palmeiras

Entraram: Aníbal Moreno e Raphael Veiga
Saíram: Emi Martínez e Bruno Fuchs

16'
Palmeiras

BOA CHEGADA! Aníbal Moreno recebeu a bola na meia direita e cruzou no segundo pau para Facundo Torres, que chegou cabeceando com perigo, mas Caíque França fez excelente defesa e espalmou para escanteio.

25'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, alçou a bola na área, a defesa afastou e a bola sobrou com Piquerez, que bateu firme para o gol de fora da área, mas a bola saiu por cima da meta.

30'
Palmeiras

Entrou: Vitor Roque
Saiu: Lucas Evangelista

32'
Palmeiras

ELE TEVE A CHANCE! Estêvão recebeu a bola na ponta direita, cortou para dentro e encontrou Raphael Veiga na entrada da área; livre de marcação, o camisa 23 teve espaço para finalizar, mas pegou muito mal na bola e Caíque França pegou facilmente.

45'
Palmeiras

PÊEEENALTI PARA O PALMEIRAS! Raphael Veiga invadiu a área com a bola dominada, tentou a finta para cima de Matheus Alexandre e foi derrubado pelo camisa 33.

47'
Palmeiras

GOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Piquerez foi para a cobrança de perna esquerda e bateu no canto direito de Caíque França, que caiu para o outro lado e nem saiu na foto.

52'

Bruno Arleu de Araujo, como sempre, medíocre, encerrou o jogo.