Athletico-PR X Palmeiras

06/12/2021 - 19:00 Campeonato Brasileiro Arena da Baixada

Muito boa a apresentação dos meninos em Curitiba, aumentando o tabu do Palmeiras não perder para o Athletico para oito jogos.

Com uma linha de cinco, Matheus Fernandes distribuindo o jogo e Fabinho flutuando entre as duas linhas, o Palmeiras resistiu à pressão inicial do time da casa, equilibrou o jogo e chegou a ter uma bola na trave e quase conseguiu um pênalti.

Obviamente o ritmo do Athletico, com seu experiente time praticamente completo, prevaleceu e o domínio das ações coube ao time da casa. Foi aí que apareceram a organização e a disciplina tática de nossos meninos, algo incomum para a idade.

Diante de uma torcida atuante, com quase 20 mil pessoas no estádio, nossa molecada não se intimidou e segurou o empate como um grande resultado. Para isso, contou com uma estupenda atuação de Vinicius Silvestre, capitão do time, que aos 27 anos vai ganhando confiança a cada chance recebida.

A poucos minutos do fim do jogo, PV Gomes arriscou um pouco para tentar a vitória, ao tirar Lucas Freitas para colocar Pedro Bicalho, aumentando o poder de ligação com a velocidade dos pontas e desmontando a linha de 5. Ninguém abriu o placar, mas a ousadia precisa ser reconhecida.

Foi um belo teste para esses meninos, que tendem a ser a base do time que vai jogar o campeonato paulista a partir da última semana de janeiro – e claro, a Copa São Paulo, de volta ao calendário em 2022. A base vem forte! VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações

Athletico-PR

Santos
Pedro Henrique
Zé Ivaldo
Thiago Heleno
Nicolas
Hernández
Marcinho
Erick
Fernando Canesin
Márcio Azevedo
Abner
Pedrinho
Nikão
Bissoli
Pedro Rocha
Jader
Alberto Valentim

Notas

Jogador Descrição Nota
Vinicius Silvestre
Fez duas defesaças que, se virarem rotina, o credenciam até para disputar a posição com Weverton.
9
Gustavo Garcia
Compôs com perfeição a última linha, com o posicionamento sempre correto.
7
Michel
Comandou a zaga com panca de xerife. Tem futuro!
8
Naves
Doação completa; chegou a se atirar com a cabeça numa bola que tinha o endereço - e foi a nocaute.
6.5
Lucas Freitas
Jogou sério, rebatendo tudo e não dando chances aos atacantes do time da casa.
7.5
Pedro Bicalho
Jogou pouco.
s/n
Vanderlan
Não apenas fechou muito bem o lado esquerdo, como também apoiou com bons cruzamentos.
7
Fabinho
Parece que joga muito mais quando está no profissional do que na base.
7
Giovani
Pouco acionado, apareceu mais compondo a primeira linha na marcação, com muita consciência tática.
6.5
Matheus Fernandes
Aos 23 anos, parecia um veterano, comandando a molecada e cavando com propriedade um lugar de mais destaque no elenco principal.
8.5
Vitinho
Criou boas jogadas e chegou a cabecear uma bola na trave.
7
Gabriel Silva
Apareceu pouco, mas era claramente uma ameaça ao gol de Santos: com uma bola encaixada, estaria na cara do gol.
6.5

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

4'
Athletico-PR

Depois de tentativa de infiltração de Pedro Rocha na área, a zaga rebateu e Erick tentou o chute cruzado; a bola desviou na zaga e Pedro Rocha ficou com a sobra dentro da pequena área, mas Vinicius se atirou nos pés do atacante do Athletico e fechou o ângulo – a bola saiu em tiro de meta.

20'
Palmeiras

Matheus Fernandes articulou e abriu na profundidade para Garcia, que cruzou no primeiro pau; Vitinho fechou e testou firme – a bola beijou a trave esquerda de Santos e saiu pela linha de fundo.

24'
Palmeiras

Desta vez Matheus Fernandes distribuiu pela esquerda; Vanderlan cruzou e Garcia chegou testando no segundo pau, mas errou o alvo.

33'

Vitinho marcou a saída de bola, roubou de Pedro Henrique e tentou rolar para a área; Thiago Heleno deu o carrinho e interceptou a bola com a mão. O árbitro foi ao VAR e marcou falta de Vitinho na roubada de bola e salvou o CAP de ter um pênalti contra si.

41'
Athletico-PR

Pedro Rocha tabelou com Abner e entrou na área; Vinicius saiu por baixo e rachou com o atacante, que deu o último toque na bola que saiu pela linha de fundo.

46'
Athletico-PR

Canesin recebeu de Pedro Rocha livre na marca do pênalti e tocou na saída de Vinicius, que atacou a bola e fez uma enorme defesa.

48'

O árbitro encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações para o segundo tempo.

16'
Athletico-PR

Após escanteio da direita, Bissoli testou no canto direito de Vinicius, que voou rasante, trocou de mão e salvou o Verdão.

24'
Athletico-PR

Após escanteio da esquerda, a bola cruzou a área e Marcinho bateu cruzado; a bola ia em direção ao poste direito mas Matheus Fernandes, na dúvida, afastou o perigo debaixo do travessão.

32'
Athletico-PR

Pedrinho entrou driblando pela esquerda e rolou para Canesin, que disparou da entrada da área – a bola saiu por cima do travessão.

34'
Athletico-PR

Nikão recebeu em velocidade pela direita, passou por Fabinho, foi ao fundo para tirar de Vinicius e tocou quase sem ângulo; mesmo assim a bola entraria se Michel não tirasse o perigo em cima da risca.

36'
Athletico-PR

Pedro Henrique bateu forte da intermediária; Vinicius pegou bem por baixo, sem rebote.

39'

Pedro Bicalho entrou no lugar de Lucas Freitas; o Palmeiras desmanchou a linha de cinco.

50'

O sempre fraco Wagner Magalhães encerrou a partida.