Cerro Porteño X Palmeiras
07/05/2025 - 21:30 | Libertadores da América | General Pablo Rojas |
O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 0 em Asunción e garantiu o primeiro lugar do Grupo G da Libertadores com 2 rodadas de antecedência. Como ainda vai receber o Sporting Cristal e o Bolívar, a chance de terminar a fase de grupos em primeiro lugar geral, com 100% de aproveitamento, é real. Mais que isso, ainda teremos a chance de fazer esses dois jogos sem muita pressão, poupando jogadores que estejam apresentando desgaste. Enquanto isso, times como Flamengo e Botafogo estão flertando com a eliminação e terão jogos de vida ou morte na próxima semana.
A vitória que deu toda essa tranquilidade ao Palmeiras veio mais uma vez numa combinação de muita organização defensiva com letalidade no ataque. O Cerro Porteño teve muito mais posse de bola no terço final, mas parava em nossa marcação. O Verdão, por sua vez, sabia exatamente o que fazer com o espaço que o time da casa proporcionava e, quando chegava, levava muito perigo.
O Cerro veio armado num 3-5-2 que segurou nossos laterais. Isso fez com que nosso ataque pela esquerda fosse seriamente prejudicado, já que Facundo Torres estava afunilado e a defesa deles conseguiu ficar fechada por aquele lado. Na direita, Allan não conseguia se conectar com Vitor Roque e Estêvão; Giay estava preso, e assim ficamos dependendo do trio de ataque encaixar uma boa jogada – Estêvão organizando; Facundo e Vitor Roque se movimentando.
Mas o Cerro, além de tudo, fez um jogo muito físico, o que dificultava as coisas para Facundo Torres. Lucas Evangelista e Emi Martínez fizeram suas partes, respondendo ao confronto, mas o Palmeiras teve poucas chances. A parte boa é que o Cerro não teve nenhuma, mesmo com a bola por muito tempo em nosso campo.
O Verdão teve uma boa oportunidade no começo do jogo; após bola esticada, Arias saiu da área e afastou mal de cabeça; Facundo Torres ficou com a sobra e tentou bater enquanto o goleiro estava fora da meta e soltou o canudo, mas Arias conseguiu fazer a defesa.
Aos 40, Estêvão roubou a bola e se projetou enquanto Lucas Evangelista conduzia; a falta, como sempre, veio, mas Lucas se levantou muito rápido e cobrou nos pés de Estêvão, que recebeu de frente para o gol, ainda na intermediária, ajeitou o corpo e disparou um foguetaço no ângulo esquerdo de Arias. Golaço-aço-aço.
E o Verdão ainda teve uma chance de ouro aos 44, aproveitando o momento de instabilidade do time da casa: Vitor Roque roubou de Piris da Motta, que era o último homem, ainda no meio do campo, e disparou em direção ao gol, sem ninguém a persegui-lo; ao chegar na frente do goleiro, o camisa 9, que tinha Estêvão a seu lado, fechou os olhos e chutou – a bola foi exatamente em cima do goleiro, com os dois cantos à disposição. Uma conclusão patética que custou muito ao estado mental do atacante.
Abel só trocou os amarelados no intervalo, já que o jogo tendia a permanecer muito físico e não valia o risco das expulsões. Richard Ríos e Murilo entraram de forma oposta: o zagueiro, calmo e tranquilo; já o camisa 8, incendiário , mas bastante participativo. Aos 3, Richard acionou Estêvão na área e o camisa 41 cortou para dentro antes de chutar por cima do travessão.
O Cerro subiu sua marcação e deixou espaços. Numa roubada de bola, em contra-ataque 3 contra 3, Rivas teve uma boa chance dentro da área, mas concluiu pelo alto.
Abel mandou a campo Mayke e Paulinho e o time melhorou bastante, principalmente em função da força do camisa 10. Numa de suas primeiras jogadas, Paulinho pegou uma bola atrasada por Vitor Roque, após jogada de Mayke pela direita, e mandou uma bomba à queima-roupa – Arias fez uma defesa espetacular, espalmando a bola como pôde, e ela ainda explodiu no travessão.
Quem estava nitidamente abalado era Vitor Roque, certamente ainda pensando naquele lance do fim do primeiro tempo. Mas mesmo com Flaco López à disposição, Abel manteve o camisa 9 em campo, confiando que a recuperação viria.
O jogo estava muito mais para o segundo do Verdão do que para o empate; o Cerro não ameaçava o Palmeiras e ainda seguia deixando espaços. Aos 38, Estêvão quase fez mais um, chutando da entrada da área uma bola cheia de veneno que Arias só conseguiu defender colocando o corpo na frente da bola, que explodiu em seu peito. Logo depois, o camisa 41 saiu para a volta de Raphael Veiga, depois de um mês parado.
O Verdão levou dois sustos no mesmo lance, aos 43: em mais uma tentativa de se aproximar, o Cerro tramou a jogada pela esquerda e Viera chutou meio sem jeito; a bola encobriu Weverton e pingou no travessão; na volta, Rodrigo Gómez recolocou na área e Torres testou no primeiro pau – a bola triscou a trave esquerda de Weverton, que estava na jogada.
Quando parecia que o jogo terminaria com o placar mínimo, Paulinho roubou uma bola no meio-campo e abriu para Vitor Roque na esquerda; exausto, o camisa 9 imprimiu um último esforço: partiu pra cima de Velázquez, entrou na área pelo lado, cortou o zagueiro paraguaio, retornou para ganhar um pouco mais de ângulo, evitou dois defensores adversários e girou o corpo para, enfim, colocar a bola no fundo do gol e tirar um caminhão das costas. Um gol de muita raça.
O Verdão chegou à décima-nona partida seguida sem derrota fora de casa. É uma marca extraordinária que impõe muito respeito e eventualmente abala a confiança adversário antes mesmo do jogo começar. O Palmeiras faz as coisas ficarem mais fáceis. E o time segue crescendo a cada jogo.
O que não pode é diminuir o ritmo. Até porque, domingo tem clássico e precisamos vencer para nos mantermos na ponta do Brasileirão – e dá-lhe chavinha. VAMOS PALMEIRAS!
Pós jogo
Ficha Técnica
Escalações
Cerro Porteño
Arias
Alan Benítez

Rodrigo Gómez
Velázquez
Quintana
Pérez
Rivas

Domínguez
Piris da Motta

Valdez
Viera
Carrizo

Sergio Araújo
Iturbe

Aguayo
Torres
Diego Martínez
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonUma saída arrojada no primeiro tempo e muita sorte no final do jogo. 7 
GiayÉ dele e ninguém tasca: a lateral direita do Palmeiras, depois de quase dez anos entre Mayke e Marcos Rocha, tem um novo dono. 7 
Gustavo GómezA torcida do Cerro o odeia muito! E ele parece que gosta disso: sempre joga bem contra eles. 7 
Bruno FuchsIrregular, cometeu alguns erros evitáveis. 5.5 
MuriloEntrou tranquilo, cuidadoso, recuperando ritmo. 6.5 
VanderlanFicou preso por Benítez; não comprometeu. 6 
Emi MartínezParece que sempre sabe a melhor coisa a ser feita, tem uma leitura excepcional do gramado. 6.5 
Lucas EvangelistaJá encaixou. Usa a experiência e a boa técnica para tomar conta do setor. 7.5 
Richard RíosEntrou elétrico, deixando o jogo mais quente ainda. E jogou bola, que é o que mais importa. 6.5 
AllanNão conseguiu se conectar com Estêvão e Vitor Roque. Taticamente, sempre bem na recomposição. 5.5 
MaykeRecuperando ritmo. 6 
EstêvãoÉ impressionante como a bola o procura. E ele retribiu sem o menor problema! Que privilégio ver esse craque com nossa camisa. DESFRUTEMOS! 8.5 
Raphael Veiga s/n 
Facundo TorresSentiu o jogo físico dos paraguaios; estava afunilado mas não teve a companhia de Vanderlan passando por fora - o camisa 6 ficou preso por Benítez. Aí, foi presa fácil. 6 
PaulinhoEntrou com força física e técnica; melhorou demais o setor esquerdo. 7 
Vitor RoqueDo inferno ao céu, Vitor contou com a confiança do treinador e correspondeu, mostrando uma resiliência admirável. E o vidro de catchup parece que desentupiu mesmo! 7
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo
'
Palmeiras

13'
Palmeiras
Arias saiu mal do gol e entregou a bola para Facundo Torres; o camisa 17 dominou e bateu firme, de fora da área, mas o goleiro defendeu em dois tempos.
42'
Palmeiras
GOLAAAÇO DO PALMEIRAS! Lucas Evangelista sofreu falta na intermediária de ataque, levantou e cobrou rapidamente tocando para Estêvão; o camisa 41 dominou e bateu firme de perna esquerda, com curva, na bochecha da rede, à esquerda de Arias.
44'
Palmeiras
PERDEEEEEU! Vitor Roque roubou a bola no ataque e partiu sozinho em velocidade, só ele contra o goleiro, enquanto Estêvão passava correndo, também livre; o camisa 9 preferiu finalizar, mas bateu em cima de Arias.
49' Piero Maza apitou o final de um primeiro tempo bem pegado, de imposição física dos dois times.
Segundo tempo
Entraram: Murilo e Richard Ríos
Saíram: Bruno Fuchs e Lucas Evangelista
Abel optou por tirar os dois jogadores que tinham cartão amarelo, evitando o risco de uma expulsão em uma partida de muitas divididas fortes dos dois lados.
4'
Palmeiras
BOA CHEGADA! Richard Ríos recebeu na ponta esquerda e fez boa inversão pelo alto para Estêvão; dentro da área, o camisa 41 puxou para dentro e bateu firme de perna esquerda, mas a bola passou por cima do gol.
7'
Cerro Porteño
Carrizo roubou a bola no meio e tocou para Rivas na ponta esquerda; o lateral chegou finalizando, mas mandou por cima do gol.
18'
Palmeiras
Entraram: Mayke e Paulinho
Saíram: Allan e Facundo Torres
25'
Palmeiras
NA TRAVEEEEE! Mayke cruzou na área para Vitor Roque, que ajeitou a bola para Paulinho chegar batendo de voleio, no canto direito, no alto; Arias espalmou e a bola explodiu no travessão.
37'
Palmeiras
Mayke disparou pela ponta direita, chegou à linha de fundo e cruzou pelo alto para Vitor Roque; o camisa 9 saltou bem, mas cabeceou por cima do gol.
38'
Palmeiras
Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Estêvão
43'
Cerro Porteño
NA TRAVE DUAS VEZES! Viera recebeu na entrada da área, dominou e fuzilou a bola na trave; na sequência, Rodrigo Gómez dominou na ponta direita e cruzou na medida para Jonatán Torres, que cabeceou também na trave.
49'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Paulinho roubou a bola no campo de ataque e descolou bom passe em profundidade para Vitor Roque; o camisa 9 disparou em velocidade pela esquerda, chegou à linha de fundo, levou para dentro, fintou o goleiro e bateu firme no canto esquerdo para se redimir da falha do primeiro tempo.
51' Piero Maza encerrou a partida após cinco minutos de acréscimo.
Escalações

Cerro Porteño
![]() Arias |
![]() Alan Benítez ![]() |
![]() ![]() Rodrigo Gómez |
![]() Velázquez |
![]() Quintana |
![]() Pérez |
![]() Rivas ![]() |
![]() ![]() Domínguez |
![]() Piris da Motta ![]() |
![]() ![]() Valdez |
![]() Viera ![]() |
![]() Carrizo ![]() |
![]() ![]() Sergio Araújo |
![]() Iturbe ![]() |
![]() ![]() Aguayo |
![]() Torres |
![]() Diego Martínez |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Uma saída arrojada no primeiro tempo e muita sorte no final do jogo. | 7 |
![]() | Giay É dele e ninguém tasca: a lateral direita do Palmeiras, depois de quase dez anos entre Mayke e Marcos Rocha, tem um novo dono. | 7 |
![]() | Gustavo Gómez A torcida do Cerro o odeia muito! E ele parece que gosta disso: sempre joga bem contra eles. | 7 |
![]() | Bruno Fuchs Irregular, cometeu alguns erros evitáveis. | 5.5 |
![]() | Murilo Entrou tranquilo, cuidadoso, recuperando ritmo. | 6.5 |
![]() | Vanderlan Ficou preso por Benítez; não comprometeu. | 6 |
![]() | Emi Martínez Parece que sempre sabe a melhor coisa a ser feita, tem uma leitura excepcional do gramado. | 6.5 |
![]() | Lucas Evangelista Já encaixou. Usa a experiência e a boa técnica para tomar conta do setor. | 7.5 |
![]() | Richard Ríos Entrou elétrico, deixando o jogo mais quente ainda. E jogou bola, que é o que mais importa. | 6.5 |
![]() | Allan Não conseguiu se conectar com Estêvão e Vitor Roque. Taticamente, sempre bem na recomposição. | 5.5 |
![]() | Mayke Recuperando ritmo. | 6 |
![]() | Estêvão É impressionante como a bola o procura. E ele retribiu sem o menor problema! Que privilégio ver esse craque com nossa camisa. DESFRUTEMOS! | 8.5 |
![]() | Raphael Veiga | s/n |
![]() | Facundo Torres Sentiu o jogo físico dos paraguaios; estava afunilado mas não teve a companhia de Vanderlan passando por fora - o camisa 6 ficou preso por Benítez. Aí, foi presa fácil. | 6 |
![]() | Paulinho Entrou com força física e técnica; melhorou demais o setor esquerdo. | 7 |
![]() | Vitor Roque Do inferno ao céu, Vitor contou com a confiança do treinador e correspondeu, mostrando uma resiliência admirável. E o vidro de catchup parece que desentupiu mesmo! | 7 |


Arias saiu mal do gol e entregou a bola para Facundo Torres; o camisa 17 dominou e bateu firme, de fora da área, mas o goleiro defendeu em dois tempos.

GOLAAAÇO DO PALMEIRAS! Lucas Evangelista sofreu falta na intermediária de ataque, levantou e cobrou rapidamente tocando para Estêvão; o camisa 41 dominou e bateu firme de perna esquerda, com curva, na bochecha da rede, à esquerda de Arias.

PERDEEEEEU! Vitor Roque roubou a bola no ataque e partiu sozinho em velocidade, só ele contra o goleiro, enquanto Estêvão passava correndo, também livre; o camisa 9 preferiu finalizar, mas bateu em cima de Arias.
Piero Maza apitou o final de um primeiro tempo bem pegado, de imposição física dos dois times.
Entraram: Murilo e Richard Ríos
Saíram: Bruno Fuchs e Lucas Evangelista
Abel optou por tirar os dois jogadores que tinham cartão amarelo, evitando o risco de uma expulsão em uma partida de muitas divididas fortes dos dois lados.

BOA CHEGADA! Richard Ríos recebeu na ponta esquerda e fez boa inversão pelo alto para Estêvão; dentro da área, o camisa 41 puxou para dentro e bateu firme de perna esquerda, mas a bola passou por cima do gol.

Carrizo roubou a bola no meio e tocou para Rivas na ponta esquerda; o lateral chegou finalizando, mas mandou por cima do gol.

Entraram: Mayke e Paulinho
Saíram: Allan e Facundo Torres

NA TRAVEEEEE! Mayke cruzou na área para Vitor Roque, que ajeitou a bola para Paulinho chegar batendo de voleio, no canto direito, no alto; Arias espalmou e a bola explodiu no travessão.

Mayke disparou pela ponta direita, chegou à linha de fundo e cruzou pelo alto para Vitor Roque; o camisa 9 saltou bem, mas cabeceou por cima do gol.

Entrou: Raphael Veiga
Saiu: Estêvão

NA TRAVE DUAS VEZES! Viera recebeu na entrada da área, dominou e fuzilou a bola na trave; na sequência, Rodrigo Gómez dominou na ponta direita e cruzou na medida para Jonatán Torres, que cabeceou também na trave.

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Paulinho roubou a bola no campo de ataque e descolou bom passe em profundidade para Vitor Roque; o camisa 9 disparou em velocidade pela esquerda, chegou à linha de fundo, levou para dentro, fintou o goleiro e bateu firme no canto esquerdo para se redimir da falha do primeiro tempo.
Piero Maza encerrou a partida após cinco minutos de acréscimo.