Palmeiras X Inter de Limeira
09/02/2023 - 19:30 | Campeonato Paulista | Allianz Parque |
O Palmeiras venceu a Inter de Limeira por 2 a 0 e segue fazendo sua pré-temporada de 2023 em plena competição oficial. O Verdão se impôs sobre um adversário que ensaiou uma trocação e deu-se ao luxo de desperdiçar dois pênaltis ao longo do jogo.
Além da ousadia do time de Limeira, que assumiu o risco de enfrentar o Palmeiras de peito aberto, a partida se caracterizou pelas várias experiências promovidas por Abel Ferreira durante o jogo, mexendo na disposição tática da equipe algumas vezes ao longo dos dois tempos, sem necessariamente fazer substituições.
Nos primeiros quinze minutos, o time de Limeira tentou sair na frente para achar seu golzinho, e surpreendentemente avançou suas linhas, pegando nossa marcação “de surpresa”. O resultado foi um jogo muito dinâmico, com chances de gol claras dos dois lados.
Melhor para o Palmeiras, que abriu o placar aos 17 minutos num pênalti sofrido por Endrick, que entraria no gol com bola e tudo não fosse a falta do goleiro. Depois do gol de Raphael Veiga, o Verdão acertou a marcação no meio e passou a dominar a Inter por completo.
Com atuações destacadas de Dudu, Endrick e Veiga, apoiados por Gabriel Menino, Piquerez e Marcos Rocha, o Verdão encurralou o time do interior. A alternância do lateral que apoia, espelhando o time de um lado para outro durante o primeiro tempo, aliás, foi um treinamento bem sucedido para uma variação que pode ser bastante necessária durante a temporada.
As subidas de Gabriel Menino ao ataque, cada vez mais pisando na área, foi outra característica interessante – algo que já pudemos ver em Brasília e que fica claro que não foi por acaso. O camisa 25 esteve bem perto de fazer o segundo gol em pelo menos duas cabeçadas perigosíssimas, salvas pelo goleiro Léo Vieira, seguramente o melhor jogador em campo.
Foi num apoio de Piquerez, logo após a inversão de papéis dos laterais, que saiu o segundo gol. Enquanto a defesa da Inter ainda tentava entender que quem faziam as larguras agora eram Piquerez e Rony, e não mais Marcos Rocha e Dudu, o uruguaio recebeu um passe do camisa 7, encontrou uma clareira, entrou em diagonal e soltou um balaço de trivela, inapelável para Léo Vieira.
O primeiro tempo só não terminou com o placar mais dilatado porque Dudu desperdiçou um pênalti nos acréscimos – ele mesmo havia sofrido a falta de Douglas dentro da área, claríssima, mas que a arbitragem de Edina Batista precisou ser alertada pelo VAR para assinalar. O Baixola buscou o canto esquerdo, mas tirou demais e chutou para fora.
O segundo tempo continuou pródigo em experiências, com Abel invertendo as posições de Rony e Endrick nos minutos iniciais, para depois liberar os dois laterais para subirem ao mesmo tempo – Zé Rafael ficou encarregado da cobertura e Menino se manteve atento na proteção.
As substituições foram acontecendo e o ritmo do time, naturalmente, diminuiu. O jogo só voltou a ficar movimentado com mais uma ótima entrada de Giovani, que bagunçou completamente o lado esquerdo da defesa da Inter, até sofrer mais um pênalti, que Raphael Veiga bateu forte, no canto – e Léo Vieira buscou de forma espetacular.
Assim terminou o confronto, com um saldo muito positivo para o Verdão: manteve a ponta do torneio, movimentou boa parte do elenco e testou diversas formações novas para superar as ainda sentidas perdas de Danilo e Gustavo Scarpa.
Enquanto os adversários seguem tropeçando feio, o Verdão, como diria Zé Roberto, vai afiando suas armas para mais uma temporada duríssima. E o faz de forma invicta, sobrando. É muita alegria pra uma torcida só. VAMOS PALMEIRAS!
Pós jogo
Ficha Técnica
Escalações
Palmeiras
Inter de Limeira
Léo Vieira
Léo Duarte
Leandro Silva
Douglas
Zé Mário
Claudinei
Uillian Correia

Canesin
Everton Brito

Bill
Matheus Oliveira

Jean Martim
Iago Teles

Eliandro
Chrigor

Jonathas
Pintado
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonDuas defesaças no primeiro tempo em momentos difíceis do jogo. 8.5 
Marcos RochaPartidaça, Com todos os fundamentos ofensivos e defensivos. E nem era final. 8 
Gustavo GómezPartida padrão do nosso capitão. 7 
MuriloZagueirou com correção sempre que exigido. 6.5 
PiquerezAlém do golaço de trivela, fez com perfeição todas as funções de ataque e defesa, com todas as dificuldades das muitas variações propostas pelo treinador. 9 
Gabriel MeninoMais uma partida em alto nível, fazendo até papel de centroavante. 8 
Jailson s/n 
Zé RafaelA locomotiva do meio-campo fez mais um jogo estupendo. 8 
Luan s/n 
DuduNão fosse o pênalti para fora, teria sido um dos melhores em campo. Jogou demais. 7.5 
Breno Lopes s/n 
Raphael VeigaEram 40 do segundo tempo e estava marcando adversário na linha de fundo defensiva. Afiadíssimo, ate o pênalti defendido ele bateu bem. 8 
RonyAs dificuldades técnicas de sempre. 6 
Flaco López s/n 
EndrickMesmo com o jejum de gols persistindo, segue com a cabeça fresca e jogando para o time. 7.5 
GiovaniJá é o décimo-segundo jogador do time. Vai conquistando seu espaço com muito estilo. 7.5
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo

1'
Palmeiras
Dudu foi lançado em velocidade por Raphael Veiga, entrou na área, pedalou e tocou para Endrick, que arredondou a bola dominando pelo alto e emendando um chute acrobático que explodiu na forquilha – na sequência a zaga afastou para escanteio. O gol não valeria, já que esbarrou na mão de Endrick.
3'
Inter de Limeira
Léo Duarte cobrou escanteio da direita, a bola foi desviada no primeiro pau e Everton Brito conseguiu escorar de dentro da pequena área, mas não deu direção e a bola saiu à direita do gol.
4'
Palmeiras
Depois de escanteio para direita, Endrick disputou a bola no bico da área e ela ficou com Gabriel Menino, que tentou encobrir Léo Vieira – o goleiro deu um tapinha por cima do gol.
8'
Inter de Limeira
Matheus Oliveira deu o passe por trás de toda a zaga, da esquerda para a direita, e achou Everton Brito dentro da área, nas costas de Piquerez, e o ponteiro chutou forte para ótima defesa de Weverton.
13'
Palmeiras
Dudu mais uma vez fez a jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau, na pequena área – Rony subiu pressionado e testou por cima do gol.
17'
Palmeiras
GOL DO PALMEIRAS! Zé Rafael deu um belo passe para Endrick, que dominou, entrou na área, driblou o goleiro e foi derrubado – Edina Batista marcou o pênalti. Raphael Veiga bateu rasteiro no canto esquerdo – batida perfeita – e abriu o placar.
18'
Inter de Limeira
Everton Brito recebeu cruzamento por baixo de Zé Mario, chutou a primeira que bateu em Murilo, voltou para ele mesmo que chutou a segunda – Weverton defendeu com rebote e Murilo afastou o perigo.
24'
Palmeiras
Dudu fez a jogada típica: recebeu aberto pela direita, entrou em diagonal e soltou a bomba – Léo Vieira espalmou no canto direito.
24'
Palmeiras
Zé Rafael cruzou da esquerda, na marca do pênalti, para linda testada de Gabriel Menino – Léo Vieira saltou no canto direito e evitou o segundo do Verdão.
29'
Palmeiras
Gabriel Menino cruzou da direita, Endrick não pegou a cabeçada em cheio e a bola caiu com Dudu na esquerda; a bola foi recuada para Piquerez, que cruzou de canhota na cabeça de Gabriel Menino, que obrigou Léo Vieira a fazer outra defesaça no canto direito.
32'
Inter de Limeira
Iago recebeu lindo passe de Matheus Oliveira, por trás de Marcos Rocha, e saiu na cara do gol – o toque por baixo tinha o endereço, mas Weverton, com muito reflexo, desviou a bola para escanteio com o pé esquerdo.
O Palmeiras inverteu a função dos laterais e dos pontas: Piquerez passou a apoiar e Marcos Rocha guardou posição; Rony passou a jogar mais aberto e Dudu afunilou.

35'
Palmeiras
GOLAÇO DO PALMEIRAS! Piquerez recebeu belo passe de Dudu, aproveitou o espaço por dentro e entrou em diagonal; a defesa só cercou e ele ameaçou chutar com a direita, mas acabou mesmo batendo de trivela com a canhota, cruzado, e fez um golaço!
41'
Palmeiras
Dudu aproveitou roubada de bola de Zé Rafael, enquadrou o corpo e chutou forte – Léo Vieira defendeu firme no canto direito.
44'
Palmeiras
Dudu foi calçado por Douglas dentro da área e, só depois da chamada do VAR, é que a árbitra assinalou o pênalti. Dudu bateu rasteiro e forte, mas para fora, à esquerda do gol.
45'
Palmeiras
Endrick, aberto pela direita, tocou para Rony, que serviu Raphael Veiga dentro da área – o camisa 23 chutou rápido, buscando o ângulo esquerdo de Léo Vieira, mas errou por dois dedos.
48' Edina Batista, salva pelo VAR, encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários. Mas Endrick trocou de função com Rony.

5'
Palmeiras
Raphael Veiga recebeu por dentro, de costas para o gol, girou e tentou surpreender Léo Vieira com um toque por elevação, mas a bola saiu à esquerda do gol.
8'
Palmeiras
Dudu enfiou no facão para Raphael Veiga, que cruzou por baixo – a bola cruzou a pequena área e passou por Endrick e por Rony, saindo pela linha de fundo.
10' Mais uma movimentação tática no Palmeiras. Abel usando o estadual para evoluir o time.

18'
Inter de Limeira
Jonathas tabelou com Iago, ficou livre dentro da área e tocou na saída de Weverton, mas tirou demais e acabou tocando à esquerda do gol.
19' Saiu: Endrick
Entrou: Giovani
Saiu: Dudu
Entrou: Breno Lopes

28'
Palmeiras
Após passe errado na saída de bola, Raphael Veiga interceptou e com um toque deixou Rony na cara do gol – o camisa 10 chutou mal e deu chance para Léo Vieira fazer a defesa.
Saiu: Gabriel Menino
Entrou: Jailson
Saiu: Rony
Entrou: Flaco López

34'
Inter de Limeira
Bill fez jogada individual e bateu da meia esquerda; Weverton fez a ponte mas a bola passou ao lado da forquilha direita.
36'
Palmeiras
Breno Lopes soltou um foguete da meia esquerda; Léo Duarte defendeu com dificuldades.
37' Entrou: Luan
Saiu: Zé Rafael

43'
Palmeiras
Giovani entrou na área em velocidade e foi derrubado por trás por Zé Mário. A árbitra assinalou o pênalti, que Raphael Veiga chutou no mesmo canto, forte, e Léo Vieira buscou; no rebote Jailson enfiou o pé e Léo Vieira defendeu de novo.
49' Edina Batista encerrou o jogo.

Escalações

Palmeiras

Inter de Limeira
![]() Léo Vieira |
![]() Léo Duarte |
![]() Leandro Silva |
![]() Douglas |
![]() Zé Mário |
![]() Claudinei |
![]() Uillian Correia ![]() |
![]() ![]() Canesin |
![]() Everton Brito ![]() |
![]() ![]() Bill |
![]() Matheus Oliveira ![]() |
![]() ![]() Jean Martim |
![]() Iago Teles ![]() |
![]() ![]() Eliandro ![]() |
![]() Chrigor ![]() |
![]() ![]() Jonathas |
![]() Pintado |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Duas defesaças no primeiro tempo em momentos difíceis do jogo. | 8.5 |
![]() | Marcos Rocha Partidaça, Com todos os fundamentos ofensivos e defensivos. E nem era final. | 8 |
![]() | Gustavo Gómez Partida padrão do nosso capitão. | 7 |
![]() | Murilo Zagueirou com correção sempre que exigido. | 6.5 |
![]() | Piquerez Além do golaço de trivela, fez com perfeição todas as funções de ataque e defesa, com todas as dificuldades das muitas variações propostas pelo treinador. | 9 |
![]() | Gabriel Menino Mais uma partida em alto nível, fazendo até papel de centroavante. | 8 |
![]() | Jailson | s/n |
![]() | Zé Rafael A locomotiva do meio-campo fez mais um jogo estupendo. | 8 |
![]() | Luan | s/n |
![]() | Dudu Não fosse o pênalti para fora, teria sido um dos melhores em campo. Jogou demais. | 7.5 |
![]() | Breno Lopes | s/n |
![]() | Raphael Veiga Eram 40 do segundo tempo e estava marcando adversário na linha de fundo defensiva. Afiadíssimo, ate o pênalti defendido ele bateu bem. | 8 |
![]() | Rony As dificuldades técnicas de sempre. | 6 |
![]() | Flaco López | s/n |
![]() | Endrick Mesmo com o jejum de gols persistindo, segue com a cabeça fresca e jogando para o time. | 7.5 |
![]() | Giovani Já é o décimo-segundo jogador do time. Vai conquistando seu espaço com muito estilo. | 7.5 |

Dudu foi lançado em velocidade por Raphael Veiga, entrou na área, pedalou e tocou para Endrick, que arredondou a bola dominando pelo alto e emendando um chute acrobático que explodiu na forquilha – na sequência a zaga afastou para escanteio. O gol não valeria, já que esbarrou na mão de Endrick.

Léo Duarte cobrou escanteio da direita, a bola foi desviada no primeiro pau e Everton Brito conseguiu escorar de dentro da pequena área, mas não deu direção e a bola saiu à direita do gol.

Depois de escanteio para direita, Endrick disputou a bola no bico da área e ela ficou com Gabriel Menino, que tentou encobrir Léo Vieira – o goleiro deu um tapinha por cima do gol.

Matheus Oliveira deu o passe por trás de toda a zaga, da esquerda para a direita, e achou Everton Brito dentro da área, nas costas de Piquerez, e o ponteiro chutou forte para ótima defesa de Weverton.

Dudu mais uma vez fez a jogada pela esquerda e cruzou no segundo pau, na pequena área – Rony subiu pressionado e testou por cima do gol.

GOL DO PALMEIRAS! Zé Rafael deu um belo passe para Endrick, que dominou, entrou na área, driblou o goleiro e foi derrubado – Edina Batista marcou o pênalti. Raphael Veiga bateu rasteiro no canto esquerdo – batida perfeita – e abriu o placar.

Everton Brito recebeu cruzamento por baixo de Zé Mario, chutou a primeira que bateu em Murilo, voltou para ele mesmo que chutou a segunda – Weverton defendeu com rebote e Murilo afastou o perigo.

Dudu fez a jogada típica: recebeu aberto pela direita, entrou em diagonal e soltou a bomba – Léo Vieira espalmou no canto direito.

Zé Rafael cruzou da esquerda, na marca do pênalti, para linda testada de Gabriel Menino – Léo Vieira saltou no canto direito e evitou o segundo do Verdão.

Gabriel Menino cruzou da direita, Endrick não pegou a cabeçada em cheio e a bola caiu com Dudu na esquerda; a bola foi recuada para Piquerez, que cruzou de canhota na cabeça de Gabriel Menino, que obrigou Léo Vieira a fazer outra defesaça no canto direito.

Iago recebeu lindo passe de Matheus Oliveira, por trás de Marcos Rocha, e saiu na cara do gol – o toque por baixo tinha o endereço, mas Weverton, com muito reflexo, desviou a bola para escanteio com o pé esquerdo.
O Palmeiras inverteu a função dos laterais e dos pontas: Piquerez passou a apoiar e Marcos Rocha guardou posição; Rony passou a jogar mais aberto e Dudu afunilou.

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Piquerez recebeu belo passe de Dudu, aproveitou o espaço por dentro e entrou em diagonal; a defesa só cercou e ele ameaçou chutar com a direita, mas acabou mesmo batendo de trivela com a canhota, cruzado, e fez um golaço!

Dudu aproveitou roubada de bola de Zé Rafael, enquadrou o corpo e chutou forte – Léo Vieira defendeu firme no canto direito.

Dudu foi calçado por Douglas dentro da área e, só depois da chamada do VAR, é que a árbitra assinalou o pênalti. Dudu bateu rasteiro e forte, mas para fora, à esquerda do gol.

Endrick, aberto pela direita, tocou para Rony, que serviu Raphael Veiga dentro da área – o camisa 23 chutou rápido, buscando o ângulo esquerdo de Léo Vieira, mas errou por dois dedos.
Edina Batista, salva pelo VAR, encerrou o primeiro tempo.
O Palmeiras voltou sem alterações dos vestiários. Mas Endrick trocou de função com Rony.

Raphael Veiga recebeu por dentro, de costas para o gol, girou e tentou surpreender Léo Vieira com um toque por elevação, mas a bola saiu à esquerda do gol.

Dudu enfiou no facão para Raphael Veiga, que cruzou por baixo – a bola cruzou a pequena área e passou por Endrick e por Rony, saindo pela linha de fundo.
Mais uma movimentação tática no Palmeiras. Abel usando o estadual para evoluir o time.

Jonathas tabelou com Iago, ficou livre dentro da área e tocou na saída de Weverton, mas tirou demais e acabou tocando à esquerda do gol.
Saiu: Endrick
Entrou: Giovani
Saiu: Dudu
Entrou: Breno Lopes

Após passe errado na saída de bola, Raphael Veiga interceptou e com um toque deixou Rony na cara do gol – o camisa 10 chutou mal e deu chance para Léo Vieira fazer a defesa.
Saiu: Gabriel Menino
Entrou: Jailson
Saiu: Rony
Entrou: Flaco López

Bill fez jogada individual e bateu da meia esquerda; Weverton fez a ponte mas a bola passou ao lado da forquilha direita.

Breno Lopes soltou um foguete da meia esquerda; Léo Duarte defendeu com dificuldades.
Entrou: Luan
Saiu: Zé Rafael

Giovani entrou na área em velocidade e foi derrubado por trás por Zé Mário. A árbitra assinalou o pênalti, que Raphael Veiga chutou no mesmo canto, forte, e Léo Vieira buscou; no rebote Jailson enfiou o pé e Léo Vieira defendeu de novo.
Edina Batista encerrou o jogo.