Flamengo X Palmeiras

11/04/2021 - 11:00 Supercopa do Brasil Mané Garrincha

O Flamengo pagou por seus erros individuais. O Palmeiras pagou por seus erros individuais e pelos da arbitragem, e aí está a diferença do jogo.

Com bola rolando, o Palmeiras foi melhor. Considerando o cenário do jogo, e a readaptação ao ritmo intenso do futebol de alto rendimento após as mini-férias, o desempenho de nossos jogadores foi admirável.

O Flamengo também jogou muito bem e o panorama da partida, mesmo em seus diferentes estágios, foi até que previsível.

O Palmeiras abriu o placar rapidamente num golaço de Raphael Veiga, e o que já era esperado, ficou evidente: o Flamengo com mais posse de bola e o Palmeiras encaixando ataques mortais com dois ou três toques. E nessa troca de ataques, brilharam os goleiros.

Quando houve falhas, elas não foram perdoadas – nem a saída errada de Diego Alves, nem o presente de Luan no pé de De Arrascaeta, nem a falta de decisão de Marcos Rocha e de Felipe Melo ao marcar o uruguaio. Falhas  individuais que acontecem num jogo deste tamanho.

Mas há jogadores que já estão sem nenhum crédito para falhar. Luan é um deles. A despeito de sua capacidade técnica, parece estar sob um nível de pressão acima do que pode suportar. Insistir em sua escalação no time principal parece uma temeridade.

No segundo tempo, o Palmeiras mostrou que também tem repertório para agredir com a bola nos pés. A entrada de Danilo mudou completamente o panorama tático e o Verdão foi senhor das ações por quase 40 minutos. Podia ter virado o jogo, sobretudo quando os dois treinadores precisaram, por questões físicas, recorrer a seus bancos – o nosso manteve a qualidade técnica em campo; o do Flamengo está nitidamente abaixo.

Mas nos minutos derradeiros, quando era de se esperar a execução final do Verdão, ocorreu uma inexplicável pressão dos cariocas, que o Palmeiras conseguiu neutralizar graças a Weverton, um goleiro espetacular, um extraterrestre.

Na decisão por pênaltis, como já se sabe, vale o emocional. E os dos dois times estavam em frangalhos. A diferença foi a malandragem de Diego Alves, que desconcentrou Danilo na quinta batida. Nosso jovem volante chutou na trave, mas o responsável foi o goleiro do Flamengo.

Mesmo sob tanta pressão, é inaceitável que nossos jogadores errem quatro de nove batidas, mesmo com um goleiro especialista e experiente do outro lado. Isto precisa ser corrigido. Faltou preparo emocional.

A arbitragem foi um capítulo à parte. O rigor de Leandro Vuaden com os cartões amarelos, dois aplicados a nossos jogadores em menos de 15 minutos, era esperado também para o outro lado. Ao contemporizar lances semelhantes, no entanto, Vuaden deixou cristalinas suas intenções.

O pênalti marcado, mas desmarcado no VAR por Wagner Reway, outro com histórico lesivo ao Palmeiras, aumentou a revolta no banco do Palmeiras.

Se nós, pela TV, percebemos a má intenção claramente, Abel Ferreira à beira do campo, percebeu muito mais. E não conseguiu se conter, caindo na armadilha do manhoso juiz gaúcho. E nosso comandante fez muita falta não estando à beira do campo.

O espetáculo foi de alto nível por parte dos jogadores. Não deixou nada a desejar a nenhuma grande liga europeia, onde os jogadores também cometem erros individuais.

Só temos que nos orgulhar de nossos jogadores, por toda a luta e entrega. Os erros precisam ser cobrados e corrigidos – pela comissão técnica, não pela torcida. A nós, só cabem palmas aos atletas que conquistaram três troféus e por isso estavam disputando mais este.

E se alguém já se esqueceu, quarta-feira tem mais um pra disputar. Enquanto isso, nossos rivais, bem definidos pelo Felipe Melo na véspera, não têm absolutamente nada para comemorar ou disputar. Vão secar de novo na quarta-feira. Então avanti e VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações

Flamengo

Diego Alves
Isla
João Gomes
Wilian Arão
Rodrigo Caio
Filipe Luís
Diego
Matheuzinho
Gerson
Pepê
Everton Ribeiro
Vitinho
De Arrascaeta
Bruno Henrique
Michael
Gabriel Barbosa
Rogério Ceni

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Fez três milagres durante o jogo e ainda pegou dois pênaltis na decisão.
9.5
Marcos Rocha
Até a minha vó sabe que meter bola alta nas costas dele é negócio.
6
Mayke
Por falar na minha vó, ela teria batido o pênalti melhor.
6
Luan
Errou de novo. Já não tem condições de se manter no time titular.
4
Gustavo Gómez
Não podia tomar o drible do Filipe Luis.
5
Viña
Ficou preso pelo Isla. Aí não!
5.5
Felipe Melo
Fazia um excelente primeiro tempo até ficar pregado assistindo o De Arrascaeta fazer o segundo gol.
5.5
Danilo
Entrou para mudar completamente o panorama do jogo. Foi o dono do meio-campo. Mas não pode cair na catimba do goleiro.
8.5
Zé Rafael
Preencheu espaços corretamente, mas ainda longe de seus melhores dias.
6.5
Gabriel Menino
Se a lesão no tornozelo influenciou ou não, só ele sabe, mas não jogou nada e ainda brincou no pênalti.
4.5
Breno Lopes
Um ou outro brilhareco. Pouco, para uma final.
6
Raphael Veiga
Fez um golaço logo de cara e jogou de acordo com a proposta do time, sempre presente.
8.5
Wesley
Quebrando as linhas com facilidade, teria jogado mais não tivesse sido amarelado injustamente logo no início.
8
Gabriel Veron
Entrou e empurrou Filipe Luís para o campo de defesa, mas aos poucos o experiente lateral flamenguista voltou a crescer e o jogou para trás.
7
Rony
Abriu espaços, correu bastante e sofreu o pênalti.
6.5
Gustavo Scarpa
Entrou para bater o pênalti.
s/n

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

1'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Diego Alves, apertado por Rony, estourou para a frente; Felipe Melo se antecipou e escorou na direção de Raphael Veiga, que deu um drible de calcanhar em Wilian Arão, saiu na cara do goleiro e tocou no canto esquerdo, abrindo o placar.

16'
Palmeiras

Raphael Veiga enfiou para Rony na área; com pouco ângulo, ele tentou a conclusão cruzada mas Diego Alves pegou bem no canto direito.

17'
Flamengo

Diego chutou de longe; a bola desviou em Felipe Melo e Weverton desviou para escanteio.

17'
Palmeiras

Marcos Rocha puxou o contra-ataque; enquanto três jogadores chamavam a atenção da defesa. o camisa 2 entrou na área e tentou o chute cruzado; Diego Alves fez a defesa.

18'
Flamengo

Bruno Henrique foi lançado na direita, deu o passe de calcanhar para Isla que tocou para dentro, para De Arrascaeta, que chegou batendo – ele visou ao ângulo direito de Weverton, mas a bola saiu por cima.

22'
Flamengo

Gol do Flamengo – Filipe Luís recebeu de De Arrascaeta, entrou driblando na área, passou por Gustavo Gómez e chutou na trave direita; na sobra Gabriel Barbosa empurrou para o gol vazio.

28'
Palmeiras

Wesley puxou contra-ataque mortal; Breno Lopes entrou no facão, tirou de Diego Alves e tocou para o gol; Diego chegou no último esforço e salvou em cima da risca.

28'
Palmeiras

Na sequência do lance anterior, Breno Lopes pegou a sobra, o Palmeiras construiu nova chance com Veiga, que chutou da meia-lua buscando o canto esquerdo, mas Diego Alves defendeu de novo.

29'

Leandro Vuaden decidiu quebrar o ritmo do Palmeiras e parou o jogo para a reidratação.

38'

Abel Ferreira foi expulso por reclamação.

40'
Palmeiras

Raphael Veiga abriu na esquerda para Wesley, que deu o tapa e passou por Isla, que deixou o pé e fez o pênalti, marcado pela arbitragem. O VAR indicou que a falta foi fora da área; Raphael Veiga bateu no ângulo esquerdo e Diego Alves fez a defesa, espalmando a escanteio..

43'
Flamengo

Everton Ribeiro ganhou de Gustavo Gómez e enfiou para Gabriel, que deu o tapa na esquerda buscando Bruno Henrique; Marcos Rocha foi encoberto pela bola e o ponteiro ficou de frente com Weverton, tocando na saída do goleiro, que deu um tapa na bola com muito reflexo e salvou o Verdão.

48'
Flamengo

Gol do Flamengo – De Arrascaeta recebeu no bico da área, sob a marcação distante de Marcos Rocha; ele trouxe para dentro e bateu com muita precisão no canto direito, junto à trave.

49'
Palmeiras

Na jogada ensaiada de falta, Raphael Veiga bateu no canto direito e Diego Alves mandou a escanteio.

51'

Leandro Vuaden, horrível, mal intencionado, encerrou o primeiro tempo após seis minutos de acréscimo.


Segundo tempo

Felipe Melo e Zé Rafael deram lugares a Danilo e Gabriel Menino.

1'
Palmeiras

Wesley foi chegando pela direita, aproveitou o espaço e arriscou de fora; a bola “descaiu” e quase entrou no ângulo direito de Diego Alves.

2'
Flamengo

Filipe Luís  roubou e enfiou para Gabriel, que abriu para Everton Ribeiro e correu, recebeu de volta dentro da área e bateu por baixo; Weverton fez boa defesa.

9'

Gabriel Barbosa recebeu na meia-lua e tentou achar o ângulo direito de Weverton, mas mandou por cima.

13'
Palmeiras

Danilo roubou na defesa, ligou com Rony e correu; Wesley conduziu e tocou para Danilo, que driblou dois e tentou o arremate; Diego Alves pegou firme.

14'

Mayke entrou no lugar de Marcos Rocha; Gabriel Veron entrou no lugar de Wesley.

15'

Rony bateu escanteio da direita; Gustavo Gómez testou firme da marca do pênalti no rodapé direito; Diego Alves mandou a escanteio.

18'
Palmeiras

Mayke cruzou na área; Gabriel Veron testou consciente no ângulo direito, mas a bola saiu a um dedo do travessão.

24'
Flamengo

Gabriel tabelou com Gerson dentro da área e saiu na cara de Weverton, mas tocou para fora.

28'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Danilo lançou Rony, que entrou na área marcado por Rodrigo Caio, que puxou o camisa 7 pela camisa, obrigando Leandro Vuaden a marcar o pênalti. Raphael Veiga bateu no canto esquerdo e empatou o jogo.

29'

Leandro Vuaden parou o jogo para a reidratação.

32'
Palmeiras

Veiga bateu falta da esquerda; Luan testou e a bola saiu por cima, com perigo.

39'
Flamengo

Após bola viva, Vitinho recebeu na entrada da área e bateu com força, rasteiro; Weverton bateu na bola, que beijou a trave e voltou para suas mãos.

45'

Rony saiu para a entrada de Gustavo Scarpa. Breno Lopes virou centroavante.

48'
Flamengo

Gabriel aproveitou falha de Viña, entrou na área pela direita e bateu quase sem ângulo; Weverton defendeu e a bola ficou em cima da risca, metade para dentro. Mais um milagre de de nosso goleiro.

52'

Leandro Vuaden esticou o quanto pôde, mas não conseguiu fazer o Flamengo vencer e foi obrigado a encerrar o jogo. A decisão foi para os pênaltis.