Porto X Palmeiras

15/06/2025 - 19:00 Copa do Mundo de Clubes MetLife Stadium

Palmeiras 0x0 Porto

O Palmeiras estreou na Copa do Mundo de Clubes enfrentando o Porto, no MetLife Stadium, e ficou no empate sem gols. A sensação ao final do jogo foi agridoce: nosso time foi muito competitivo em seu primeiro teste contra um clube europeu – tão competitivo, que trouxe frustração por não ter conseguido um placar melhor.

O jogo indica que as duas equipes provavelmente serão as classificadas no grupo, porque provavelmente devem vencer Al Ahly e Inter Miami. A questão é quem ficará com o primeiro lugar, o que se saberá através do saldo de gols que os dois construirem nas duas rodadas restantes.

Os dois treinadores armaram seus times com surpresas: enquanto Abel Ferreira escolheu Aníbal Moreno como 5 e Felipe Anderson na direita, Martín Anselmi promoveu a entrada de Gabri Veiga no meio, sacrificando Pepê, e inseriu Zé Pedro no miolo de área, deixando Eustáquio no banco.

Com isso, o Porto ficou com um meio-campo mais robusto e aproveitava a ofensividade de seus alas, construindo jogadas interessantes em cima de nossos laterais. O início do jogo tinha o Palmeiras muito disciplinado taticamente, mas ainda assim sofrendo alguns ataques do adversário.

Aos poucos, nosso time foi encaixando a melhor leitura das jogadas do time português e tomando conta do meio-campo, sobretudo pela boa presença de Aníbal Moreno. As boas jogadas de Rodrigo Mora eram a maior ameaça ao gol de Weverton. Já o Palmeiras tinha em Estêvão o jogador mais perigoso – nossa Cria teve uma excelente chance ainda no início do jogo, após roubada de bola na marcação-pressão, mas errou o alvo.

No final do primeiro tempo, uma inacreditável sequência de chances a nosso favor: Estêvão, Mauricio e por fim Richard Ríos foram barrados em cima da risca pelo goleiro e pela zaga portista. O zero no placar já se mostrava bastante injusto.

Para o segundo tempo, os dois times mantiveram a postura e o jogo permaneceu com razoável equilíbrio até o momento das substituições, quando ficou clara a maior qualidade de nosso elenco. As entradas de Allan, Raphael Veiga e Paulinho deixaram o time bem mais ofensivo e os substitutos do adversário não mantiveram o nível dos titulares. Fisicamente, o Palmeiras também parecia mais inteiro.

Assim, os últimos 30 minutos de jogo foram um monólogo palmeirense, com o time criando muitas chances e finalizando com perigo – na melhor delas, Murilo acertou a trave esquerda de Claudio Ramos.

O destaque negativo do jogo foi para a arbitragem do hondurenho Said Martínez, que picotou demais o jogo e colaborou com o time que estava satisfeito com o empate. Fraquíssimo, não teve pulso para conduzir a partida.

No final, o orgulho de ter feito um jogo consistente e competitivo na estreia da Copa do Mundo de Clubes, vencendo a ansiedade, contrastava com a frustração de saber que o resultado poderia ter sido melhor. A torcida portuguesa saiu do estádio comemorando o empate.

Que Abel Ferreira tenha extraído bons pensamentos desta estreia, tanto para imaginar as próximas escalações iniciais, quanto para usar o tropeço na estreia para manter os jogadores focados ao máximo – o lado negativo de uma vitória poderia ser uma certa acomodação de nosso elenco.

O gosto de “quero mais” permanece e não vemos a hora do verdão entrar novamente em campo, contra o Al Ahly, um adversário bem mais acessível, num jogo em que a responsabilidade aumentou bastante, coma  vitória sendo obrigatória. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações

Porto

Claudio Ramos
João Mario
Nehuen Pérez
Martim Fernandes
Zé Pedro
Marcano
Francisco Moura
Alan Varela
Tomás Perez
Gabriel Veiga
Pepê
Fabio Vieira
André Franco
Samu Aghehowa
Rodrigo Mora
Eustáquio
Martín Anselmi

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Fez boas defesas e ainda foi importante para pressionar o fraco juiz.
7
Giay
Perdeu alguns duelos e não teve esperteza suficiente para usar o critério do árbitro a nosso favor em várias disputas.
5.5
Gustavo Gómez
Só pela chegada no Rodrigo Mora já valeu o jogo todo.
7.5
Murilo
Ganhou a maioria das disputas com Samu e ainda quase fez um gol - carimbou a trave.
7.5
Piquerez
Logo no primeiro ataque do Porto, foi vencido na velocidade. Recuperou-se ao longo do jogo e não comprometeu - mas também não fez a diferença positiva.
6
Aníbal Moreno
Foi importante para igualar a disputa pelo meio-campo, mesmo com o adversário tendo mais elementos no setor.
7.5
Richard Ríos
O melhor do Palmeiras no jogo, mostrando muita presença e força física para atacar e defender. Completo.
8.5
Lucas Evangelista
s/n
Felipe Anderson
Não justificou a escalação. Se a ideia era ter alguém que fechasse bem a lateral direita, Mayke teria sido uma opção melhor, já que no ataque não funcionou, de qualquer forma.
5.5
Allan
Deu muito mais dinâmica ao flanco direito, tornando o time muito mais agressivo.
6.5
Estêvão
Ainda não parece ter liderança suficiente para comandar as ações por dentro. Mas o talento é latente.
7.5
Raphael Veiga
Entrou bem, fazendo boa leitura dos espaços a serem ocupados e escolhendo bem as jogadas na distribuição.
6.5
Mauricio
Um pouco abaixo do que estamos acostumados a ver, mas ainda assim, agudo.
7
Paulinho
Sem ideias, limitou-se a pegar a bola e correr com ela na vertical.
6
Vitor Roque
Muita vontade, pouca efetividade.
6
Flaco López
Tornou o time mais perigoso, com boa presença de área.
7

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

2'
Porto

O Porto arrancou em velocidade com João Mário pela ponta direita. Ele venceu a marcação de Piquerez e finalizou de dentro da área, mas Weverton fez a defesa. Logo em seguida, o árbitro apontou impedimento na jogada.

4'
Palmeiras

O goleiro Cláudio Ramos errou na saída de bola, e o Verdão recuperou a posse com Mauricio, que tocou para Estêvão dentro da área. O atacante arriscou a finalização no canto superior direito do goleiro, mas mandou para fora.

11'
Palmeiras

Estêvão recebeu a bola no meio-campo, avançou contra três marcadores e abriu para Felipe Anderson, que devolveu. O camisa 41 ainda tentou o passe para Vitor Roque, que recuperou a posse na disputa com a marcação, mas não conseguiu finalizar.

13'
Porto

O Porto chegou pela ponta esquerda do campo e perdeu a bola na marcação de Aníbal Moreno, que, no entanto, errou o passe e permitiu a sequência do ataque. Rodrigo Mora entrou na área, passou livre na tentativa de desarme de Felipe Anderson e finalizou rasteiro.

17'
Porto

Varela cobrou a falta com bola levantada na área. Felipe Anderson subiu junto com Martim Fernandes para disputar e cabeceou para trás, mas Weverton espalmou por cima do gol.

26'
Palmeiras

Vitor Roque foi lançado pela ponta esquerda, tabelou com Estêvão, entrou na área com a bola quase na linha de fundo e tentou o passe para trás, buscando alguém em melhor posição. No entanto, a bola passou por dois jogadores sem que ninguém conseguisse finalizar.

31'
Porto

Giay tentou um chutão pela lateral direita, mas acertou em Samu, que disparou pela ponta esquerda carregando a bola. Ele deixou Gómez no chão e finalizou dentro da área, mas parou em mais uma boa defesa de Weverton.

40'
Palmeiras

Richard Ríos, de antes do meio-campo, fez um belíssimo lançamento nos pés de Estêvão. O camisa 41, na entrada da área pela esquerda, finalizou e a bola passou muito perto do gol! Ela ainda desviou na zaga do Porto e saiu pela linha de fundo.

 

46'
Palmeiras

O Palmeiras entrou na área com Vitor Roque pela esquerda, que serviu Estêvão de frente para o gol. O camisa 41 finalizou, mas teve o chute interceptado pelo goleiro. Maurício tentou o rebote e foi bloqueado novamente. Na terceira tentativa, Richard Ríos chutou e parou mais uma vez na defesa do Porto.

48'
Palmeiras

Da entrada da área pela direita, Piquerez cobrou a falta por cima da barreira e a bola passou muito perto do gol.

49'

Said Martínez, que apitou qualquer contatinho, encerrou o primeiro tempo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou sem alterações do vestiário.

2'
Palmeiras

De fora da área, Aníbal Moreno pegou a bola na sobra e finalizou no canto inferior esquerdo do goleiro, que defendeu sem dificuldades.

7'
Porto

Varela cobrou escanteio no meio da área, e Martim Fernandes subiu sozinho para cabecear e mandou a bola para fora.

19'
Palmeiras

Saíram: Felipe Anderson, Mauricio e Estêvão
Entraram: Allan, Raphael Veiga e Paulinho

26'
Palmeiras

Allan, contra a marcação de Varela, pegou a bola na sobra dentro da área e finalizou rasteiro. Cláudio Ramos, com dificuldade, fez a defesa

31'
Palmeiras

Saiu: Vitor Roque
Entrou: Flaco López

32'
Palmeiras

Palmeiras chegou com uma cobrança de lateral pelo lado esquerdo do campo, a bola sobrou para Paulinho, que tocou rápido e rasteiro por dentro, mas não havia ninguém para chegar.

33'
Palmeiras

Da ponta esquerda, Piquerez fez um belíssimo cruzamento. Flaco López se jogou para cabecear, a bola desviou em Martim Fernandes e saiu pela linha de fundo.

34'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou o escanteio no meio da área, Murilo fez o cabeceio. A bola desviou na defesa do Porto e saiu pela linha de fundo novamente.

38'
Palmeiras

Raphael Veiga fez nova cobrança de escanteio, agora na primeira trave, e Murilo cabeceou, mas a bola parou na trave do adversário.

41'
Palmeiras

Entrou: Lucas Evangelista
Saiu: Richard Ríos

43'
Palmeiras

Palmeiras avançou pela esquerda e teve um novo cruzamento de Piquerez na área. Flaco López subiu para o cabeceio, mas pegou mal na bola, que sobrou para a defesa do Porto.

49'
Palmeiras

Giay cobrou lateral dentro da área. A bola sobrou para Veiga, que tentou um chutão e mandou muito longe para fora.

50'

Said Martínez, que não tem a menor capacidade para apitar uma partida de nível Fifa, encerrou o jogo.