Palmeiras X Libertad

15/12/2020 - 21:30 Libertadores da América Allianz Parque

Quartas de Libertadores costuma ser complicado mesmo. O Libertad conseguiu endurecer o jogo no primeiro tempo, sobretudo porque  o meio-campo dos paraguaios levou vantagem sobre o nosso: Cáceres tinha liberdade, aproveitando os espaços deixados por Gabriel Menino e Danilo.

Marcos Rocha continua cometendo erros de principiante na defesa, e numa disputa desastrada de cabeça a bola sobrou para Ferreira, que obrigou Weverton a fazer uma enorme e fundamental defesa.

O Verdão não usava os corredores e Gustavo Scarpa, afunilado, era o jogador mais perigoso do Verdão, contando com presença muito boa de Rony. Não à toa, foram os dois que construíram a jogada do primeiro gol, após tentativa de jogada indvidual de Veiga.

O gol deu mais tranquilidade ao Verdão, que passou a dominar o jogo, mesmo sem aproveitar Veron e Marcos Rocha pela direita, ou Viña pela esquerda.

Para o segundo tempo, nossa dupla de jovens volantes se acertou em campo. Danilo parecia outro jogador, com jogadas de imenso talento. Dominando o meio-campo, o Verdão induziu o Libertad a perder a calma e a expulsão de Pirís foi natural – se não fosse ele, seria outro em questão de minutos.

E foi pelo setor esquerdo da defesa paraguaia que nasceu o segundo gol, que matou o confronto: de Danilo (após humilhar Franco), para Menino, para Rocha, para Rony, para as redes.

E com o confronto definido o Verdão teve tranquilidade para administrar os esforços e ainda chegou ao terceiro, numa jogadaça velocíssima que também passou por quatro: Weverton, Willian, Scarpa e Menino – a jogada toda foi de uma enorme beleza.

Mais uma vez o Palmeiras ganha pelo placar clássico (previsto no pré-jogo) e mostra que sabe fechar confrontos. A vantagem de jogar em casa está sendo muito bem usada e pode se repetir nas semifinais. O gramado, perfeito e rápido, está sendo muito bem utilizado pelo time.

Alguns jogadores oscilaram, caso de Veiga, Marcos Rocha e Veron. Mas os outros compensaram. Danilo foi um dos piores no primeiro tempo e o melhor, de longe, no segundo. O time tem muitas qualidades, mas a inteligência parece ser a maior delas.

Mérito de Abel, que parece ser o mais inteligente de todos – tanto que se recusa a assumir os  méritos, fazendo questão absoluta de deixá-los como exclusividade dos jogadores. Saber domar o ego é uma qualidade dos maiores.

E temos ainda um Brasileirão para ganhar. Pra cima do Inter! VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações


Libertad

Martín Silva
Ramírez
Luis Cardozo
Adorno
Piris
Cáceres
Hugo Martínez
Campuzano
Franco
Espinoza
Bareiro
Villalba
Ferreira
Enciso
Adrián Martínez
Óscar Cardozo
Gustavo Morínigo

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
A defesa no início foi fundamental para que o rumo do jogo não descambasse para a tragédia.
8.5
Marcos Rocha
Alternou jogadas desastrosas com outras de extrema competência.
6
Mayke
Só 9 minutos.
s/n
Luan
Botou moral no primeiro tempo, num momento em que nossos jovens volantes estavam sendo vencidos pelos experientes meiocampistas paraguaios.
8
Gustavo Gómez
Fazia um bom jogo, mas precisou sair após a assustadora pancada de cabeça.
7
Emerson Santos
Não deve ser fácil entrar num jogo desses - ainda mais para substituir Gustavo Gómez com o placar com apenas um gol de diferença. Mostrou personalidade.
7
Viña
Podia ter sido mais acionado no apoio.
6.5
Danilo
Tímido e desencontrado no primeiro tempo; excepcional no segundo, após acertar o posicionamento e protagonizar momentos inspiradíssimos.
7
Gabriel Menino
Segue se mostrando polivalente: volante, meia e centroavante. E artilheiro.
7.5
Gabriel Veron
Ignorado pelo time no primeiro tempo, assumiu destaque quando Pirís fez o favor de ser expulso.
7
Raphael Veiga
Um ou outro bom momento de brilho, mas importantes: a origem do primeiro gol e a expulsão que definiu o jogo.
7
Zé Rafael
Entrou sem o mesmo ritmo do resto do time.
6.5
Gustavo Scarpa
Vive talvez a melhor fase de sua carreira.
9
Breno Lopes
Pouco tempo em campo - mas deu pra acertar um excelente cruzamento para Willian.
s/n
Rony
Uma assistência, um gol e um protagonismo que poucos ainda levavam fé. Nem ele, possivelmente.
8
Willian
Perdeu dois gols, mas o tapa de prima na jogada do terceiro compensa.
7

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

12'
Palmeiras

Gabriel Menino recebeu no bico da área e tentou surpreender Martín Silva, batendo direto – a bola passou sobre o travessão.

13'
Libertad

Marcos Rocha perdeu feio na disputa pelo alto e Bareiro escorou para Ferreira, que dominou já colocando na frente e saiu na cara de Weverton; a finalização saiu por baixo mas nosso goleiro cresceu na frente do atacante e fechou o ângulo, fazendo uma defesa gigantesca.

17'
Palmeiras

Viña recebeu pela esquerda e também tentou bater do bico da grande área – e também errou o alvo.

19'
Palmeiras

Gustavo Scarpa roubou a bola e bateu rápido, mas a perna direita não é a melhor – o chute cruzado saiu sem força e Martín Silva conseguiu chegar.

20'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga tentou entrar driblando; Rony entrou na jogada e escorou para a chegada de quem vinha de trás – Gustavo Scarpa, desta vez com a canhota, soltou um foguete rasante, no canto esquerdo – Martín Silva ainda bateu na bola, mas não conseguiu impedir o gol.

27'
Palmeiras

Bela tabela entre Veron e Rony, muito rápida; o camisa 11 bateu de dentro da área mas a bola subiu demais. O bandeira parou a jogada marcando impedimento.

33'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu de fora; a bola desviou em Luis Cardozo e saiu em escanteio. Na batida de Scarpa, Viña testou e Martín Silva espalmou espetacularmete para o lado; Scarpa colocou de novo na área e Gustavo Gómes testou a bola e a cabeça de Bareiro com extrema força, assustando a todos.

43'

O Palmeiras recuou e deu muito espaço para o Libertad, que passou a incomodar. As saídas para o contra-ataque do Verdão não funcionavam.

46'
Palmeiras

Ótima troca de passes, com a bola passando por Rony, Gabriel Menino e Raphael Veiga, que bateu de frente, mas errou o alvo.

48'

O juiz, que teve dificuldades para apitar o primeiro tempo, encerrou o período.


Segundo tempo

9'
Palmeiras

Gustavo Scarpa bateu falta sofrida por ele mesmo na meia direita – a bola tinha o endereço da última gaveta do lado esquerdo, mas Martín Silva foi buscar.

12'

Gustavo Gómez saiu mancando e deu lugar a Emerson Santos.

18'

Depois de checagem no VAR, Piris foi expulso por entrada sem bola em Raphael Veiga.

19'
Palmeiras

Depois de Rony brigar na meia-lua, Veron teve duas chances frente a frente com Martín Silva, que foi monstruoso e evitou o segundo do Verdão.

22'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Danilo começou a jogada no meio e tocou para Gabriel Menino que avançou por dentro; Marcos Rocha fez a ultrapassagem, recebeu e cruzou por baixo, para a chegada de Rony, que se atirou na bola e escorou para o gol.

30'
Palmeiras

Scarpa recebeu a bola após bela jogada de Danilo e bateu cruzado – Martín Silva pegou firme.

31'

Zé Rafael entrou no lugar de Raphael Veiga; Willian no de Rony.

32'
Palmeiras

Scarpa cruzou milimetricamente para Willian, que testou para o gol – Martín Silva mais uma vez fez um milagre.

33'
Libertad

Marcos Rocha errou o recuo; Óscar Cardozo partiu com a bola dominada, passou por Weverton mas ficou com pouco ângulo – o próprio Marcos Rocha salvou o gol e consertou a besteira que fez.

36'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Weverton repôs rápido no meio campo; Willian deu um espetacular toque de primeira para Scarpa, que fez a jogada de ponta-esquerda e cruzou por baixo para a chegada de Gabriel Menino, que escorou para o gol.

40'

Mayke e Breno Lopes  entraram nos lugares de Marcos Rocha e Gustavo Scarpa.

41'
Palmeiras

Willian chegou por dentro e bateu da meia-lua; Martín Silva pegou firme, mas com dificuldades.

46'
Palmeiras

Breno Lopes cruzou no segundo pau; Willian tentou escorar mas errou de forma inacreditável.

49'

O jogo foi encerrado e o Verdão se classificou para as semifinais da Libertadores.