Palmeiras X SPFC

16/02/2025 - 18:30 Campeonato Paulista Allianz Parque

Palmeiras 0x0 São Paulo

O Palmeiras ficou no empate sem gols contra o São Paulo no Allianz Parque e voltou a depender de um tropeço da Ponte Preta nas duas rodadas finais para poder se classificar ao mata-mata do campeonato estadual.

O mau resultado, diante de um Allianz Parque com quase 39 mil pagantes, veio por uma conjunção de fatores negativos que não anulam a má partida do time, pouco inspirado e cometendo erros técnicos e táticos.

O adversário veio apenas para se defender; se dissessem que era o Botinha de Ribeirão, todos acreditariam.  Catimba desde o início jogo, cera insistente e pancadaria, tudo sob a complacência do péssimo Flavio Rodrigues de Souza, foram a tônica do adversário, que montou uma linha de cinco defensores com dois volantes fazendo a proteção. Torcedor de time grande tem vergonha de ver seu time entrando em campo assim, contra qualquer adversário.

Não bastassem essas dificuldades, o Palmeiras perdeu Mauricio logo a um minuto de jogo. O meia sentiu uma fisgada no ombro direito quando estava correndo, sem queda ou mesmo qualquer choque. Todo o planejamento tático de abel ferreira caiu com a perda do meia central. Estêvão, que foi deixado no banco por apresentar um quadro viral, foi para o sacrifício.

Talvez não tenha sido a melhor escolha; Estêvão estava nitidamente sem toda sua energia, embora tenha se desdobrado para ajudar a equipe. Abel havia posicionado Facundo pela direita, Mauricio cenralizado e veiga no corredor intermediário esquerdo, permitindo as ultrapassagens de Piquerez. Com a lesão do camisa 18, Abel posicionou Estêvão por dentro, para não mexer no plano tático.

Estevão jogando mais centralizado é uma ideia interessante, mas nossa Cria não conseguia imprimir intensidade a seu jogo. Além disso, o restante do time precisava ter treinado mais com Estêvão nessa função. O plano era para ter Mauricio, que entrega um estilo bem diferente, por ali.

O Palmeiras dominou todas as iniciativas, mas  finalizou pouco – e a maioria delas sem direção; Rafael foi praticamente um espctador durante todo o jogo. As duas ou três defesas do goleiro são-paulino aconteceram no segundo tempo, já depois que Abel trocou a posição dos armadores. Estêvão veio para a direita, Allan ficou por dentro e Facundo ficou na esquerda; Aníbal ocupou a vaga de Ríos e Marcos Rocha rendeu Mayke.

Flaco López teve algumas chances de finalizar; na primeira delas cabeceou mal e irritou a torida, que passou a vaiá-lo nos lances seguintes – até numa testada forte que obrigou Rafael a fazer uma ótima defesa, depois de troca de passes entre Aníbal e Marcos Rocha na direita. O ruído no Allianz Parque era o mesmo que se ouvia nos tempos de Borja.

Flavio Rodrigues de Souza completou o serviço ao parar um ataque do Palmeiras, ignorando a vantagem, quando Marcos Rocha invadia a área totalmente livre e poderia tanto fazer o gol quanto servir Flaco ou algum outro companheiro na pequena área. Um absurdo.

A retranca são-paulina prevaleceu e o juiz, com ridículos 4 minutos de acréscimo, encerrou o jogo.

O novo uniforme do Palmeiras merecia um resultado melhor. O fardamento, belíssimo, que remete aos usados pelo clube entre as décadas de 30 a início da década de 90, estreou sem ir às redes. Pior: depois de 15 anos, pode ficar de fora do mata-mata do estadual.

Como ainda temos duas rodadas e o adversário é a Ponte Preta, ainda podemos esperar que a vaga seja nossa. Por isso, vamos esperar até a definição antes de soltar os cachorros. A escolha da comissão técnica ficou clara e os riscos foram assumidos. Dentro de uma semana, saberemos se valeu a pena. VAMOS PALMEIRAS!

 

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações


SPFC

Rafael
Igor Vinicius
Cédric
Ruan
Arboleda
Alan Franco
Enzo Díaz
Pablo Maia
Alisson
Marcos Antônio
Luciano
Oscar
André Silva
Lucas Moura
Calleri
Luis Zubeldía

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Fez uma defesaça num chute cruzado de Lucas Moura - a única chance real do adversário em todo o jogo.
7.5
Mayke
Falhou no lance acima e foi salvo por Weverton. Tirando essa falha, fez uma partida ok, discreta.
5.5
Marcos Rocha
Melhorou o setor e deu mais suporte a Estêvão.
6.5
Gustavo Gómez
Atuou muito mais como atacante nas bolas paradas do que como zagueiro.
6
Thalys
s/n
Murilo
Apesar de se mostrar muito cauteloso nos duelos com Calleri, não perdeu nenhum. Mas que podia ter chegado arrepiando mais vezes, podia.
6.5
Piquerez
O lado esquerdo foi pouco acionado e o uruguaio acabou subutilizado.
6
Emi Martínez
Mais um jogo muito consistente, tanto como volante, como quando precisou assumir a zaga, no lugar de Gómez.
7
Richard Ríos
Parecia cansado, com menos intensidade que no início do torneio.
6
Aníbal Moreno
Sentiu a concorrência e entrou pilhado, com boas participações como 8, apoiando o lado direito.
6.5
Facundo Torres
No começo, pela direita; depois, pela esquerda: ficou próximo às riscas laterais para manter a defesa do adversário o mais aberta possível. Tecnicamente, continua agradando.
6.5
Mauricio
s/n
Estêvão
Claramente prejudicado na intensidade. Colocá-lo em campo tão cedo, agora sabemos, foi um erro.
6
Raphael Veiga
Partida abaixo da média; não conseguiu dar dinâmica ao lado esquerdo.
5.5
Allan
Deu um pouco de vida ao miolo, mas só um pouquinho.
6
Flaco López
Foi o autor do lance mais perigoso do Palmeiras, e mesmo assim saiu vaiado. A torcida está dando seu recado à diretoria.
5.5

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

2'

O jogo parou para o atendimento de Mauricio, que caiu no gramado com fortes dores no ombro e teve que sair direto para o vestiário.

3'

Entrou: Estêvão
Saiu: Mauricio

6'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou falta na meia esquerda, cruzando para Flaco López, mas o argentino cabeceou à esquerda do gol.

36'
Palmeiras

Piquerez cruzou no segundo pau para Estêvão, que chegou ajeitando de cabeça para o meio da área, mas a defesa afastou.

38'
Palmeiras

UUUHHH! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque, cruzando na medida para Flaco López, no primeiro pau; o argentino cabeceou firme, com perigo, mas a bola saiu à direita de Rafael.

46'

Lento e sem pulso, Flavio Rodrigues de Souza encerrou a primeira etapa após dois minutos de acréscimo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações na escalação.

11'
Palmeiras

Richard Ríos achou espaço na intermediária e bateu forte para o gol, mas Rafael encaixou.

12'
Palmeiras

QUE CHAAAANCE! Piquerez chegou pela ponta esquerda e cruzou na medida para Flaco López; com liberdade, quase na pequena área, o argentino teve boa chance, mas cabeceou por cima do gol.

16'
Palmeiras

Richard Ríos arriscou nova finalização pela meia direita, de muito longe do gol, e a bola saiu à esquerda de Rafael.

17'
SPFC

WEEEEEVERTON! Lucas Moura recebeu presente de Mayke e avançou com liberdade pelo lado esquerdo do ataque, chegou ao fundo do campo e bateu firme, cruzado, no canto esquerdo de Weverton, que foi buscar e espalmou para escanteio.

20'
Palmeiras

Entraram: Allan, Aníbal Moreno e Mayke
Saíram: Raphael Veiga, Richard Ríos e Marcos Rocha

22'
SPFC

Calleri recebeu a bola pelo alto, dentro da área e ajeitou de cabeça para Lucas Moura, que cabeceou por cima do gol.

24'
Palmeiras

QUASE! Estêvão cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e achou Gustavo Gómez no segundo pau; o paraguaio cabeceou com perigo, mas a bola saiu à direita do gol.

27'
Palmeiras

BOA CHEGADA! Aníbal Moreno fez boa jogada individual pela direita e rolou para a chegada de Marcos Rocha; o camisa 2 cruzou no segundo pau para Flaco López, que cabeceou firme para o gol, obrigando Rafael a fazer boa defesa e jogar para escanteio.

39'
Palmeiras

Entrou: Thalys
Saiu: Gustavo Gómez

50'

Flavio Rodrigues de Souza, péssimo durante todo o jogo, encerrou a partida.