Fortaleza X Palmeiras

18/10/2020 - 20:30 Campeonato Brasileiro Castelão (CE)

Enquanto teve jogo , o Fortaleza nos dominou completamente nos dois momentos: primeiro, quando o Palmeiras ficou esperando em seu campo – o domínio foi completo, com nosso time não conseguindo trocar três passes seguidos.

A partir de 20 minutos, o Palmeiras ao menos arriscou ir para cima e criou chances, sobretudo por conta da maior participação de nossos laterais, que deixaram o campo de defesa. Mas a recomposição defensiva não existiu e ficamos muito frágeis às jogadas de velocidade do adversário. O chamado cobertor curto.

Assim, o Fortaleza marcou dois gols com muita naturalidade e poderia ter feito mais, não fossem suas prioridades: com a decisão do campeonato cearense marcada para a próxima quarta-feira, o técnico Rogério Ceni, que já havia escalado um time sem vários titulares, rodou ainda mais o elenco para poupá-los, e o time da casa parou de forçar.

Mesmo assim, o Palmeiras, que obrigatoriamente tomou a iniciativa do jogo em todo o segundo tempo, não tinha forças para ameaçar o gol do Fortaleza. Parecíamos um peso mosca lutando contra um peso pesado proibido de bater.

Alguns jogadores demonstraram uma indiferença revoltante. Outros transmitiram um inconformismo que soa como um resto de esperança, como Gustavo Gómez, que acabou expulso no final por um destempero que dá até para desculpar, mesmo totalmente infantil.

Estamos à deriva. Precisamos de um novo técnico para dar um norte a esse grupo. Mas a situação é delicada, o mercado está vendo nosso desespero e o preço sobe. O tiro não pode ser dado de qualquer jeito e pode se preciso mais tempo para que o movimento não seja, mais uma vez, errado. Estamos numa situação bem difícil – mas já vimos piores e sempre saímos.

Só resta saber quando sairemos desta. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações

Fortaleza

Max Walef
Tinga
Gabriel Dias
Roger Carvalho
Paulão
Bruno Melo
Ronald
Romarinho
Felipe
Osvaldo
Carlinhos
Marlon
David
Wellington Paulista
Yuri César
Juninho
Rogério Ceni

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Grandes defesas no primeiro tempo.
7.5
Mayke
Tentou marcar contra duas vezes, até nisso perdeu para o David.
2
Wesley
Entrou e foi pra dentro, não quis nem saber. Se todos jogassem pelo menos com esse objetivo, talvez a coisa não estivesse tão feia.
7
Emerson Santos
Sem ritmo, sem tempo de bola, enferrujado, todo duro.
5
Gustavo Gómez
O destempero no final é sinal de vontade de ganhar. Por mais estúpida e antiprofissional que tenha sido a explosão, num momento como este ela precisa ser valorizada. A que ponto chegamos.
6
Viña
Mais um que demonstrou inconformismo com a situação e que não consegue render mais diante de tamanha bagunça.
6.5
Patrick de Paula
Sempre elogiado por sua frieza em momentos cruciais, não entende que isso só serve quando estamos na frente, e que quando estamos abaixo precisamos de mais vibração.
5
Willian
Pena que não acertou quase nada, mas como tenta, como dá o exemplo...
6
Gabriel Menino
Vive dos cruzamentos de bola parada, principalmente quando vai para a lateral.
6
Lucas Lima
Chega de Lucas Lima.
3
Raphael Veiga
Chega de Veiga.
4.5
Danilo
Só toquinho de lado. Também, olhava pra frente e via quem?
5
Zé Rafael
Chega de Zé Rafael.
1
Luiz Adriano
Até tentou voltar para armar, aí dava o passe no pé dos adversários.
4
Gabriel Veron
Pegava a bola, dava uma voltinha e perdia. Nem sombra do craque da base.
3

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

Pelo posicionamento inicial, Lucas Lima jogava pela direita, Veiga por dentro e Zé Rafael na esquerda. Sem a bola, Veiga e Luiz Adriano pressionam a saída, com as duas linhas de quatro sendo formadas com os jogadores restantes.

10'
Fortaleza

Yuri César investiu pelo meio e tocou para a infiltração de Osvaldo, na cara de Weverton; o chute saiu forte e nosso goleiro fez uma enorme defesa.

15'

O Palmeiras não conseguia ligar três passes seguidos; domínio completo do Fortaleza.

16'
Fortaleza

Triangulação pela direita; Tinga recebeu de Yuri César e enfiou para Ronald, que girou para o gol – o chute  saiu fraco e Weverton pegou bem.

16'
Palmeiras

Veiga ligou na esquerda com Viña que cruzou por baixo com muito perigo, na risca da pequena área, mas Roger Carvalho cortou a escanteio.

17'
Palmeiras

No segundo escanteio, Menino levantou da direita e Gustavo Gómez testou sem muita força, mas Viña surgiu na trajetória e deu força na cabeçada, obrigando Max Walef a fazer uma defesa com muito reflexo.

20'

Nossos laterais passaram a participar do jogo e o Palmeiras passou a atacar mais – mas se expunha a contra-ataques.

27'
Fortaleza

Contra-ataque velocíssimo do Fortaleza após erro de Mayke, mas Weverton se arroja com os pés e chega antes na bola esticada para Osvaldo.

29'
Palmeiras

Linda trama do ataque do Palmeiras: de Lucas Lima para Luiz Adriano, que tocou em profundidade para Viña, que cruzou por baixo; Veiga fechou por dentro e fuzilou; Max Walef fez uma enorme defesa.

30'
Palmeiras

Gabriel Menino apoiou pela direita e cruzou no segundo pau; Gustavo Gómez testou e a bola cairia junto ao poste esquerdo, onde fechavam Emerson Santos e Veiga, mas Max Walef raspou na bola e tirou a chance do gol; o juiz deu apenas tiro de meta.

33'
Fortaleza

Gol do Fortaleza – jogada rápida pela direita; Tinga enfiou para Ronald, que tocou para dentro; David e Mayke chegaram juntos na bola, que foi para as redes. A arbitragem deu o gol para David.

41'
Fortaleza

Gol do Fortaleza – no contra-ataque, Tinga serviu Ronald, que bateu para dentro; Mayke encarnou o Oséas e deu uma bomba no travessão; a bola voltou nos pés de David que bateu para as redes.

48'

Terminou o primeiro tempo de domínio quase total do Fortaleza.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou com Wesley e Willian. Saíram Patrick de Paula e Mayke. Gabriel Menino foi para a lateral; Zé Rafael passou a ser volante – o único – e o time ficou num 4-1-4-1.

5'
Palmeiras

Contra-ataque pela esquerda; Veiga esticou para Willian, que aparou na entrada da área mas finalizou mal, à direita de Max Walef.

7'
Palmeiras

Após lateral, com muito esforço, Wesley conseguiu cruzar da direita e Luiz Adriano foi no limite para escorar, mas não colocou força na bola e ficou fácil para o goleiro.

10'
Fortaleza

Ronald fez bela jogada sobre Lucas Lima e rolou para a chegada de Tinga, livre, mas o chute saiu ruim, à direita de Weverton.

12'
Fortaleza

Lucas Lima fez lambança na saída de bola e a bola ficou viva dentro de nossa área, mas nossa defesa conseguiu afastar o perigo.

22'
Palmeiras

Veiga recebeu na entrada da área, girou e bateu cruzado; Willian chegou um segundo atrasado e não conseguiu a finlização.

24'
Palmeiras

Após escanteio, a bola sobrou para Luiz Adriano aberto na direita; com pouco ângulo, ele chutou forte mas foi travado por David.

30'
Fortaleza

Yuri César suspendeu falta da direita; Bruno Melo testou com força e a bola passou raspando o ângulo esquerdo de Weverton.

35'
Fortaleza

Danilo entrou no lugar de Raphael Veiga; Zé Rafael voltou a ser meia. Veron entrou no lugar de Luiz Adriano e Willian foi para o miolo.

34'
Palmeiras

Wesley fez jogada individual pelo meio e arriscou, mas o chute saiu sem força e direção.

40'
Palmeiras

Wesley lutou contra três adversários, levou até a entrada da área e tentou o chute, mas foi travado. Veron estava totalmente livre na direita.

47'

Gustavo Gómez, muito nervoso, recebeu amarelo e depois vermelho por reclamações.

50'

Mais uma vez o jogo acabou e a sensação foi de alívio, mesmo com derrota.