Al Ahly X Palmeiras

19/06/2025 - 13:00 Copa do Mundo de Clubes MetLife Stadium

Palmeiras 2x0 Al Ahly

O Palmeiras venceu o Al Ahly por 2 a 0 e deu um grande passo para se classificar em primeiro lugar no grupo A da Copa do Mundo de Clubes. A vitória veio com bastante superioridade, apesar das dificuldades de encaixe no primeiro tempo que foram vencidas com as mexidas promovidas no intervalo.

Abel Ferreira voltou a escalar Estêvão na direita, confiando no jogo de Raphael Veiga por dentro. Na esquerda, Facundo Torres recebeu nova chance. Mas esta linha não funcionou. O time mostrou pouca mobilidade e recorreu demais a Estêvão do lado direito – até porque Piquerez não mostrou tanta iniciativa no apoio por seu flanco.

O Al Ahly ficava mais com a bola e o Verdão jogava de forma mais vertical. Nosso sistema defensivo se manteve firme e a posse do adversário era inofensiva. Mas faltava ao Palmeiras encaixar as jogadas rápidas. Na única grande chance do primeiro tempo, Estêvão fez uma jogada individual típica e bateu no contrapé do goleiro, mas a bola saiu a dois dedos da trave esquerda de El Shenawy.

Aos 36, um lance quase desviou o rumo do jogo: Raphael Veiga entrou forte em Zizo, mas com lealdade – em lance para cartão amarelo, o árbitro inglês decidiu mostrar o vermelho direto. Felizmente, o VAR chamou para a correção e o Palmeiras seguiu com onze jogadores em campo.

Veiga fazia uma partida apagada e a marcação do árbitro provavelmente ajudu Abel a tomar uma decisão que renderia bons frutos: no intervalo, trocou o camisa 23 por Mauricio; além disso, mandou Flaco López a campo no lugar de Vitor Roque.

Logo a três minutos, o Verdão abriu o placar: Aníbal Moreno cobrou falta na área; Flaco subiu mas quem desviou de cabeça foi o centroavante egípcio Abou Ali, que mandou a bola no ângulo esquerdo de El Shenawy, que ficou estático.

O gol tirou uma tonelada dos ombros de nossos jogadores e o Al Ahly sentiu o golpe. Numa jogada de bola parada do time egípcio, o Palmeiras recuperou rápido a bola; Estêvão tocou para Mauricio e se projetou pela direita, puxando dois marcadores; Flaco López se apresentou por dentro e Mauricio achou um passe primoroso para o argentino, que mostrou habilidade e usou força física para vencer seu marcador, conduzir, chegar à meia-lua e finalizar com categoria na parte interna do pé da trave esquerda do gol egípcio – a bola roçou a rede mansamente.

Com 2 a 0 no placar, o plano era administrar o relógio e tentar atrair os egípcios para nosso campo, para então executá-los usando a melhor forma física. Numa tarde muito quente e de muito sol em New Jersey, o vento começou a soprar mais forte e repentinamente veio o aviso: a partida precisava ser paralisada e as arquibancadas evacuadas por conta de perigo de raios no estádio.

Uma pausa de cerca de 40 minutos deu chance aos jogadores de recuperarem o fôlego e aos treinadores de pensarem com mais calma seus planos para os 30 minutos que ainda havia pela frente. Pouco tempo depois do reinício, Abel promoveu mais mudanças, mandando a campo Emi Martínez no lugar de Aníbal Moreno, que saiu sentindo a coxa e preocupa. Pouco depois, montou uma linha de 5 com Vanderlan no lugar de Estêvão; Paulinho seguiu seu cronograma para atuar por mais 20 minutos e o Verdão esteve mais próximo do terceiro do que o Al Ahly de diminuir.

No final, justa vitória do Palmeiras, que soube passar por cima das dificuldades do primeiro tempo para construir um placar sólido e dar moral ao time na sequência da competição.

O resultado da outra partida do grupo, uma surpreendente vitória do Inter Miami sobre o Porto, deu ao Verdão a liderança da chave e a chance de se classificar em primeiro lugar com um simples empate em Miami. Mas os outros resultados do dia sugerem que ficar em primeiro lugar pode não ser tão bom assim.

Ainda há muitos jogos pela frente e as cartas seguem embaralhadas. Vamos torcer para que o melhor caminho para o Verdão seja através de mais uma vitória contra o time de Messi, sem ter que, germanicamente, recorrer a passos em falso na competição. O peso da primeira vitória já foi tirado dos ombros e temos que aproveitar o embalo. Valeu NY/NJ, até logo! Miami, estamos chegando. VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

Escalações

Al Ahly

El Shenawy
Mohamed Hany
Yasser Ibrahim
Achraf Dari
Ahmed Ramadan
Yahya Attiat-Allah
Hussein El Shahat
Marwan Attia
Ben Romdhane
Hamdy Fathy
Mohamed Afsha
Zizo
Trezeguet
Achraf Bencharki
Wessam Abou Ali
Nejc Gradisar
José Riveiro

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Foi bem nas saídas pelo alto. Pouco exigido nas finalizações.
7
Giay
Foi o elo fraco da defesa. Vem caindo sensivelmente de produção.
5.5
Gustavo Gómez
Muito firme, como de costume. Timing perfeito nos duelos.
7.5
Murilo
Um tanque de guerra, não dando a menor chance para os atacantes egípcios.
8
Piquerez
Faltou iniciativa ofensiva, principalmente no primeiro tempo.
6
Aníbal Moreno
De novo, muito sólido nos combates e na distribuição e com plena ocupação dos espaços.
7.5
Emi Martínez
Manteve a pegada, com muita força física.
7
Richard Ríos
Um dos melhores do Palmeiras, se não o melhor - mas o cartão idiota que tomou nos acréscimos por chutar uma bola pra longe estraga o notão.
8
Estêvão
Fortemente marcado, conseguiu apenas uma boa jogada - e quase abriu o placar. Ainda assim, para a Fifa, foi o melhor em campo (?!?)
7
Vanderlan
Entrou para fazer a ala esquerda e teve a bola para decretar a goleada, mas errou feio a finalização.
6
Raphael Veiga
Foi desexpulso e precisou ser sacado para não deixar o time com um a menos. Pensando bem, mesmo com ele em campo, o Palmeiras parecia com um a menos.
5
Mauricio
Entrou bem mais ligado e achou um passe excepcional para Flaco fazer o segundo gol.
8.5
Facundo Torres
Apagado, teve a chance de se redimir mas desperdiçou uma finalização tendo só o goleiro pela frente.
5.5
Paulinho
Entrou só para se manter em atividade e não perder ritmo.
6
Vitor Roque
Correu bastante, mas produziu pouco.
5.5
Flaco López
Está buscando a titularidade na marra. Sua evolução física é notável, bem como a melhora nas finalizações frente a frente com os goleiros.
8.5

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

5'
Al Ahly

Abou Ali desviou a bola na primeira trave após cobrança de escanteio e mandou direto para fora.

7'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou falta para dentro da área; Murilo escorou para dentro da pequena área e Gómez e Vitor Roque subiram com a marcação. O juiz, porém, marcou a falta.

 

17'
Palmeiras

Estêvão fez jogada pela direita, invadiu a área,  limpou a marcação e bateu no contrapé do goleiro –  a bola passou rente ao gol de El Shenawy.

20'
Palmeiras

Estêvão puxou contra-ataque pela esquerda, chegou à linha de fundo e tocou para trás, mas ninguém chegou para finalizar.

35'

Raphael Veiga cometeu falta no meio-campo e atingiu Zizo; o árbitro inglês Anthony Taylor expulsou o camisa 23 direto, mas corrigiu a punição com auxílio do VAR e ficou só pelo amarelo mesmo.

51'

Taylor encerrou o primeiro tempo, que foi muito amarrado.


Segundo tempo

Entraram: Flaco Lópes e Mauricio
Saíram: Raphael Veiga e Vitor Roque

1'
Palmeiras

Piquerez, sozinho na ponta esquerda, fez cruzamento rasteiro na pequena área mas Facundo Torres chegou atrasado para a finalização.

3'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Gol contra de Abou Ali! Aníbal Moreno cobrou falta para o meio da área, o centroavante do Al Ahly tentou tirar e mandou para trás, no ângulo de El Shenawy.

10'
Palmeiras

Aníbal Moreno cobrou falta próxima ao banco de reservas do Palmeiras, no mesmo local de onde saiu o primeiro gol. O vento começou a soprar muito forte e desviou a trajetória a bola, que quase surpreendeu o goleiro adversário – El Shenawy se esforçou para colocar a escanteio.

13'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS!!! Após cobrança de falta para o Al Ahly, o Palmeiras recuperou a bola saiu no contra-ataque rápido com Mauricio. O meia-atacante fez um lindo passe para Flaco López, que saiu em velocidade, ficou cara a cara com o goleiro e finalizou no canto esquerdo, com perfeição.

21'
Palmeiras

Entrou: Emi Martínez
Saiu: Aníbal Moreno

22'
Palmeiras

Facundo Torres recebeu ótimo passe de Estêvão na ponta esquerda e arriscou da entrada da área; a bola saiu pela linha de fundo.

25'
Palmeiras

Richard Ríos fez boa jogada pela esquerda, limpou a marcação e cruzou na segunda trave; Flaco López conseguiu um desvio fraco e a bola saiu por cima do gol.

Entraram: Paulinho e Vanderlan
Saíram: Estevão e Facundo Torres

47'
Al Ahly

El Shahat chutou dentro da área e Weverton espalma para o alto. Gómez completou o corte

49'
Palmeiras

Mauricio pegou o rebote na entrada da área, finalizou com efeito e a bola saiu pela linha de fundo.

51'

Anthony Taylor encerrou o jogo sem criar maiores problemas – graças ao VAR.