Fortaleza X Palmeiras
20/04/2025 - 18:30 | Campeonato Brasileiro | Castelão (CE) |
O Palmeiras venceu a sexta seguida. No Castelão, o Verdão bateu o Fortaleza por 2 a 1, num dos jogos mais difíceis do ano, e assumiu a liderança isolada do Brasileirão. Com o resultado, nosso time já abre 6 pontos do quinto colocado, com apenas 5 rodadas disputadas.
Abel Ferreira precisou fazer algumas escolhas. Em meio a uma maratona e prestes a viajar para a Bolívia, podia dar descanso aos principais jogadores, ou forçar um pouco mais para tentar buscar pontos improváveis no Brasileirão, para dar mais gordura na sequência. Abel mandou força máxima a campo, com exceção de Vitor Roque, que deu lugar a Flaco López.
A escolha não podia ter sido melhor. O time está cada vez mais encaixado e começa a evoluir as construções dos dois lados. Emi Martínez já concilia a habitual onipresença na marcação com um apoio consistente pela esquerda, dando opções a Facundo Torres e Piquerez. O Palmeiras já dá sinais claros de que pode ser letal em saídas rápidas ao mesmo tempo que permanece sólido sem a posse de bola, como o histórico time de 2022.
Com o controle total do jogo, o Verdão criou boas chances no primeiro tempo – em duas delas, a defesa salvou debaixo do travessão, com o goleiro batido – Kuscevic e David Luiz salvaram gols certos de Estêvão e Facundo Torres. Mas o Verdão chegou ao gol no último lance do primeiro tempo, com um pouco de sorte: Deyverson fez falta boba em Micael na lateral da área; Richard cobrou rasteiro, mal, mas a bola desviou na zaga e se ofereceu para Facundo Torres escorar para o gol.
A vantagem foi determinante para a estratégia do segundo tempo. O Palmeiras veio pronto para fazer o relógio andar, a exemplo do que fez na partida anterior, contra o Inter. O Fortaleza então passou a subir suas peças, oferecendo mais e mais espaço a nosso time.
Aos 12, um golaço de Flaco López: ele recebeu um passe excepcional de Estêvão, que lembrou os melhores momentos de Valdivia, ficou no mano a mano com David Luiz e achou uma brecha mínima, para bater firme de canhota e vencer tanto o zagueiro quando o goleiro João Ricardo. Bola 7 na caçapa do canto.
Juan Pablo Vojvoda, corajoso, colocou mais um centroavante, tirou um zagueiro, soltou de vez o lateral esquerdo e veio pra cima. Flaco retribuiu o presente e deixou Estêvão na cara do gol, mas David Luiz levou vantagem na disputa, usando o corpo – poderia ter sido o tiro de misericórdia, mas o Fortaleza ainda queria jogo.
Aos 24, aproveitando um cruzamento da direita, Deyverson atacou a linha da bola, ganhou de Giay e diminuiu com uma testada firme. Ainda tinha muito jogo pela frente e Abel tinha outra escolha para fazer.
Com o Fortaleza todo lançado à frente, Abel podia acreditar que manter o time jogando no contra-ataque com mais um jogador posicionado para aproveitar as brechas, ou respondia à pressão com um reforço na linha defensiva, reequilibrando a luta em nosso campo defensivo. Uma escolha difícil, já que as duas tinham riscos reais.
A pressão foi terrível, e o Palmeiras parecia se segurar bem, já que em 20 minutos o Fortaleza só conseguiu uma boa finalização, com Lucas Sasha de cabeça. Até que aos 45, num vacilo de Piquerez na marcação, mais um cruzamento veio da direita do ataque do Fortaleza; Deyverson subiu com Naves e a bola bateu no braço do zagueiro palmeirense – com auxílio do VAR, a arbitragem marcou pênalti.
Lucero bateu forte, no canto esquerdo de Weverton, que leu muito bem o movimento e foi buscar, fazendo uma defesa excepcional. O Verdão resistiu mais 3 minutos e comemorou muito a vitória.
O jogo exigiu demais de todos. Vitórias assim enchem o torcedor de orgulho e o time de confiança. Ainda mais porque é nítido que ainda há para onde evoluir, principalmente no setor ofensivo. Rafael Veiga, inteiro, é um baita reforço; Paulinho ainda precisa dar o melhor encaixe com Vitor Roque e tudo pode se ajeitar agora que a defesa e o meio-campo parecem ajustados.
A menos de dois meses do embarque para o Mundial, o Verdão vai crescendo na hora certa. Se você é um torcedor otimista, pode se animar. Se for daqueles que gosta de cornetar e prefere estar certo do que admitir que o time está bem, vai xingar bastante no Tuíter. Calma! Segue o líder e VAMOS PALMEIRAS!!!
Pós jogo
Ficha Técnica
Escalações
Fortaleza
João Ricardo
Yago Pikachu

Tinga
Kuscevic
David Luiz

Lucero
Gustavo Mancha
Eros Mancuso

Diogo Barbosa
Matheus Rossetto
Lucas Sasha
Calebe

Lucca Prior
Allanzinho 

Kervin
Deyverson
Juan Pablo Vojvoda
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonPegou um pênalti forte no canto aos 48 do segundo tempo que garantiu os 3 pontos. Só isso. 10 
GiayCada vez mais consistente e confiante. 8 
Gustavo GómezNum jogo tão cheio de detalhes, não pode cometer erros: deu uma bola no pé de Deyverson, que felizmente errou a finalização. 5.5 
MicaelDepois de uma fase oscilando, voltou a mostrar um jogo sólido. 7 
PiquerezPodia ter marcado mais de perto o lance do pênalti. Deixou cruzar, deu no que deu. 5.5 
Emi MartínezUm monstro, um enorme achado da diretoria no futebol da Dinamarca. Colocou ninguém menos que o Aníbal Moreno no banco. 8.5 
Richard RíosJoga muito e ele sabe disso. Mas confunde capacidade técnica com excesso de confiança. Ou com irresponsabilidade. De qualquer forma, não dá pra admitir, precisa levar um corretivo. 4 
Aníbal MorenoFirme e sério, como tem que ser. 6.5 
Felipe AndersonDiscreto, não conseguiu repetir a boa sequência de jogo. 6 
MauricioEntrou para ajudar a furar a bola e conseguiu. 6 
EstêvãoVoltou a fazer um jogo exuberante, com jogadas brilhantes e produtivas. Deixou Flaco no jeito para fazer o gol da vitória. 8.5 
NavesNão levou sorte no lance do pênalti, o braço alto é necessário para dar impulso e equilíbrio na disputa pelo alto. 6 
Facundo TorresSólido, extremamente consciente de seu papel tático. Oportunista, não perde as chances dentro da área. 8.5 
AllanFez um papel duplo na parte mais difícil do jogo, reforçando o setor esquerdo da defesa e auxiliando a cadenciar o ritmo com a posse. Parecia um veterano. 7.5 
Flaco LópezImbuidaço desde o início, fez um golaço com muita precisão, e ainda retribuiu o presente para Estêvão no lance seguinte. 9.5 
Vitor RoqueEntrou na fase mais chata para um atacante, quando a pressão do Fortaleza ficou muito forte e o Palmeiras não conseguia mais ligar nem contra-ataques. 6
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo
'
Palmeiras

15'
Palmeiras
Estêvão avançou pelo meio e tocou na ponta direita para Felipe Anderson; o camisa 7 recuou a bola para a chegada de Richard Ríos; o camisa 8 bateu firme, rasteiro, no canto direito de João Ricardo, que foi buscar.
17'
Fortaleza
ELE TÁ LIGADO! Calebe recebeu bom passe em profundidade pela direita e bateu firme para o gol, mas Weverton fez uma defesa colossal para salvar. Após o fim da jogada, foi assinalado impedimento.
25'
Palmeiras
QUE CHANCE! Flaco López descolou excelente lançamento pelo alto para Estêvão, que partiu em velocidade pela direita, saiu na cara do gol e tentou encobrir João Ricardo; a bola pegou no goleiro e ia entrando mesmo assim, mas Kuscevic tirou em cima da linha. O assistente indicou impedimento de Estêvão, mas a imagem deixa claro que a posição era legal.
41'
Fortaleza
QUE PERIGO! Allanzinho fez boa jogada individual pela ponta esquerda, foi desarmado e a bola sobrou para Deyverson, que bateu de primeira, com perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.
45'
Palmeiras
INACREDITÁVEL! Giay roubou a bola no ataque, carregou até a entrada da área e tocou para Facundo Torres, na esquerda; o uruguaio encobriu o goleiro e a bola ia entrando, mas David Luiz fez uma acrobacia e salvou o Fortaleza.
49'
Palmeiras
GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Richard Ríos cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque; no cruzamento por baixo, a bola atravessou a área e sobrou no lado direito com Facundo Torres, que se livrou da marcação e finalizou a queima-roupa.
51' Paulo Cesar Zanovelli encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do vestiário sem alterações em sua escalação.
12'
Palmeiras
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Em contra-ataque rápido, Facundo Torres tocou curto com Estêvão, que fez bom lançamento em pronfundidade para Flaco López; o argentino saiu no mano a mano com David Luiz, cortou para a perna esquerda e bateu firme, no canto direito, sem chance para João Ricardo.
20'
Fortaleza
Giay interceptou passe e rebateu a bola nos pés de Deyverson, que arriscou finalização de muito longe, mas a bola passou à direita de Weverton.
24'
Fortaleza
Gol do Fortaleza. Allanzinho avançou com liberdade pela direita e cruzou na área para Deyverson, que cabeceou no canto direito do gol.
27'
Palmeiras
Entraram: Vitor Roque, Mauricio e Naves
Saíram: Flaco López, Felipe Anderson e Estêvão.
32'
Palmeiras
Entrou: Allan
Saiu: Facundo Torres
35'
Palmeiras
Entrou: Aníbal Moreno
Saiu: Richard Ríos
47'
Fortaleza
PÊNALTI PARA O FORTALEZA! Em bola alçada na área, Naves subiu de braços abertos para disputar pelo alto com Deyverson. Após a sequência da jogada, o VAR chamou e o juiz viu o toque na mão.
48'
Fortaleza
PEGA, WEVERTOOOOON! Lucero bateu no canto esquerdo e o Paredão foi buscar, espalmando para o lado e fazendo mais uma defesa no rebote para salvar o Verdão.
52' Paulo Cesar Zanovelli encerrou a partida após uma vitória heróica do Palmeiras.

Escalações

Fortaleza
![]() João Ricardo |
![]() Yago Pikachu ![]() |
![]() ![]() Tinga |
![]() Kuscevic |
![]() David Luiz ![]() |
![]() ![]() Lucero |
![]() Gustavo Mancha |
![]() Eros Mancuso ![]() |
![]() ![]() Diogo Barbosa |
![]() Matheus Rossetto |
![]() Lucas Sasha |
![]() Calebe ![]() |
![]() ![]() Lucca Prior |
![]() Allanzinho ![]() ![]() |
![]() ![]() Kervin |
![]() Deyverson ![]() |
![]() Juan Pablo Vojvoda |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Pegou um pênalti forte no canto aos 48 do segundo tempo que garantiu os 3 pontos. Só isso. | 10 |
![]() | Giay Cada vez mais consistente e confiante. | 8 |
![]() | Gustavo Gómez Num jogo tão cheio de detalhes, não pode cometer erros: deu uma bola no pé de Deyverson, que felizmente errou a finalização. | 5.5 |
![]() | Micael Depois de uma fase oscilando, voltou a mostrar um jogo sólido. | 7 |
![]() | Piquerez Podia ter marcado mais de perto o lance do pênalti. Deixou cruzar, deu no que deu. | 5.5 |
![]() | Emi Martínez Um monstro, um enorme achado da diretoria no futebol da Dinamarca. Colocou ninguém menos que o Aníbal Moreno no banco. | 8.5 |
![]() | Richard Ríos Joga muito e ele sabe disso. Mas confunde capacidade técnica com excesso de confiança. Ou com irresponsabilidade. De qualquer forma, não dá pra admitir, precisa levar um corretivo. | 4 |
![]() | Aníbal Moreno Firme e sério, como tem que ser. | 6.5 |
![]() | Felipe Anderson Discreto, não conseguiu repetir a boa sequência de jogo. | 6 |
![]() | Mauricio Entrou para ajudar a furar a bola e conseguiu. | 6 |
![]() | Estêvão Voltou a fazer um jogo exuberante, com jogadas brilhantes e produtivas. Deixou Flaco no jeito para fazer o gol da vitória. | 8.5 |
![]() | Naves Não levou sorte no lance do pênalti, o braço alto é necessário para dar impulso e equilíbrio na disputa pelo alto. | 6 |
![]() | Facundo Torres Sólido, extremamente consciente de seu papel tático. Oportunista, não perde as chances dentro da área. | 8.5 |
![]() | Allan Fez um papel duplo na parte mais difícil do jogo, reforçando o setor esquerdo da defesa e auxiliando a cadenciar o ritmo com a posse. Parecia um veterano. | 7.5 |
![]() | Flaco López Imbuidaço desde o início, fez um golaço com muita precisão, e ainda retribuiu o presente para Estêvão no lance seguinte. | 9.5 |
![]() | Vitor Roque Entrou na fase mais chata para um atacante, quando a pressão do Fortaleza ficou muito forte e o Palmeiras não conseguia mais ligar nem contra-ataques. | 6 |


Estêvão avançou pelo meio e tocou na ponta direita para Felipe Anderson; o camisa 7 recuou a bola para a chegada de Richard Ríos; o camisa 8 bateu firme, rasteiro, no canto direito de João Ricardo, que foi buscar.

ELE TÁ LIGADO! Calebe recebeu bom passe em profundidade pela direita e bateu firme para o gol, mas Weverton fez uma defesa colossal para salvar. Após o fim da jogada, foi assinalado impedimento.

QUE CHANCE! Flaco López descolou excelente lançamento pelo alto para Estêvão, que partiu em velocidade pela direita, saiu na cara do gol e tentou encobrir João Ricardo; a bola pegou no goleiro e ia entrando mesmo assim, mas Kuscevic tirou em cima da linha. O assistente indicou impedimento de Estêvão, mas a imagem deixa claro que a posição era legal.

QUE PERIGO! Allanzinho fez boa jogada individual pela ponta esquerda, foi desarmado e a bola sobrou para Deyverson, que bateu de primeira, com perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.

INACREDITÁVEL! Giay roubou a bola no ataque, carregou até a entrada da área e tocou para Facundo Torres, na esquerda; o uruguaio encobriu o goleiro e a bola ia entrando, mas David Luiz fez uma acrobacia e salvou o Fortaleza.

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Richard Ríos cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque; no cruzamento por baixo, a bola atravessou a área e sobrou no lado direito com Facundo Torres, que se livrou da marcação e finalizou a queima-roupa.
Paulo Cesar Zanovelli encerrou a primeira etapa.
O Palmeiras voltou do vestiário sem alterações em sua escalação.

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Em contra-ataque rápido, Facundo Torres tocou curto com Estêvão, que fez bom lançamento em pronfundidade para Flaco López; o argentino saiu no mano a mano com David Luiz, cortou para a perna esquerda e bateu firme, no canto direito, sem chance para João Ricardo.

Giay interceptou passe e rebateu a bola nos pés de Deyverson, que arriscou finalização de muito longe, mas a bola passou à direita de Weverton.

Gol do Fortaleza. Allanzinho avançou com liberdade pela direita e cruzou na área para Deyverson, que cabeceou no canto direito do gol.

Entraram: Vitor Roque, Mauricio e Naves
Saíram: Flaco López, Felipe Anderson e Estêvão.

Entrou: Allan
Saiu: Facundo Torres

Entrou: Aníbal Moreno
Saiu: Richard Ríos

PÊNALTI PARA O FORTALEZA! Em bola alçada na área, Naves subiu de braços abertos para disputar pelo alto com Deyverson. Após a sequência da jogada, o VAR chamou e o juiz viu o toque na mão.

PEGA, WEVERTOOOOON! Lucero bateu no canto esquerdo e o Paredão foi buscar, espalmando para o lado e fazendo mais uma defesa no rebote para salvar o Verdão.
Paulo Cesar Zanovelli encerrou a partida após uma vitória heróica do Palmeiras.