Palmeiras X Santos

23/08/2020 - 16:00 Campeonato Brasileiro Morumbi

Que alívio! A vitória, da forma como foi construída, era o sinal de que Luxemburgo ainda é capaz de encontrar saídas que todos estávamos esperando. O veterano treinador mudou a proposta de jogo, talvez fazendo uma auto-análise mais severa, talvez ouvindo os jogadores.

O fato é que o time todo voltou a jogar bola, oferecendo um bom espetáculo sem abrir mão de ser competitivo, mostrando equilíbrio entre ataque e defesa.

Os laterais puderam subir e oferecer opções de jogo, sendo bem cobertos pelos volantes. O risco de sofrer o contra-ataque foi assumido, e anulado pelo sistema defensivo. Assim, joga bem o ataque e joga bem a defesa.

As respostas de Diogo Barbosa, e principalmente Bruno Henrique e Lucas Lima, na bola, foram também grandes notícias. Ganham todos os palmeirenses. Os atletas agora têm como desafio manterem o que acabaram de reafirmar: são sim, capazes de jogar muita bola. Estávamos até começando a duvidar se um dia eles o foram.

O time entra numa semana livre bem colocado na tabela e em paz. Estes seis dias valem ouro, e o fato da pressão ter se dissipado precisa ser muito bem utilizado agora pela comissão técnica, para aprimorar variações táticas e treinar mais as bolas paradas ofensivas e defensivas, bem como a construção de contragolpes.

No futebol a coisa muda muito rápido. Ninguém imaginaria, após o tétrico empate com o Goiás, que apenas 8 dias depois o horizonte estaria tão calmo e tão cheio de otimismo. Assim é o futebol. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações


Santos

João Paulo
Pará
Madson
Lucas Veríssimo
Luan Peres
Felipe Jonatan
Alison
Diego Pituca
Jobson
Carlos Sánchez
Marcos Leonardo
Marinho
Taílson
Kaio Jorge
Lucas Braga
Soteldo
Cuca

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Bem colocado embaixo das traves, fez uma excelente defesa no segundo tempo; reposições precisas, sem dar chutão.
7
Marcos Rocha
Parecia solto para apoiar, e o fez muito bem, até sentir lamentavelmente uma lesão muscular.
7
Mayke
Mesmo sem ritmo, não prejudicou o desempenho do lado direito. Claro que ficou abaixo do titular, mas deve melhorar com a sequência.
6.5
Luan
Vive talvez sua melhor fase com nossa camisa. Vai ser uma pena tirá-lo do time para a volta de Felipe Melo.
7
Gustavo Gómez
Zagueirou como no manual. A sequência de bolas aéreas na pressão final do jogo foi brilhante.
7
Diogo Barbosa
Se não chegou a ser um primor, pelo menos mostrou muita vontade de responder em campo às críticas que vinha, justamente, recebendo.
6.5
Bruno Henrique
Possivelmente alguém deu aquela voadora providencial no peito. Jogou como nos melhores momentos de 2018 e 2019, pisando nas duas áreas, auxiliando na saída de bola, armando, ocupando espaços e finalizando. Excelente.
8
Ramires
Além de ter entrado no lugar de quem estava arrebentando, teve o infortúnio de marcar um gol contra. Mas não foi tão mal assim.
5.5
Patrick de Paula
O dono do jogo. Destruiu o meio-campo do Santos com onipresença; cobriu o lado direito anulando Soteldo quando os laterais desceram, meteu um balaço no travessão e fez um golaço, o da vitória. Como joga bola!
9.5
Gabriel Menino
Cada vez mais adaptado à nova função, mostrou que pode render se o meia e os laterais encostarem nele pra jogar.
7.5
Gustavo Scarpa
Nunca foi de arranque e explosão. O futebol dele é o de cadenciar o jogo, e foi o que ele fez.
6
Lucas Lima
Que resposta, em campo. Excelente partida, fazendo tudo o que esperamos de nosso meia central. Foi primordial na jogada do segundo gol, mas principalmente: mostrou que não esqueceu como se joga bola. Agora é só manter.
8.5
Rony
Vem melhorando discretamente, jogo a jogo. Mas bem discretamente.
6
Willian
Jogou mais por dentro e daí saiu a jogada do segundo gol - tenha sido proposital ou não o passe para o Patrick.
6.5
Luiz Adriano
Atacante completo, jogou dentro e fora da área. Com o time mais compacto no ataque, seu futebol rende muito mais. E o pênalti foi bem batido, porque se não fosse, o goleiro tinha pego.
7.5
Gabriel Silva
Entrou no momento em que o time recuou e não conseguiu aparecer como atacante. Valeu mais pelo esforço na marcação na saída de bola.
6

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

4'
Palmeiras

Lucas Lima alçou para Luiz Adriano na área, a bola passou um pouco da linha do atleta mas ele conseguiu ainda escorar – João Paulo fechou o ângulo e defendeu; no rebote Bruno Henrique bateu de fora mas errou o alvo.

9'
Santos

Bruno Henrique tentou sair jogando rápido e errou o passe; a bola ficou com Felipe Jonatan que chutou de fora, mas errou o alvo.

14'
Palmeiras

Boa jogada coletiva do ataque do Palmeiras; Gabriel Menino driblou e bateu; a bola desviou na zaga e saiu em escanteio. Lucas Lima bateu da esquerda e Luan cabeceou por cima do gol.

19'
Palmeiras

Ótima enfiada de Lucas Lima para Rony, que rolou para o meio na direção de Luiz Adriano, que mais uma vez passou da bola mas conseguiu recolher e rolar para o chute colocado de Bruno Henrique; João Paulo foi buscar no rodapé esquerdo e desviou a escanteio.

22'
Palmeiras

Marcos Rocha tabelou com Lucas Lima e rolou para mais uma batida de Bruno Henrique; desta vez, forte e alta, no canto direito – João Paulo foi buscar de novo.

27'

Marcos Rocha sentiu o posterior da coxa esquerda e deu lugar a Mayke.

29'
Santos

Em lance individual, Marinho puxou contra-ataque e bateu cruzado, mas a bola passou à esquerda de Weverton.

40'
Palmeiras

Lucas Lima se preparava para finalizar da meia esquerda e foi calçado por Diego Pituca – falta. Bruno Henrique bateu na barreira; ele mesmo pegou o rebote e chutou por cima, com muito perigo.

42'

O VAR foi acionado – Alison abriu o braço enquanto está na barreira e a arbitragem marcou pênalti.

45'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Após muitas reclamações, Luiz Adriano bateu no canto esquerdo de João Paulo, que ainda bateu nela mas não impediu o gol do Verdão.

48'
Santos

Carlos Sánchez bateu falta da meia direita, visando o ângulo esquerdo de Weverton, que estava na bola e viu ela sair ao lado da trave.

50'

O árbitro encerrou o bom primeiro tempo após cinco minutos de acréscimo.


Segundo tempo

Ramires entrou no lugar de Bruno Henrique.

2'
Santos

Gol do Santos – Na falta no bico da área, Carlos  Sánchez bateu cruzado, a bola resvalou na cabeça de Ramires e entrou no canto esquerdo.

8'
Palmeiras

Patrick de Paula bateu falta da intermediária – um balaço no travessão; no rebote Gabriel menino cabeceou para as redes, mas estava ligeiramente impedido no momento da cobrança e o gol foi anulado.

15'

Willian entrou no lugar de Rony.

16'
Palmeiras

Lucas Lima lançou a corrida de Luiz Adriano; a bola correu muito para o lado e Luiz Adriano fez a jogada de ponta, cruzando para a testada de Willian, que passou perto da trave esquerda do Santos.

19'
Palmeiras

Contra-ataque rápido do Palmeiras; Gabriel Menino aparou na meia direita e bateu cruzado, mas a bola saiu à direita de João Paulo.

25'

Gustavo Scarpa e Gabriel Silva entram nos lugares de Gabriel Menino e Luiz Adriano.

27'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Lucas Lima roubou a bola na intermediária e acionou Patrick de Paula, que abriu para Willian na esquerda; a bola voltou para Patrick que emendou de primeira, da risca da área, e estufou as redes do lado esquerdo de João Paulo.

34'
Palmeiras

Diogo Barbosa levantou no segundo pau, para a chegada de Scarpa, que se atirou na bola mas não conseguiu escorar para o gol aberto.

36'
Santos

Após escanteio da esquerda, Madson testou no canto direito alto, mas Weverton foi buscar. Linda defesa.

51'

O Santos fez pressão no final mas nossa defesa resistiu. O árbitro apitou o fim do jogo aos 51 minutos.