Palmeiras X Red Bull Bragantino
27/12/2020 - 18:15 | Campeonato Brasileiro | Allianz Parque |
Foi um sufoco, mas o Verdão chegou ao resultado. Diante do cenário e de todos os problemas – antigos e recentes – o resultado foi muito bom.
Podemos, claro, questionar algumas das dificuldades desnecessárias enfrentadas nesta partida. A principal delas foi a permissividade – o Bragantino não enfrentou resistência de nossa parte para tomar as rédeas do jogo e de nos prensar em nossa área.
Nosso time poderia ter sido mais malandro e ter usado o placar e o relógio a nosso favor, diante das evidentes desvantagens técnicas e táticas. Em vez disso, limitou-se a se encolher e a se atirar em todas as bolas para evitar o empate – no que foi bem sucedido.
A lesão de Gabriel Veron pode ter assustado e inibido nossos jogadores. É inevitável pensar na sequência da temporada, a três jogos de conquistar títulos em duas frentes. Isso pode explicar um pouco o tamanho da superioridade do time visitante na parte final do jogo.
De qualquer forma, dava para ter sido mais tranquilo. Em dois momentos do primeiro tempo a escolha tática do Palmeiras foi atrair o Bragantino e sair em contra-ataques rápidos. Funcionou razoavelmente.
O momento após o choque de cabeças entre Gabriel Menino e Cuello foi o único em que o Palmeiras assumiu o controle do jogo. Foi só chegar ao gol que o modo contra-ataque foi reativado. Mesmo assim, o primeiro tempo como um todo acabou sendo equilibrado, com o Palmeiras abrindo a vantagem no placar devido à qualidade técnica.
As entradas de Claudinho e Lucas Evangelista, titulares que estavam com problemas físicos, fez com que o time do interior sobrasse no segundo tempo. Nosso time misto acabou se retraindo demais e não conseguiu impor a grandeza da camisa.
Corajoso, o Bragantino veio pra cima e só não chegou aos gols devido à grande atuação de nossa defesa, sobretudo Weverton e a dupla de zaga.
O Palmeiras, ao contrário dos jogos anteriores, foi mais eficaz que o adversário e por isso mereceu a vitória. O Bragantino jogou bem e “merecia” sorte melhor, mas esbarrou exatamente na falta de eficácia que nos atrapalhou nos jogos anteriores. Futebol é assim mesmo.
Mais uma vez, viramos a chavinha. Agora é hora de ir com tudo pra cima do América, para garantir a vaga nas finais da Copa. Depois, o time terá uma semana livre inédita desde a chegada de Abel, para abrir os confrontos com o River pela Libertadores. Emoções altíssimas na virada do ano, e estaremos juntos, ao lado do Verdão. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalações
Palmeiras
Red Bull Bragantino
Cleiton
Aderlan
Léo Ortiz
Fabrício Bruno
Edimar

Weverson
Raul
Ryller

Lucas Evangelista
Thonny Anderson

Claudinho
Artur
Alerrandro

Ytalo
Cuello

Leandrinho
Cláudio Maldonado
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonO maior nome do Palmeiras na partida, com grandes defesas e muita segurança. 9 
Gabriel MeninoFoi pro jogo no risco, diante de uma sequência de jogos, e não decepcionou. Caiu no segundo tempo - compreensível, diante da proximidade de decisões. 7.5 
LuanExposto como poucas vezes no ano, foi muito preciso nos botes e nas rebatidas. 8 
Alan EmpereurConseguiu jogar no mesmo nível do parceiro de zaga, que é titular. 8 
ViñaSe não foi tão bem no apoio - até porque, o time mal atacou - foi firme na defesa, com botes decisivos dentro da área. 7.5 
DaniloPasses errados na saída de bola proporcionaram ataques perigosos ao adversário. Precisa evoluir neste fundamento. 6 
Patrick de PaulaTecnicamente parece não ter sentido o período de lesão. Só deve ter saído pela questão física. 6.5 
Emerson SantosNão conseguiu trancar o setor e o Bragantino cresceu após sua entrada. 5.5 
Breno LopesConseguiu encaixar uma grande descida e por pouco não guardou seu primeiro gol. 7 
Marcos RochaAjudou na marcação do lado esquerdo do adversário, muito perigoso na parte final do jogo. 6 
Lucas LimaJogou como um quarterback de futebol americano: recebia a bola, pensava rápido e soltava o lançamento. Ou não executou bem, ou pensou errado, na maioria das vezes. 5.5 
Raphael VeigaA armação do time praticamente inexistiu após sua entrada. deveria ter sido nosso líder técnico no momento em que o Bragantino mais cresceu. 5 
Gabriel VeronNas poucas vezes em que foi acionado, incomodou; ajudou a criar. 6 
Gustavo ScarpaNitidamente com a cabeça em Belo Horizonte. 5 
Luiz AdrianoGuardou o primeiro depois da lesão, já no segundo jogo. E com méritos; buscou o lance. 8 
WillianApenas bastante correria. 5
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo
O Palmeiras não pressionava a saída de bola do Bragantino, que tinha absurdos 79% de posse de bola nos primeiros dez minutos e ocupava nosso campo de defesa. A estratégia do Verdão era acionar rápido Lucas Lima e tentar colocar Veron e Breno para correr.
11'
Palmeiras
Patrick de Paula apoiou, tabelou com Lucas Lima e bateu de canhota, mas não pegou bem na bola, que saiu à esquerda de Cleiton.
13'
Red Bull Bragantino
Cuello cruzou da esquerda; a defesa dormiu e Ryller apareceu livre na frente de Weverton, mas escorou todo torto e errou o alvo. Era Gabriel Veron quem estava acompanhando o volante e desistiu no meio do lance.
Após uma grande paralisação para atender Cuello após um choque de cabeças com Gabriel Menino, o Bragantino voltou guardando mais seu próprio campo e o Palmeiras passou a ter mais o controle da bola.
20'
Palmeiras
Após escanteio da esquerda, Viña testou na risca da pequena área, mas a bola saiu pelo alto.
27'
Palmeiras
GOL DO PALMEIRAS! Gabriel Menino bateu escanteio da esquerda; a zaga afastou e a bola voltou para Menino, que recolocou na área; Luiz Adriano testou para o chão e Cleiton não conseguiu fazer a defesa. O lance foi checado no VAR e o gol foi confirmado.
34'
Red Bull Bragantino
Depois de lateral, Cuello levou pelo meio e tentou o chute de fora, mas a bola saiu sem perigo.
Após o gol, o Palmeiras voltou a recuar as linhas e a tentar jogar no contra-ataque.
46'
Palmeiras
Breno Lopes arrancou em velocidade, entrou na área e soltou um míssil; a bola explodiu no travessão de Cleiton.
49'
Red Bull Bragantino
Danilo errou na saída de bola no meio do campo; Raul arrancou e se preparava para finalizar quando Luan chegou com muita precisão e travou o lance. Na extensão, acabou acertando Patrick de Paula, que virou o tornozelo.
52' Após sete minutos de acréscimo, Claus que apitou bem, encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
3'
Red Bull Bragantino
Edimar tabelou com Claudinho e bateu de dentro da área; Alan Empereur apareceu bem e travou a finalização.
9'
Red Bull Bragantino
Cuello cruzou aberto no segundo pau; Aderlan chegou batendo de primeira, cruzado – a bola resvalou na zaga e saiu em escanteio.
11'
Palmeiras
Luiz Adriano puxou o ataque em velocidade a partir da intermediária e abriu para Veron na esquerda; o camisa 27 poderia chutar ou devolver – escolheu fazer a tabela mas a zaga cortou em cima da hora, cedendo escanteio.
16' Saiu Lucas Lima e entrou Raphael Veiga; saiu Luiz Adriano e entrou Willian; saiu Gabriel Veron e entrou Gustavo Scarpa. Veron saiu sentindo o posterior da coxa direita.
18'
Red Bull Bragantino
Após jogada de escanteio; Weverton afastou de tapinha e a bola voltou para o bololô; no bate-rebate a bola rolou de mansinho até bater no pé da trave esquerda e Weverton recolheu para encerrar o lance.
24'
Red Bull Bragantino
O Bragantino sufocava o Palmeiras; Danilo errou mais uma saída de bola (com falta não marcada pela arbitragem); Cuello invadiu a área e bateu de curva buscando o canto esquerdo; Weverton voou rasante e fez uma linda defesa cedendo escanteio.
25' Emerson Santos entrou no lugar de Patrick de Paula.
27'
Red Bull Bragantino
Claudinho pegou a sobra após corte de Luan e cruzou; Ytalo, livre, de frente para Weverton, testou firme e a bola triscou o travessão.
30'
Red Bull Bragantino
O Bragantino estava à vontade no ataque; Ytalo pegou mais uma sobra e bateu da meia-lua; Weverton pegou firme.
32' Marcos Rocha entrou no lugar de Breno Lopes; Gabriel Menino avançou.
34'
Red Bull Bragantino
Claudinho recebeu, cortou Danilo e tocou para Lucas Evangelista, que bateu cruzado – a bola saiu assobiando à direita do gol.
35'
Red Bull Bragantino
Lucas Evangelista tocou para Artur, que entrou na área, cortou para dentro e bateu de esquerda, cruzado – a bola saiu pertinho da trave direita de Weverton.
37'
Palmeiras
Depois de muito tempo o Palmeiras chegou: Danilo apoiou o ataque, avançou e bateu de canhota; a bola saiu pelo alto, com algum perigo.
40'
Red Bull Bragantino
Lucas Evangelista enfiou para Ytalo dentro da área; ele dominou e faria o gol de empate, mas Viña se esticou e travou a jogada.
45'
Palmeiras
No contra-ataque pela direita, Gabriel Menino tocou para Marcos Rocha, que rolou para Raphael Veiga, que emendou de esquerda, sem direção.
46'
Red Bull Bragantino
Fabrício Bruno ganhou no meio de Willian, avançou e bateu prensado; a bola saiu por cima em escanteio, com perigo.
50' Após um enorme sufoco, o Palmeiras segurou o adversário e chegou a mais uma vitória.
Escalações

Palmeiras

Red Bull Bragantino
![]() Cleiton |
![]() Aderlan |
![]() Léo Ortiz |
![]() Fabrício Bruno |
![]() Edimar ![]() |
![]() ![]() Weverson |
![]() Raul |
![]() Ryller ![]() |
![]() ![]() Lucas Evangelista |
![]() Thonny Anderson ![]() |
![]() ![]() Claudinho |
![]() Artur |
![]() Alerrandro ![]() |
![]() ![]() Ytalo |
![]() Cuello ![]() |
![]() ![]() Leandrinho |
![]() Cláudio Maldonado |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton O maior nome do Palmeiras na partida, com grandes defesas e muita segurança. | 9 |
![]() | Gabriel Menino Foi pro jogo no risco, diante de uma sequência de jogos, e não decepcionou. Caiu no segundo tempo - compreensível, diante da proximidade de decisões. | 7.5 |
![]() | Luan Exposto como poucas vezes no ano, foi muito preciso nos botes e nas rebatidas. | 8 |
![]() | Alan Empereur Conseguiu jogar no mesmo nível do parceiro de zaga, que é titular. | 8 |
![]() | Viña Se não foi tão bem no apoio - até porque, o time mal atacou - foi firme na defesa, com botes decisivos dentro da área. | 7.5 |
![]() | Danilo Passes errados na saída de bola proporcionaram ataques perigosos ao adversário. Precisa evoluir neste fundamento. | 6 |
![]() | Patrick de Paula Tecnicamente parece não ter sentido o período de lesão. Só deve ter saído pela questão física. | 6.5 |
![]() | Emerson Santos Não conseguiu trancar o setor e o Bragantino cresceu após sua entrada. | 5.5 |
![]() | Breno Lopes Conseguiu encaixar uma grande descida e por pouco não guardou seu primeiro gol. | 7 |
![]() | Marcos Rocha Ajudou na marcação do lado esquerdo do adversário, muito perigoso na parte final do jogo. | 6 |
![]() | Lucas Lima Jogou como um quarterback de futebol americano: recebia a bola, pensava rápido e soltava o lançamento. Ou não executou bem, ou pensou errado, na maioria das vezes. | 5.5 |
![]() | Raphael Veiga A armação do time praticamente inexistiu após sua entrada. deveria ter sido nosso líder técnico no momento em que o Bragantino mais cresceu. | 5 |
![]() | Gabriel Veron Nas poucas vezes em que foi acionado, incomodou; ajudou a criar. | 6 |
![]() | Gustavo Scarpa Nitidamente com a cabeça em Belo Horizonte. | 5 |
![]() | Luiz Adriano Guardou o primeiro depois da lesão, já no segundo jogo. E com méritos; buscou o lance. | 8 |
![]() | Willian Apenas bastante correria. | 5 |
O Palmeiras não pressionava a saída de bola do Bragantino, que tinha absurdos 79% de posse de bola nos primeiros dez minutos e ocupava nosso campo de defesa. A estratégia do Verdão era acionar rápido Lucas Lima e tentar colocar Veron e Breno para correr.

Patrick de Paula apoiou, tabelou com Lucas Lima e bateu de canhota, mas não pegou bem na bola, que saiu à esquerda de Cleiton.

Cuello cruzou da esquerda; a defesa dormiu e Ryller apareceu livre na frente de Weverton, mas escorou todo torto e errou o alvo. Era Gabriel Veron quem estava acompanhando o volante e desistiu no meio do lance.
Após uma grande paralisação para atender Cuello após um choque de cabeças com Gabriel Menino, o Bragantino voltou guardando mais seu próprio campo e o Palmeiras passou a ter mais o controle da bola.

Após escanteio da esquerda, Viña testou na risca da pequena área, mas a bola saiu pelo alto.

GOL DO PALMEIRAS! Gabriel Menino bateu escanteio da esquerda; a zaga afastou e a bola voltou para Menino, que recolocou na área; Luiz Adriano testou para o chão e Cleiton não conseguiu fazer a defesa. O lance foi checado no VAR e o gol foi confirmado.

Depois de lateral, Cuello levou pelo meio e tentou o chute de fora, mas a bola saiu sem perigo.
Após o gol, o Palmeiras voltou a recuar as linhas e a tentar jogar no contra-ataque.

Breno Lopes arrancou em velocidade, entrou na área e soltou um míssil; a bola explodiu no travessão de Cleiton.

Danilo errou na saída de bola no meio do campo; Raul arrancou e se preparava para finalizar quando Luan chegou com muita precisão e travou o lance. Na extensão, acabou acertando Patrick de Paula, que virou o tornozelo.
Após sete minutos de acréscimo, Claus que apitou bem, encerrou o primeiro tempo.

Edimar tabelou com Claudinho e bateu de dentro da área; Alan Empereur apareceu bem e travou a finalização.

Cuello cruzou aberto no segundo pau; Aderlan chegou batendo de primeira, cruzado – a bola resvalou na zaga e saiu em escanteio.

Luiz Adriano puxou o ataque em velocidade a partir da intermediária e abriu para Veron na esquerda; o camisa 27 poderia chutar ou devolver – escolheu fazer a tabela mas a zaga cortou em cima da hora, cedendo escanteio.
Saiu Lucas Lima e entrou Raphael Veiga; saiu Luiz Adriano e entrou Willian; saiu Gabriel Veron e entrou Gustavo Scarpa. Veron saiu sentindo o posterior da coxa direita.

Após jogada de escanteio; Weverton afastou de tapinha e a bola voltou para o bololô; no bate-rebate a bola rolou de mansinho até bater no pé da trave esquerda e Weverton recolheu para encerrar o lance.

O Bragantino sufocava o Palmeiras; Danilo errou mais uma saída de bola (com falta não marcada pela arbitragem); Cuello invadiu a área e bateu de curva buscando o canto esquerdo; Weverton voou rasante e fez uma linda defesa cedendo escanteio.
Emerson Santos entrou no lugar de Patrick de Paula.

Claudinho pegou a sobra após corte de Luan e cruzou; Ytalo, livre, de frente para Weverton, testou firme e a bola triscou o travessão.

O Bragantino estava à vontade no ataque; Ytalo pegou mais uma sobra e bateu da meia-lua; Weverton pegou firme.
Marcos Rocha entrou no lugar de Breno Lopes; Gabriel Menino avançou.

Claudinho recebeu, cortou Danilo e tocou para Lucas Evangelista, que bateu cruzado – a bola saiu assobiando à direita do gol.

Lucas Evangelista tocou para Artur, que entrou na área, cortou para dentro e bateu de esquerda, cruzado – a bola saiu pertinho da trave direita de Weverton.

Depois de muito tempo o Palmeiras chegou: Danilo apoiou o ataque, avançou e bateu de canhota; a bola saiu pelo alto, com algum perigo.

Lucas Evangelista enfiou para Ytalo dentro da área; ele dominou e faria o gol de empate, mas Viña se esticou e travou a jogada.

No contra-ataque pela direita, Gabriel Menino tocou para Marcos Rocha, que rolou para Raphael Veiga, que emendou de esquerda, sem direção.

Fabrício Bruno ganhou no meio de Willian, avançou e bateu prensado; a bola saiu por cima em escanteio, com perigo.
Após um enorme sufoco, o Palmeiras segurou o adversário e chegou a mais uma vitória.