Palmeiras X Sporting Cristal

28/05/2025 - 21:30 Libertadores da América Allianz Parque

Palmeiras 6x0 Sporting Cristal

Numa partida extremamente fácil, o Palmeiras bateu o Sportng Cristal por 6 a 0 e confirmou a campanha 100% na fase de grupos da Libertadores. A goleada foi construída com muita naturalidade e escancarou algo que todos já notaram há algum tempo: o elenco do Palmeiras é muito equilibrado; mesmo jogando com apenas 2 jogadores considerados titulares nos últimos jogos, jogou num nível técnico idêntico ao da formação principal.

É verdade que o adversário, esta noite, facilitou demais essa tarefa. O técnico do Sporting Cristal, Paulo Autuori, vem sendo duramente criticado pela imprensa e pela torcida do adversário e os jogadores pareceram não estar muito dispostos a ajudar a segurar o professor no cargo. A postura em campo dos peruanos beirou a displicência.

E contra um time assim, um 6 a 0 fica de bom tamanho. A goleada foi construída por um time que se mostrou muito móvel na frente, com Estêvão na direita, Veiga por dentro, como em seus melhores momentos, e Mauricio ocupando a esquerda, tendo um inspirado Vanderlan fazendo o corredor. Marcando firme a saída de bola, nosso time abusou das jogadas de fundo, com bons cruzamentos rasteiros, o que propiciava seguidas chances de gol.

O primeiro demorou um pouco para sair: aos 32, Estêvão recebeu um belo passe longo de Aníbal Moreno na ponta e marcou a seu estilo, batendo cruzado no canto direito, depois de deixar um marcador caído de bunda no chão.

O segundo foi um golaço de Flaco López, aos 39: Estêvão voltou ao campo de defesa para recuperar a bola, conduziu e tentou o passe longo; na segunda chance, conseguiu enfiar para Flaco, que ganhou a  jogada no corpo, ficou frente a frente com o goleiro e, com muita confiança, fez o toque por elevação, surpreendendo a todos.

E Flaco estava impossível; aos 47, fez o terceiro: Vanderlan esticou a bola no facão para Mauricio na esquerda; o camisa 18 foi ao fundo e cruzou por baixo para o argentino apenas escorar para o gol.

Muitas vezes, depois de decidir o jogo no primeiro tempo, o Palmeiras apenas administra as forças no segundo. Mas o time do Cristal parecia realmente disposto a tomar gols e não fez nenhuma questão de negociar um 0 a 0 no segundo tempo. Aos 11, Mauricio recebeu um lindo passe de Estêvão; e saiu cara a cara com Enríquez, tocando na saída do goleiro – mas o camisa 18 estava impedido por centímetros e o VAR anulou o gol.

Abel começou a rodar o time e mandou a campo Allan e Facundo Torres, nos lugares de Mauricio e Estêvão, que saiu ovacionado pela multidão. Um momento bastante emocional no Allianz Parque.

Aos 18, o massacre continuou: Raphael Veiga cobrou falta central, de média distância, e guardou na bochecha da rede de Enríquez, a quem só restou fazer uma pose bonita. Pouco depois, entraram Paulinho e Lucas Evangelista nos lugares de Flaco e Ríos.

E foi jogando de centroavante que Paulinho marcou seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras: após boa triangulação que envolveu Lucas Evangelista e Allan, o camisa 10 entrou na área e chutou, com pouco ângulo, mas contou com a ajuda de Enríquez para ir as redes e soltar sua primeira flechada para a torcida do Verdão.

Aos 27 Luighi entrou no lugar de Veiga e foi para o comando do ataque – Paulinho recuou para fazer a 10 e logo no primeiro lance deu um belo passe para Luighi na área. Aos 35, saiu o sexto, com Paulinho caindo pela direita e cruzando no segundo pau para a testada de Facundo Torres, que assim fechou o placar. Wilmar Roldán encerrou o jogo sem nenhum acréscimo.

A partida foi marcada por vários grandes momentos. Estêvão se despediu da torcida palmeirense em grandíssimo estilo; Flaco López mostrou que TREINOU as finalizações frente a frente com o goleiro e marcou um golaço numa grande exibição; Raphael Veiga voltou a ir às redes numa de suas especialidades e mostrou que está pronto para voltar a discutir a camisa de titular, e Paulinho inaugurou sua galeria de gols pelo Palmeiras em mais um jogo em que demonstrou toda sua intimidade com a bola.

Se o Sporting Cristal estava atolado em problemas, não temos nada com isso e fizemos nossa parte. Seria ruim se tivéssemos tido problema contra um time desses. Não podemos ganhar de um time forte numa noite em que enfrentamos um time fraco. E assim o time recobrou a confiança antes de um jogo bastante importante, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, última parada antes do embarque para a Copa do Mundo de Clubes.

O Verdão mostra que está quase pronto. Os principais jogadores chegam ao mês de junho em suas melhores formas e o time vem mostrando boas variações. Abel parece estar eliminando algumas dúvidas e descartando algumas possibilidades, para que o time chegue redondo na competição mais importante do ano, liderando o Brasileirão e bem encaminhado nas copas.

Este clube só nos enche de orgulho. VAMOS PALMEIRAS!

Pós jogo

Ficha Técnica

40.570

R$ 2.185.569,35

Wilmar Roldan

Leonard Mosquera

Escalações


Sporting Cristal

Enríquez
Chávez
Pósito
Romero
Alcedo
Axel Cabellos
Pretell
Wisdom
Távara
Catriel Cabellos
Christofer González
Caparó
Ávila
Cauteruccio
Pacheco
Misael Sosa
Paulo Autuori

Notas

Jogador Descrição Nota
Marcelo Lomba
Inaugurou sua carteirinha de "Avanti Jogador".
6
Marcos Rocha
Só na experiência.
6
Bruno Fuchs
Alguns bons momentos em passes longos.
6.5
Micael
Pegou ritmo para o jogo de domingo.
6
Vanderlan
Solto, confiante, fez um belo corredor esquerdo.
7.5
Aníbal Moreno
Um ótimo lançamento para o herói da noite e a ocupação de espaços correta de sempre.
6.5
Richard Ríos
Mais um que jogou mais para recuperar ritmo.
6.5
Lucas Evangelista
Vai se firmando cada vez mais no elenco, participando de mais uma jogada de gol.
6.5
Estêvão
Este DEZ simbólico é pelo que fez em toda a sua passagem pelo Palmeiras, que ainda não acabou. A despedida da torcida no Allianz Parque foi perfeita, com assistência, gol e muita emoção.
10
Allan
Jogando na esquerda, no corredor intermediário, rende muito mais que na ponta direita. Abel já percebeu, felizmente.
7
Raphael Veiga
Primeira partida em alto nível desde a lesão. E no momento certo.
8.5
Luighi
Aproveitou bem sua chance, fazendo tudo certo. Cavar um lugar neste elenco não deve ser fácil e ele está conseguindo.
6
Mauricio
Um gol anulado, participações em gols e muita rapidez de raciocínio. Pena que não cabem 12 no time.
7.5
Facundo Torres
E não é que o baixinho meteu um gol de cabeça? Colocação é isso.
7
Flaco López
Mais um partidaço do argentino, que ao que parece treinou a jogada que tem mais incomodado a torcida: a finalização cara a cara. Se seguir convertendo, discute facilmente a titularidade com Vitor Roque.
9
Paulinho
No décimo jogo, o primeiro gol. E com sucessivas demonstrações de enorme potencial a ser aproveitado. Vida longa!
7.5

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

'
Palmeiras

4'
Palmeiras

UUUHHH! Flaco López finalizou de fora da área, a bola pegou na marcação e caiu com Mauricio, com liberdade dentro da área; o camisa 18 encarou o goleiro e tentou tocar de cavadinha, mas Enríquez fez boa defesa e espalmou para escanteio.

21'
Palmeiras

QUAAAASE! Estêvão fez boa jogada pela ponta direita, levou para o fundo e tocou atrás para Mauricio, que bateu firme para o gol; a bola desviou na marcação e passou raspando na trave esquerda do gol.

27'
Palmeiras

QUE CHANCE! Romero saiu jogando errado e deu nos pés de Flaco López; dentro da área, com muita liberdade, Flaco chegou na cara do gol e encheu o pé, mas em cima do goleiro Enríquez.

29'
Palmeiras

UUUUHHH! Richard Ríos recebeu a bola na entrada da área e tocou para Mauricio, que bateu firme de perna esquerda e levou perigo, mas a bola passou raspando na trave direita.

31'
Palmeiras

GOLAAAAAÇO DO PALMEIRAS! Estêvão recebeu a bola na ponta direita, invadiu a área, cortou para dentro, deixou o marcador caído no chão e bateu com categoria, no canto direito do gol.

38'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! É mais um golaço! Do campo defensivo, Estêvão descolou bom passe em profundidade para Flaco López, que passou correndo nas costas da zaga, carregou a bola em velocidade até a área e tocou de cavadinha para encobrir o goleiro.

41'
Sporting Cristal

NA TRAVE! Távara recebeu na entrada da área e arriscou a finalização, acertando a trave direita de Weverton.

44'
Palmeiras

QUASE! Flaco López tocou para Mauricio, que tinha pouco ângulo, mas bateu forte para o gol e forçou Enríquez a fazer boa defesa.

48'
Palmeiras

GOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Vanderlan descolou bom passe rasteiro para Mauricio, nas costas da zaga; o camisa 18 disparou pela esquerda, entrou na área e cruzou por baixo para Flaco López, que empurrou para o gol.

49'

Wilmar Roldan encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou ao gramado do Allianz Parque sem alterações na escalação.

11'
Palmeiras

GOL IMPEDIDO! Estêvão fez excelente passe em profundidade para Mauricio, que correu pelas costas da defesa, saiu na cara do gol e tocou no canto direito de Enríquez. Após longa revisão, o VAR detectou impedimento de Mauricio.

16'
Palmeiras

Entraram: Facundo Torres e Allan
Saíram: Estêvão e Mauricio

19'
Palmeiras

GOLAÇO DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou falta pelo meio, encobriu a barreira e colocou no ângulo esquerdo de Enríquez.

22'
Palmeiras

Entraram: Lucas Evangelista e Paulinho
Saíram: Richard Ríos e Flaco López

25'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Paulinho desencanta! Allan avançou pela meia esquerda e tocou em profundidade para Paulinho; mesmo sem muito ângulo, o atacante bateu firme, rasteiro, em cima de Enríquez, que aceitou.

28'
Palmeiras

Entrou: Luighi
Saiu: Raphael Veiga

34'
Palmeiras

GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Allan acionou Paulinho na ponta direita e o camisa 10 cruzou na medida para Facundo Torres, no segundo pau; o uruguaio cabeceou firme, no alto, sem chance para Enríquez, que nada pôde fazer.

45'

Wilmar Roldan finalizou a partida, sem acréscimos.