Botafogo-RJ X Palmeiras
28/06/2025 - 13:00 | Copa do Mundo de Clubes | Lincoln Financial Field |
O Palmeiras venceu o Botafogo do Rio por 1 a 0, na prorrogação, e é o primeiro classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Em mais uma partida em que o Verdão fez com que os riscos fossem minimizados, restou ao time achar o caminho do gol, o que demorou um pouco mais que o desejado, e depois resistir à pressão final do adversário.
Com muita raça, apoiado por uma torcida impressionante, o Palmeiras chegou ao resultado com um golaço de Paulinho e terá agora a chance de se vingar do Chelsea, nas quartas de final – o adversário foi definido na partida seguinte, algumas horas depois.
Abel fez escolhas importantes para a escalação inicial. Estêvão foi deslocado para o lado esquerdo; Mauricio jogou por dentro, avançado, quase como um falso 9, e Allan, o grande destaque do Palmeiras, foi incumbido de fazer todo o lado direito – tanto na fase ofensiva, abrindo a defesa do Botafogo, quanto na defensiva, funcionando como um lateral e fazendo com que Giay alinhasse como um terceiro zagueiro, perfazendo uma linha de 5.
Com Emi Martínez muito sólido, auxiliado por Richard Ríos, a proteção estava perfeita, e assim o Verdão fechou todas as portas para o time carioca. O efeito colateral disso foi que o miolo ficou deserto, com Ríos recuado e Mauricio adiantado. Assim, os caminhos do Palmeiras eram os flancos, com Estêvão e Allan.
O Botafogo também se defendia muito bem, mas todas as iniciativas do jogo eram nossas. Assim, nosso gol passou a ser função exclusiva dos sucessos dos jogadores nas disputas diretas. E o Palmeiras, de fato, criou várias chances de gol, com John sendo eleito pelos espectadores o melhor homem em campo.
Logo a 9 minutos, Piquerez fez um cruzamento por baixo e Vitor Roque disputou com Alexander Barboza na risca da pequena área; o zagueiro conseguiu o corte e quase marcou contra – o juiz marcou tiro de meta. Barboza, aliás, já estava amarelado aos 19 minutos quando desferiu uma cotovelada em Giay, lance que merecia ao menos mais um amarelo, mas tanto o juiz quanto o VAR fizeram vistas grossas.
Depois de algumas boas chances, com nossos zagueiros marcando boa presença na área adversária, o Verdão chegou muito perto do gol aos 49, num chutaço de Ríos que passou muito perto do travessão – a bola se aninhou na rede, por cima, enganando a muita gente.
No segundo tempo, logo a 1 minuto, Allan roubou e tocou rápido para Estêvão, que recebeu livre, girou e chutou forte, mas não conseguiu tirar do goleiro, que defendeu mais uma. Aos 4, Estêvão recebeu impedido na esquerda, fez a jogada em diagonal e bateu de direita; John deu rebote e Estêvão conseguiu aproveitar para fazer o gol, mas o sistema semiautomático paralisou a jogada.
Mais pressão: aos 14, Gómez suspendeu na área; a zaga rebateu e Mauricio emendou de fora, mas em cima de John, que pegou firme. Foi quando começaram as mexidas: primeiro, Abel trocou Vitor Roque e Estêvão por Luighi e Paulinho. Renato Paiva respondeu desmontando o 4-3-3, trazendo Savarino para jogar por dentro e colocando Alvaro Montoro na meia esquerda, e substituindo Alex Telles, amarelado, por Cuiabano, tentando criar uma válvula de escape do lado esquerdo. Abel respondeu trocando Allan, exausto, por Mayke.
Aos 27, uma ótima chance do Verdão: Piquerez acertou um cruzamento à meia altura; Mauricio se abaixou e conseguiu escorar de cabeça, exigindo muito reflexo de John, que tirou para escanteio. No final, mais uma chance com Paulinho, que chutou cruzado, para fora. Os dois times já estavam mais cautelosos na fase final, esperando pela prorrogação.
Aníbal Moreno entrou para complementar o excelente trabalho feito por Martínez nos 90 minutos. O Verdão começou em cima e Richard Ríos mais uma vez exigiu bastante de John, num chute no canto, alto. E foi o colombiano que, aos 9, iniciou a jogada do gol, abrindo para Paulinho. O camisa 10 recebeu na direita, fez a jogada individual, cercado por três adversários; aproveitou o cochilo de Montoro e atacou o espaço, deixando Marlon Freitas para trás, e tocou colocado, no canto direito – a bola ainda desviou no pé de Barboza, passou entre as pernas de Kaio Fernando e venceu, enfim, John, que não ficou parado.
Paulinho está num momento físico em que não pode jogar por muito tempo, e foi imediatamente substituído por Micael – Abel, a 20 minutos do fim, decidiu sustentar a vantagem, confiando no sistema defensivo.
De fato, o Verdão mantinha todas as portas seladas, mas nossos jogadores falharam num princípio básico: fazer o relógio andar. Em vez de segurar a bola e chamar as faltas, simplesmente rebatiam e devolviam a bola para o Botafogo, o que causou uma angústia imensa. Foram 20 minutos apenas rebatendo e rebatendo, uma resistência que ficou ainda mais difícil após a expulsão de Gustavo Gómez, a 5 minutos do fim, num enrosco com Alexander Barboza.
Mas o Palmeiras resistiu; a 2 minutos do fim Bruno Fuchs se jogou de cara na grama para bloquear Igor Jesus, na pequena área. Foi o retrato de uma atuação coletiva de encher os olhos, com muita entrega e disciplina. O Verdão mostra que quem quiser nos bater, seja quem for, vai ter que jogar MUITA bola.
Próximo jogo: 4 de julho, desta vez à noite, no mesmo local. A Filadélfia vai ficando cada vez menor para nossa torcida, que foi 80% do público de mais de 33 mil pessoas no Lincoln Financial Field. E será essa torcida que vai nos empurrar pra cima dos ingleses, rumo à semifinal. VAMOS PALMEIRAS!
Desculpa. Sabemos como mensagens como esta são chatas de ler. Escrevê-la foi mais chato ainda, acredite!
Mas ela segue sendo importante. O maior pilar do Verdazzo é a lealdade a certos princípios. E eles só podem permanecer se for mantido pelos leitores que os valorizam através do apadrinhamento.
Através do suporte dos padrinhos, o Verdazzo continua garantindo:
– Independência total
– Jamais apelaremos para manchetes desonestas
– Jamais recorreremos a especulações ou polêmicas nocivas ao Palmeiras
– Nosso conteúdo permanece aberto, sem paywalls
Nossa comunidade hoje está próxima de 500 padrinhos. Precisamos de pelo menos 1.000 para seguirmos fazendo nosso trabalho com a qualidade que você já se acostumou. Seguimos resilientes nesta caminhada. Contamos com o seu reconhecimento, se você achar que merecemos.
Ficha Técnica
Escalações
Botafogo-RJ
John
Vitinho
Jair

Kaio Fernando
Alexander Barboza
Alex Telles 

Cuiabano
Allan

Alvaro Montoro
Danilo Barbosa

Newton
Marlon Freitas

Arthur Cabral
Savarino

Joaquín Correa
Artur
Igor Jesus
Renato Paiva
Notas
Jogador
Descrição
Nota

WevertonSó precisou fazer defesas fáceis. As bolas que poderiam dar problema saíram, todas - mas ele estava na jogada. 6.5 
GiayVoltou a mostrar bom futebol, atento e bem colocado. Mesmo assim, perdeu alguns duelos que poderiam ser importantes. 7 
Gustavo GómezFazia uma partida de manual, até o enrosco com o Barboza. 7 
Bruno FuchsRespondeu às desconfianças com um partidaço, consagrado com o lance final, em que mergulhou com a cara na grama para proteger a bola. 8.5 
PiquerezAcertou um único cruzamento; mesmo assim, Mauricio teve que se abaixar. Mas foi ok nas funções defensivas. 6 
Emi MartínezFundamental para destruir a tática do Botafogo de jogar nos contragolpes. Posicionamento perfeito, como sempre. 8 
Aníbal MorenoManteve o nível, mas tomou um cartão bobo no fim. 6.5 
Richard RíosEstá desfilando, no melhor dos sentidos. Está provavelmente em seu auge físico e técnico. Se ainda tiver onde melhorar, será um craque World Class. 8.5 
AllanA melhor Cria desta safra, já mostrou que pode ser titular. Entendeu muito bem as tarefas pedidas pelo treinador e fez de tudo um pouco, com competência. 9.5 
MaykeConseguiu manter Cuiabano ocupado nos momentos finais. 6.5 
MauricioSacrificado no primeiro tempo, apareceu um pouco mais para o jogo no segundo, até ser substituído. 7.5 
Facundo TorresCada vez mais apagado, vai perdendo espaço. 6 
EstêvãoA jogada do gol anulado nem deveria existir, pois estava impedido. Deu um chute de fora quando recebeu um passe, livre, e John defendeu. Pouco. 5.5 
PaulinhoEntrou, resolveu e saiu. Brilhante! 9 
MicaelEntrou para aumentar o poder defensivo após o gol e ficou mais importante ainda após a expulsão de Gómez, nos 5 minutos finais. 7 
Vitor RoqueSeu papel foi o de incomodar a defesa, mas seria melhor se fosse mais decisivo. 7 
LuighiBuscou a bola mais atrás para partir com ela dominada, chamando as faltas. Bom jogo. 7
Melhores momentos
Lance a lance
Primeiro tempo
'
Palmeiras

9'
Palmeiras
Piquerez chegou à linha de fundo após passe de Estêvão, cruzou rasteiro e Vitor Roque se esticou para tentar o gol. Alexander Barboza dividiu e conseguiu o toque, desviando pela linha de fundo. O juiz marcou tiro de meta.
19' Amarelado, Alexander Barboza deixou o cotovelo no rosto de Giay e seria, no mínimo, ter sido advertido com o segundo cartão, mas o VAR estava a comer pipocas.
24'
Palmeiras
Estêvão cobrou escanteio para o meio da área; Emiliano Martínez chutou, a bola bateu na defesa e voltou para Gómez, que também tentou, mas foi travado. Na sequência, a zaga do Botafogo afastou o perigo.
34'
Botafogo-RJ
Savarino recebeu na entrada da área, dominou e finalizou. A bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.
49'
Palmeiras
Richard Ríos recebeu na ponta da área, conduziu e soltou uma pancada; a bola passou muito perto! John ainda desviou para escanteio.
52' Com um erro grave na conta, o francês François Letexier encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
Os dois times voltaram sem alterações dos vestiários.
1'
Palmeiras
Allan roubou no campo de ataque e ligou rápido com Estêvão; de frente, o camisa 41 enquadrou o corpo e soltou a bomba, mas John estava bem colocado e fez a defesa, colocando a escanteio.
3'
Botafogo-RJ
Artur recebeu na direita, limpou a marcação de Emiliano Martínez e finalizou; a bola foi no meio do gol e ficou fácil para Weverton.
4'
Palmeiras
Estêvão recebeu um lançamento longo, dominou, invadiu a área e finalizou de direita; John fez uma boa defesa. O próprio Estêvão ficou com o rebote e conseguiu fazer o gol, mas havia impedimento no primeiro lance.
9'
Palmeiras
Vitor Roque foi carregando a bola, fez tabela com Estêvão e arriscou a finalização, mas foi travado.
14'
Palmeiras
Gustavo Gómez suspendeu na área; John tirou de soco e Mauricio finalizou de primeira, forte, mas a bola foi no meio do gol e John aparou.
18'
Palmeiras
Entraram : Paulinho e Luighi
Saíram: Estevão e Vitor Roque
24'
Botafogo-RJ
Savarino arriscou da entrada da área, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo.
25'
Palmeiras
Saiu: Allan
Entrou: Mayke
27'
Palmeiras
Piquerez cruzou na primeira trave; Mauricio desviou de cabeça e John fez grande defesa, mandando para escanteio.
39'
Palmeiras
Entrou: F
acundo Torres
Saiu: Mauricio
50' Desconfortável com jogo em ritmo de Libertadores, François Letexier encerrou o tempo normal.

Escalações

Botafogo-RJ
![]() John |
![]() Vitinho |
![]() Jair ![]() |
![]() ![]() Kaio Fernando |
![]() Alexander Barboza ![]() |
![]() Alex Telles ![]() ![]() |
![]() ![]() Cuiabano |
![]() Allan ![]() |
![]() ![]() Alvaro Montoro ![]() |
![]() Danilo Barbosa ![]() |
![]() ![]() Newton ![]() |
![]() Marlon Freitas ![]() |
![]() ![]() Arthur Cabral |
![]() Savarino ![]() |
![]() ![]() Joaquín Correa |
![]() Artur ![]() |
![]() Igor Jesus |
![]() Renato Paiva |
Jogador | Descrição | Nota |
![]() | Weverton Só precisou fazer defesas fáceis. As bolas que poderiam dar problema saíram, todas - mas ele estava na jogada. | 6.5 |
![]() | Giay Voltou a mostrar bom futebol, atento e bem colocado. Mesmo assim, perdeu alguns duelos que poderiam ser importantes. | 7 |
![]() | Gustavo Gómez Fazia uma partida de manual, até o enrosco com o Barboza. | 7 |
![]() | Bruno Fuchs Respondeu às desconfianças com um partidaço, consagrado com o lance final, em que mergulhou com a cara na grama para proteger a bola. | 8.5 |
![]() | Piquerez Acertou um único cruzamento; mesmo assim, Mauricio teve que se abaixar. Mas foi ok nas funções defensivas. | 6 |
![]() | Emi Martínez Fundamental para destruir a tática do Botafogo de jogar nos contragolpes. Posicionamento perfeito, como sempre. | 8 |
![]() | Aníbal Moreno Manteve o nível, mas tomou um cartão bobo no fim. | 6.5 |
![]() | Richard Ríos Está desfilando, no melhor dos sentidos. Está provavelmente em seu auge físico e técnico. Se ainda tiver onde melhorar, será um craque World Class. | 8.5 |
![]() | Allan A melhor Cria desta safra, já mostrou que pode ser titular. Entendeu muito bem as tarefas pedidas pelo treinador e fez de tudo um pouco, com competência. | 9.5 |
![]() | Mayke Conseguiu manter Cuiabano ocupado nos momentos finais. | 6.5 |
![]() | Mauricio Sacrificado no primeiro tempo, apareceu um pouco mais para o jogo no segundo, até ser substituído. | 7.5 |
![]() | Facundo Torres Cada vez mais apagado, vai perdendo espaço. | 6 |
![]() | Estêvão A jogada do gol anulado nem deveria existir, pois estava impedido. Deu um chute de fora quando recebeu um passe, livre, e John defendeu. Pouco. | 5.5 |
![]() | Paulinho Entrou, resolveu e saiu. Brilhante! | 9 |
![]() | Micael Entrou para aumentar o poder defensivo após o gol e ficou mais importante ainda após a expulsão de Gómez, nos 5 minutos finais. | 7 |
![]() | Vitor Roque Seu papel foi o de incomodar a defesa, mas seria melhor se fosse mais decisivo. | 7 |
![]() | Luighi Buscou a bola mais atrás para partir com ela dominada, chamando as faltas. Bom jogo. | 7 |


Piquerez chegou à linha de fundo após passe de Estêvão, cruzou rasteiro e Vitor Roque se esticou para tentar o gol. Alexander Barboza dividiu e conseguiu o toque, desviando pela linha de fundo. O juiz marcou tiro de meta.
Amarelado, Alexander Barboza deixou o cotovelo no rosto de Giay e seria, no mínimo, ter sido advertido com o segundo cartão, mas o VAR estava a comer pipocas.

Estêvão cobrou escanteio para o meio da área; Emiliano Martínez chutou, a bola bateu na defesa e voltou para Gómez, que também tentou, mas foi travado. Na sequência, a zaga do Botafogo afastou o perigo.

Savarino recebeu na entrada da área, dominou e finalizou. A bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.

Richard Ríos recebeu na ponta da área, conduziu e soltou uma pancada; a bola passou muito perto! John ainda desviou para escanteio.
Com um erro grave na conta, o francês François Letexier encerrou o primeiro tempo.
Os dois times voltaram sem alterações dos vestiários.

Allan roubou no campo de ataque e ligou rápido com Estêvão; de frente, o camisa 41 enquadrou o corpo e soltou a bomba, mas John estava bem colocado e fez a defesa, colocando a escanteio.

Artur recebeu na direita, limpou a marcação de Emiliano Martínez e finalizou; a bola foi no meio do gol e ficou fácil para Weverton.

Estêvão recebeu um lançamento longo, dominou, invadiu a área e finalizou de direita; John fez uma boa defesa. O próprio Estêvão ficou com o rebote e conseguiu fazer o gol, mas havia impedimento no primeiro lance.

Vitor Roque foi carregando a bola, fez tabela com Estêvão e arriscou a finalização, mas foi travado.

Gustavo Gómez suspendeu na área; John tirou de soco e Mauricio finalizou de primeira, forte, mas a bola foi no meio do gol e John aparou.

Entraram : Paulinho e Luighi
Saíram: Estevão e Vitor Roque

Savarino arriscou da entrada da área, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo.

Saiu: Allan
Entrou: Mayke

Piquerez cruzou na primeira trave; Mauricio desviou de cabeça e John fez grande defesa, mandando para escanteio.

Entrou: Facundo Torres
Saiu: Mauricio
Desconfortável com jogo em ritmo de Libertadores, François Letexier encerrou o tempo normal.