América-MG X Palmeiras

30/12/2020 - 21:30 Copa do Brasil Independência

O Palmeiras venceu o América por 2 a 0 em Belo Horizonte e está na final da Copa do Brasil. Depois de um primeiro tempo bastante cauteloso e de uma pressão do adversário no início do segundo tempo, o Verdão saiu das cordas, foi preciso nos ataques e construiu a vitória com todo o merecimento.

O adversário na final será o Grêmio, que segurou o empate contra o SPFC e mais uma vez nos enfrentará num mata-mata – pela primeira vez numa final, curiosamente. Os jogos acontecerão no início de fevereiro.

***

O Palmeiras soube jogar o confronto do início ao fim. É impossível desvincular o jogo desta noite com o do Allianz Parque, há uma semana.

Nosso time compreendeu perfeitamente a duração do confronto e minimizou os riscos, jogando sem afobação para não dar chance ao adversário de abrir vantagem. Quando isso aconteceu, num erro de Emerson Santos, o time teve calma – e um pouco de sorte – para igualar o placar ainda no primeiro tempo.

Com tranquilidade restabelecida, o Verdão foi superior mas continuou não correndo riscos, o que manteve a igualdade no placar. E isso se repetiu no primeiro tempo em Belo Horizonte. A iminência dos pênaltis incomodava, mas era melhor que ter que correr atrás de dois gols em pouco tempo. Assim, a postura do Verdão foi de correr riscos calculados.

Talvez a cautela tenha sido um pouco demasiada. Talvez o time pudesse ter se soltado um pouco mais, mesmo no primeiro tempo. De qualquer forma, melhor errar por excesso do que por falta.

Ao sofrer uma pressão evitável no início do segundo tempo, e vendo a disputa por pênaltis se aproximar, Abel Ferreira mudou o jogo. As mexidas aos 15 minutos do segundo tempo deram a injeção de objetividade que o time precisava. Lucas Lima deu uma dinâmica maior ao meio-campo. Rony se reposicionou e passou a render mais.

A técnica de Luiz Adriano fez a diferença e explica um pouco quanto o time sofre com sua ausência. Experiente e matador, o camisa 10 é fundamental para o sucesso nos mata-matas.

A última linha fez uma partida espetacular. Não exatamente bem protegida pelos volantes, Marcos Rocha e Viña, e principalmente Gustavo Gómez e Luan foram praticamente perfeitos e fizeram a vida de Weverton bem mais fácil do que o esperado num jogo como este.

Luan fez, provavelmente, sua melhor partida com a camisa do Palmeiras. Foi um paredão, tirou todas por cima e por baixo, com um senso de tempo e colocação perfeitos.

A forma como o Palmeiras soube jogar o mata-mata, encarando os 200 minutos como um todo desde o início, dá muita esperança para os confrontos contra Grêmio e River. O time vai engrossando a casca ao mesmo tempo que administra o cansaço, sem perder a confiança.

Sob o comando firme de Abel Ferreira, que não tem tempo para treinar mas parece não perder o foco nunca, podemos ter muitas alegrias no futuro – e pode até ser num futuro bem próximo. FELIZ 2021 E VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalações

América-MG

Matheus Cavichioli
Daniel Borges
Marcelo Toscano
Messias
Anderson
Sávio
Flávio
Zé Ricardo
Juninho
Geovane
Felipe Augusto
Alê
Calyson
Ademir
Rodolfo
Vitão
Lisca

Notas

Jogador Descrição Nota
Weverton
Diante de partida tão forte do setor defensivo, teve pouco trabalho.
6.5
Marcos Rocha
Ficou mais plantado do que de costume e não foi mal. E os laterais continuam perigosíssimos.
6.5
Luan
Partida praticamente perfeita, só faltou um golzinho de cabeça. Tirou absolutamente todas.
9.5
Gustavo Gómez
Jogou muito, mas a atuação acabou ofuscada pela do parceiro da zaga.
8
Viña
As aproximações do ataque mais importantes foram de seus pés; e mesmo assim, também foi um dos destaques da defesa.
8.5
Danilo
Precisa desenvolver melhor o senso do perigo. Às vezes o melhor é dar um tapa de lado, rápido.
6
Gabriel Menino
Nitidamente estava um degrau abaixo dos demais, fisicamente.
6
Patrick de Paula
Bastante mobilidade e presença em todo o gramado.
7
Rony
Jogou 60 minutos pavorosos. Melhorou bastante depois das mexidas, não desistiu, e participou dos dois gols.
7.5
Raphael Veiga
Perdeu o ritmo, precisa reencontrar para não quebrar a evolução do time.
5.5
Lucas Lima
Entrou com bastante intensidade e foi um dos responsáveis pela mudança de panorama no segundo tempo.
7
Willian
Faltou pisar mais na área. Abertão pela esquerda, não teve como ajudar muito.
5.5
Gustavo Scarpa
Retraído, ajudou mais na contenção do que na definição do jogo.
5
Luiz Adriano
Matador, deu um tapa na bola que poucos são capazes. É muito experiente e faz a diferença em mata-mata.
8.5
Mayke
Entrou como ponta, ajudou a prender o lado esquerdo do adversário e ainda participou diretamente do segundo gol.
7

Melhores momentos

Lance a lance

Primeiro tempo

6'
Palmeiras

Gabriel Menino bateu escanteio da direita; a zaga se antecipou e a bola sobrou para Viña na entrada da área; o uruguaio bateu de primeira, à direita do gol.

28'
Palmeiras

Marcos Rocha bateu lateral na área; Mateus Cavichioli foi tranquilo para a bola – mas soltou; ela ficou viva na pequena área mas ninguém do Palmeiras conseguiu empurrar para o gol.

46'
Palmeiras

Marcos Rocha cruzou; Anderson rebateu errado e Willian emendou a finalização – sem força, fácil para Matheus Cavichioli.

48'
América-MG

Sávio recebeu do lado esquerdo e arriscou o chute rasteiro do bico da área, mas errou o alvo.

48'

Com os dois times excessivamente cautelosos, o primeiro tempo terminou.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações.

4'
Palmeiras

Marcos Rocha cobrou o lateral; Gustavo Gómez testou e mandou a bola por cima do travessão.

10'
América-MG

Felipe Augusto avançou por dentro com alguma liberdade e bateu forte, mas no centro do gol – Weverton pegou firme sem problemas.

11'
América-MG

Desta vez foi Ademir que teve liberdade, pelo lado direito; ele cortou para dentro e tentou achar o canto direito batendo de chapa, mas errou o alvo.

13'
América-MG

Virou pressão: Felipe Augusto foi ao fundo pela esquerda e cruzou na marca do pênalti; Juninho chegou com liberdade mas não teve técnica para escorar para o gol, e errou por muito.

15'

Troca tripla no Verdão: saíram Gabriel Menino, Raphael Veiga e Willian; entraram Patrick de Paula, Lucas Lima e Gustavo Scarpa.

18'
Palmeiras

Após lançamento de trás; Anderson espirrou o taco e Rony aproveitou a sobra para tentar o chute; com pouco ângulo, errou o alvo. Poderia ter tentado passar a bola.

22'
Palmeiras

Marcos Rocha apoiou pela direita e cortou para dentro; tentou ligar com Lucas Lima que não dominou, mas a bola sobrou na medida para Gustavo Scarpa que bateu com força, mas sem direção.

23'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! ataque rápido do Verdão; Rony acionou Luiz Adriano por dentro; o camisa 10 avançou com ela e ensaiou o chute; Messias tentou fechar o canto esquerdo e Luiz Adriano tocou colocado por baixo do zagueiro, a bola ainda triscou na perna do zagueiro e saiu do goleiro, que protegeu o canto direito. Golaço de atacante matador.

36'

Luiz Adriano deixou o campo para a entrada de Mayke. Aparentemente, sentindo alguma coisa. Mas também ganhou algum tempo.

40'
Palmeiras

GOL DO PALMEIRAS! Lucas Lima cobrou falta sofrida por Rony na esquerda; a bola foi no segundo pau e Mayke testou firme; o goleiro fez uma enorme defesa, no reflexo, mas Rony mergulhou de peixinho e fez o segundo do Verdão.

51'

Wilton Pereira Sampaio, que picotou demais o jogo, encerrou o jogo em que o Palmeiras soube a maneira certa de jogar cada momento. Quinta final de Copa do Brasil!