Autor do gol do título Paulista sobre o Santos, o volante argentino completou, no último domingo (01), 50 jogos pelo Verdão. E em meio à uma temporada de altos e baixos do meio-campo palmeirense, o camisa 5 se mostrou uma certeza no setor. Ele é o segundo entre todos do elenco com mais partidas no ano, ficando atrás apenas de Rony.
Foram 38 dos 50 jogos como titular. E as principais duplas de volante de Abel Ferreira para o ano contam com Aníbal na equipe. Os números não mentem: Aníbal Moreno/Zé Rafael e Aníbal Moreno/Richard Ríos foram as duplas mais usadas na temporada, 12 vezes cada – e o argentino é o fato em comum.
A fim de comparação, Zé Rafael/Ríos, dupla titular da reta final do Brasileirão do ano passado, começaram nove partidas juntos entre os onze, sendo que a maioria dos duelos aconteceram no começo da temporada. A quarta formação mais usada? Aníbal e Gabriel Menino, sete vezes.
Dificuldade para achar companheiro de Aníbal Moreno
Ao longo de 2024, Abel Ferreira vem mudando a formação no meio-campo para achar a dupla ideal, tendo Aníbal como a única peça titular. No papel, antes da temporada começar, Zé Rafael parecia o nome certo. Entretanto, o camisa 8 vem sofrendo com um ano de lesões e pouca sequência.
Richard Ríos, então, foi a outra aposta. O colombiano teve grandes atuações e ganhou holofotes com o desempenho pela seleção do seu país na Copa América, mas ainda busca se firmar como titular – nos últimos dois jogos, foi o escolhido para jogar ao lado de Aníbal. Ele soma 27 titularidades no ano.
Gabriel Menino e Fabinho pouco foram utilizados entre os onze iniciais e até Raphael Veiga, em três oportunidades, chegou a fazer dupla com Aníbal Moreno.