Gustavo Gómez mantém alto nível defensivo e finaliza 2022 com números históricos no ataque
Cesar Greco
Em 2022, Gustavo Gómez e expressão “zagueiro-artilheiro” foram sinônimos
A vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o América-MG, na última quarta-feira, foi o último jogo de Gustavo Gómez pela equipe em 2022. Suspenso, o capitão não enfrentará o Internacional no domingo, na partida de encerramento do time no Brasileirão.
Foram 60 jogos disputados, três troféus levantados e uma produção ofensiva que vai ficar marcada na História do clube. Com 11 gols anotados na temporada, Gómez tornou-se o zagueiro com mais bolas na rede em um único ano pelo Verdão, junto de Murilo – vale lembrar que o brasileiro pode ultrapassar o paraguaio se jogar e marcar diante do Inter.
Das 11 bolas na rede, nove foram pelo Brasileirão, o que faz do camisa 15 o vice-artilheiro do Palmeiras na competição, atrás somente de Rony, que marcou 12 vezes. Os outros dois tentos de Gómez aconteceram na Copa Libertadores.
Na parte defensiva, o zagueiro manteve o alto nível apresentado desde sua chegada ao clube, em 2018. Ao todo, realizou 211 cortes (média de 3,5 por partida), 72 desarmes (1,2) e 72 interceptações (1,2), além de ter vencido mais de 300 disputas de bola. Fora de campo, foi muito elogiado por Abel Ferreira e pelos companheiros por sua liderança – Gómez assumiu de vez o posto de capitão após a saída de Felipe Melo.
Aos 29 anos, Gustavo Gómez acumula 217 jogos pelo Palmeiras e oito títulos. Na festa promovida pelo clube aos personagens da conquista do Brasileiro, na noite de ontem, o jogador foi homenageado com uma camiseta comemorativa à marca de 200 partidas. Outros atletas também foram celebrados.
Zagueiro com mais gols marcados pelo Palmeiras em uma edição de Brasileirão: 9;
Zagueiro estrangeiro com mais gols marcados na História do Campeonato Brasileiro: 16;
Zagueiro com mais gols em clássicos paulistas na História do Palmeiras: 6;
Ingressou no Top-10 de zagueiros com mais vitórias pelo Palmeiras: 131 (9º colocado).
Perto de César Sampaio e Ademir da Guia
Ao levantar o troféu do Campeonato Brasileiro, logo após o confronto diante do América-MG, Gómez ergueu sua quinta taça pelo clube, das oito que conquistou ao todo.
Cesar Greco
Com isso, ele é o terceiro jogador que mais capitaneou títulos do Palmeiras na História, ficando atrás de César Sampaio (6) e Ademir da Guia (7). As outras taças erguidas pelo paraguaio foram as Libertadores de 2020 e 2021, a Recopa Sul-Americana de 2022 e o Paulista 2022.