De gol histórico para fora dos planos: Luiz Adriano não seguirá no Palmeiras em 2022
Cesar Greco
Há quase um ano, Luiz Adriano anotava um dos gols da vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o River Plate; hoje, jogador não faz parte do planejamento de Abel e sua comissão técnica
No dia 5 de janeiro de 2021, o Palmeiras foi até Avellaneda para enfrentar o River Plate pela semifinal da Copa Libertadores 2020. Com uma enorme exibição coletiva, o Verdão surpreendeu o adversário e venceu o duelo por 3 a 0.
Aos 2 minutos do segundo tempo, quando o placar já apontava uma vitória parcial palmeirense (1 a 0), Luiz Adriano recebeu um passe no meio de campo de Danilo; girou sobre o zagueiro Rojas, arrancou contra o gol defendido por Armani e tocou com categoria por baixo do goleiro, fazendo 2 a 0 para o Verdão.
Àquela altura, o atacante, contratado em agosto de 2019, marcava seu 18º tento na temporada e firmava-se como o principal goleador da equipe em 2020/2021 – Luiz acabou o período com 20 gols marcados.
Pouco mais de um ano depois, no entanto, a história do camisa 10 dentro do clube mudou drasticamente.
Luiz Adriano diminui participação em gols e tem concorrência de Deyverson
Nas primeiras partidas da temporada 2021, contudo, o atacante caiu de rendimento. Durante as disputas do Campeonato Paulista e da primeira fase da Libertadores de 2021, o camisa 10 foi a campo 11 vezes e marcou apenas dois gols. Já na Copa do Brasil, teve em seus pés a chance de eliminar o CRB nas penalidades máximas, mas desperdiçou a cobrança.
Luiz Adriano iniciou o Brasileirão como titular, chegou a balançar as redes da Chapecoense na segunda rodada, mas novamente não conseguiu performar bem e perdeu a vaga na equipe. Primeiro, o jogador viu Deyverson, que possui características diferentes das suas, retornar ao clube e engatar uma sequência na equipe. Depois, nos últimos meses do ano e com os jogos decisivos próximos de acontecerem, viu Abel Ferreira escolher Rony como atleta mais avançado no ataque. Encerrou o ano com apenas 35 aparições e cinco gols.
Discussão e relação estremecida com a torcida
Durante o período em que esteve em baixa, Luiz foi alvo de muitas críticas dos palmeirenses nas redes sociais que resultou em uma discussão entre o atacante e um torcedor no Allianz Parque, durante o aquecimento para o jogo entre Palmeiras e Red Bull Bragantino, perdido pelo Verdão por 4 a 2.
Depois do ocorrido, o camisa 10 não teve mais seu nome cantado pelos torcedores antes do início de cada partida e viu a relação ficar ainda mais estremecida em outras duas situações: no confronto diante do Sport, quando ao fazer o gol de empate da equipe no jogo, comemorou pedindo silêncio ao público; e ao aplaudir ironicamente as vaias das arquibancadas ao ser substituído contra o SPFC.
Por conta desses episódios, o Palmeiras decidiu por não contar com o jogador para a temporada 2022, apesar de ainda tê-lo sob contrato até a metade de 2023. Na tarde de quarta-feira, em entrevista coletiva na Academia de Futebol, o diretor de futebol Anderson Barros falou sobre o “encerramento de ciclo” do atleta.
“Trabalhamos com ele por duas temporadas, tivemos ótimos resultados, mas entendemos que há um encerramento de um ciclo. Foi dessa forma que chegamos à decisão. Comunicamos o atleta da forma mais transparente possível. Foi algo definido em conjunto e o Luiz Adriano, hoje, não faz parte deste planejamento inicial”, declarou.
Após gols em semifinais de Libertadores, Copa do Brasil e Paulistão, além de um tento na final do estadual de 2020 contra o maior rival, Luiz Adriano pode ter sua passagem pelo Palmeiras encerrada com 106 partidas disputadas, 32 gols marcados e quatro troféus: Campeonato Paulista (2020), Copa do Brasil (2020) e duas Libertadores (2020 e 2021).