A característica principal do Palmeiras durante toda a Copinha foi a enorme pressão nos adversários nos primeiros minutos de jogo. Até por isso, dos 9 jogos que a equipe disputou na competição, em 6 oportunidades abriu o placar antes dos 10 minutos e terminou o primeiro tempo com uma boa vantagem.
Na decisão contra o Santos, a tendência se repetiu. Com apenas 5 minutos de jogo, Vanderlan apareceu na linha de fundo e cruzou rasteiro para Endrick, que bateu de primeira para fazer 1 a 0. Aos 11’, novamente em jogada construída pela esquerda, Jhonatan entrou na área e inverteu para Giovani, que dominou e acertou um belo chute, no ângulo do arqueiro Diógenes: 2 a 0 Verdão.
Apesar do forte calor na cidade de São Paulo e a boa vantagem no placar, o Palmeiras não diminuiu o ritmo e continuou em cima do rival. Aos 15 minutos, Gabriel Silva marcou um bonito gol de falta, fez 3 a 0 e explodiu o Allianz Parque.
Fabio Menotti
A partir de então, o Verdão começou controlar o jogo mantendo a posse, sem ser tão vertical. Ainda assim, a equipe poderia ter ido às redes mais duas vezes, em bons lances de Gabriel Silva e Endrick. Nos últimos minutos do primeiro tempo, Derick, zagueiro adversário, se irritou com os dribles de Giovani, fez falta dura e foi expulso após levar o segundo cartão amarelo, deixando a partida mais tranquila ainda para o Palmeiras.
Com três gols de vantagem e um homem a mais em campo, o segundo tempo foi inteiro palmeirense. Com tranquilidade, o Verdão chegou ao quarto gol: Vanderlan fez um lindo cruzamento e Gabriel Silva subiu sozinho de cabeça e balançou as redes adversárias.
Na sequência, Endrick e João Pedro tiveram ótimas oportunidades de ampliar, mas a bola não entrou – João chegou a acertar a trave do arqueiro Diógenes. Gabriel Silva marcou após jogada de Vitinho, mas a jogada foi invalidada por impedimento do camisa 19. Por fim, Kevin cobrou uma falta com perigo e quase marcou o quinto. Aos 47 minutos, Gustavo Holanda encerrou o duelo e o Palmeiras, enfim, conquistou o título da Copinha junto a 20.814 pessoas presentes no Allianz Parque.
Confira abaixo a campanha vitoriosa do Palmeiras na Copinha:
– Final
25/01: Palmeiras 4 x 0 Santos – Allianz Parque Gols: Endrick, Giovani, Gabriel Silva (2x)