Palmeiras alcança marcas históricas na Libertadores ao eliminar o Atlético-MG pela 3ª vez seguida
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Palmeiras chegou a 12 classificações para as quartas de final da competição e o único time a eliminar a mesma equipe em três anos consecutivos
A classificação sobre o Atlético-MG na Libertadores rendeu ao Palmeiras mais alguns feitos históricos na competição. Líder em diversos rankings entre os brasileiros do torneio, o Verdão avançou para as quartas de final pela 12ª vez e alcançou o Grêmio, que antes era a equipe do país com mais qualificações para esta fase.
Além disso, o Palmeiras chega às quartas de final pelo sexto ano consecutivo, número recorde entre os brasileiros – a sequência teve início em 2018. O adversário do Verdão em 2023 será o Deportivo Pereira. O time colombiano eliminou o Independiente del Valle por 2 a 1 no placar agregado. Os dois jogos acontecerão nas semanas dos dias 21 e 28 de agosto – a Conmebol irá definir datas e horários nos próximos dias.
Outro feito marcante foi a terceira classificação seguida do Palmeiras diante do Atlético, algo inédito na história da Libertadores. Em 2021, na semifinal, a equipe de Abel Ferreira empatou em 1 a 1 no Mineirão e avançou por conta do critério de gol qualificado – a ida, no Allianz Parque, terminou 0 a 0.
No ano passado, os times se encontraram nas quartas de final e o Verdão levou a melhor nos pênaltis, após dois empates. Em 2023, o gol marcado por Raphael Veiga em Belo Horizonte garantiu a classificação palmeirense.
‼️ H I S T Ó R I C O ‼️@Palmeiras es el PRIMER EQUIPO en TODA la historia de la Copa Libertadores que elimina al mismo rival (@Atletico) en TRES AÑOS CONSECUTIVOS.
2021, en semifinales (por la regla del gol visitante) 2022, en cuartos (por penaltis) 2023, en octavos (por 1-0)