Depois de um jogo amarrado no tempo normal, em que as duas equipes tiveram poucas chances claras de gols, a decisão foi para os pênaltis e o goleiro Kaique, da geração de 2003, novamente decidiu a favor do Palmeiras ao defender o chute de Werton – Henri, Naves, Ruan Ribeiro e Jhon Jhon converteram suas cobranças.
Pela segunda vez na História que o Palmeiras conquista o título da competição nacional; a primeira aconteceu em 2019, com vitória sobre o Cruzeiro, também nos pênaltis. Vale destacar que o torneio é realizado pela CBF desde 2012.
O Palmeiras termina a Copa do Brasil invicto, com sete vitórias e um empate, somando 20 gols marcados e apenas um sofrido. Para chegar ao título, a equipe passou pelo CEU ABC-MS, Brasil de Pelotas, IAPE-MA, Internacional, além do Flamengo na decisão.
Pênalti é com Kaique
Fabio Menotti
Titular do gol palmeirense após a saída de Mateus, que foi jogar em Portugal, Kaique vem se destacando por sua habilidade em defender pênaltis. Desde o final de 2020, quando começou a atuar pela categoria Sub-20, o arqueiro foi decisivo em cinco disputas:
1 pênalti defendido contra o Audax – semifinal do Paulista Sub-20 de 2020 (Palmeiras classificado);
3 pênaltis defendidos contra o SCCP – final do Paulista Sub-20 de 2020 (Palmeiras campeão);
1 pênalti defendido contra o Flamengo – final da Copa do Brasil Sub-20 de 2022 (Palmeiras campeão).
Na campanha vitoriosa do Verdão na Copinha deste ano, o goleiro também deixou sua marca ao pegar uma penalidade na vitória por 3 a 0 sobre o Real Ariquemes, ainda na primeira fase.
Palmeiras garantido na Libertadores
Com a vitória sobre o Flamengo, o Palmeiras além de levantar a taça também garantiu presença na Libertadores Sub-20 do ano que vem. Isto porque a equipe de PV foi campeã da Copa do Brasil e do Brasileiro da categoria, não precisando assim disputar a Supercopa do Brasil Sub-20 – quando duas equipes diferentes conquistam os títulos nacionais, é o vencedor da Supercopa que vai à Libertadores.
Campeão também da Copinha, em janeiro, o Palmeiras é o primeiro time a conquistar as três principais competições Sub-20 em um mesmo ano.