O clube conquistou a competição pela segunda vez em sua História. A primeira ocorreu em 2018, quando conquistou a competição ao bater o Vitória por 9 a 3 no placar agregado – a final do torneio, à época, era disputada em jogos de ida e volta.
A trajetória campeã do Palmeiras foi de nove vitórias, um empate e quatro derrotas, somando 27 gols marcados e 11 sofridos. O meia Jhonatan, com sete tentos, foi o artilheiro palmeirense na competição, enquanto Pedro Lima, com quatro assistências, foi o garçom da equipe.
Com o troféu, o Palmeiras se tornou o primeiro time a ter conquistado o Brasileiro Sub-20 e a Copinha no mesmo ano – a competição começou a ser organizada pela CBF em 2015.
Jogo
Sem poder contar com Fabinho no meio de campo, que está integrado ao profissional, o técnico Paulo Victor optou por começar a partida com Naves de volante, posição de origem do jogador.
Os primeiros 15 minutos foram de controle da posse de bola do Palmeiras, porém a equipe não transformou a superioridade em grandes chances. O rival, por sua vez, apostava nos contra-ataques e assustou em uma bola que explodiu no travessão de Kaique.
O cenário do jogo se manteve igual até os últimos dez minutos da etapa inicial, quando o Palmeiras apertou e em três lances consecutivos quase abriu o placar, sendo duas vezes com Pedro Lima, em cabeçada na trave e chute de fora, e outra com Endrick.
O Palmeiras começou o segundo tempo assim como terminou o primeiro: em cima do rival. Aos 4’, a bola sobrou para Kevin que quase fez de calcanhar; aos 20’, Endrick recebeu no meio de campo e, mesmo de longe, arriscou e acertou o cantinho do goleiro adversário, fazendo 1 a 0 para o Verdão.
13 minutos mais tarde, Ian recebeu o cartão vermelho e o Palmeiras se segurou até o final com um jogador a menos.
Palmeiras Sub-20: Kaique; Garcia, Henri, Michel e Ian; Naves e Pedro Lima (Miguel); Edney (Vitinho), Jhonatan e Kevin (Léo); Endrick (Ruan Ribeiro). Técnico: Paulo Victor Gomes.
Fabio Menotti
Campanha do Palmeiras no Brasileiro Sub-20:
Primeira fase – Grupo A
04/06: Cruzeiro 0 x 4 Palmeiras – Arena Gregorão Gols: Allan (2), Kevin e Ruan Ribeiro
19/06: Palmeiras 1 x 3 Flamengo – Canindé Gol: João Pedro