Na noite desta terça-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Athletico-PR, no jogo de ida das semifinais da Copa Libertadores da América.
Pela quarta vez em cinco anos o Verdão chega à penúltima fase da competição mais importante do continente. Além dos importantes desfalques, o time terá pela frente ninguém menos que o general Scolari. Será o maior desafio de todos.
Palmeiras
DESFALQUES Lesionado: Jailson Suspensos: Danilo e Gustavo Scarpa
Sem poder contar dois importantes titulares que foram expulsos na dramática partida das quartas contra o Galo, Abel tem várias formas de armar o time – o que, de certa forma, deve dificultar para Felipão e Paulo Turra definirem o plano de jogo do time da casa.
Se Gabriel Menino parece já definido como substituto de Danilo, a vaga de Gustavo Scarpa admite muitas opções, mudando radicalmente o plano de jogo conforme o escolhido, que pode ser desde a entrada de Luan para formar um esquema com três zagueiros, quanto usar um esquema agressivo com dois pontas, recorrendo a Wesley. Atuesta é uma opção para reforçar o meio do campo; Bruno Tabata é uma alternativa para deixar o ataque mais dinâmico. E Merentiel, literalmente, corre por fora. Breno Lopes, outra opção, não foi relacionado.
O maior favorito para ocupar essa vaga, no entanto, é Flaco López, puxando Rony para a extrema. Assim, o provável time para esta noite em Curitiba é Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino e Zé Rafael; Dudu, Raphael Veiga e Rony; Flaco López.
Athletico-PR
Felipão poupou quase todo o time titular no fim de semana, quando a equipe enfrentou o Ceará, no Castelão. O mestre não revelou a escalação, mas sabe-se que ele pode estar ensaiando uma formação com um meio-campo mais encorpado, com Alex Santana entrando no lugar de David Terans. Outras dúvidas que foram deixadas no ar são as vagas de meia organizador, entre Cuello e Vitinho, e a do centroavante, entre Pablo e Vítor Roque.
Assim, a provável escalação do Athletico-PR para esta noite é Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho, Alex Santana (Terans), Cuello (Vitinho) e Canobbio; Vítor Roque (Pablo).
Números
A vantagem do Verdão nos confrontos diretos é enorme: em 64 partidas, foram 32 vitórias alviverdes contra apenas 12 do Athletico; houve 20 empates;
Nem como mandante o Athletico consegue se impor ao Palmeiras: em 34 jogos, foram 12 vitórias do Verdão, 14 empates e apenas 8 do time da casa;
Especificamente na Arena da Baixada, desde a configuração antiga, o Athletico consegue uma discreta vantagem: 7 vitórias contra 5, com 10 empates;
Nos últimos 10 jogos na Arena, no entanto, o Athletico só venceu o Palmeiras uma vez; houve 6 empates e o Verdão saiu vencedor 3 vezes;
Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!
Odds
O favoritismo do Palmeiras, mesmo fora de casa, assusta. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:
X
3,92
3,12
2,09
No calendário
O Palmeiras já disputou 22 jogos no dia 30 de agosto e venceu 9 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.
Lei do Ex
Thiago Heleno ganhou a Copa do Brasil há 10 anos pelo Verdão; Matheus Fernandes ainda é nosso, mas está emprestado ao Athletico.
Temperatura: 9°C Chuva: Não há previsão de chuva Vento: E – 16km/h Umidade: 92%
Parpite
A força do Verdão será colocada à prova na Arena lotada e com a temível presença de Felipão no banco. Mas Raphael Veiga fará uma partida de destaque e conduzirá o Verdão à vitória, marcando dois gols ainda no primeiro tempo. O time da casa diminuirá o placar no segundo tempo, a pressão no final será cruel, mas o Palmeiras segurará o placar para jogar pelo empate no Allianz Parque.