Defesa que ninguém passa e artilheira: zagueiros somam 16 gols em 2022 pelo Palmeiras
Cesar Greco
Murilo e Gustavo Gómez vivem grande momento ofensivo e defesa do Palmeiras decide jogos importantes
Murilo e Gustavo Gómez vêm formando uma dupla completa no Palmeiras. Além de serem seguros defensivamente e ocuparem as posições mais altas nos critérios de defesa, os dois fazem uma temporada artilheira e decisiva no ataque.
Na última quarta-feira, no empate em 2 a 2 do Verdão com o Atlético-MG pela Libertadores, Murilo marcou o primeiro tento palmeirense da partida. Com isso, o camisa 26 chegou a sete gols no ano, firmando-se como o quinto maior goleador do elenco na temporada, ao lado de Danilo, Dudu, Rafael Navarro e Zé Rafael.
🔎 Murilo (25 anos) é o defensor com a maior Nota SofaScore (7.54) da Libertadores 2022! 👏👏
⚔️ 5 jogos ⚽️ 3 gols 🅰️ 1 assistência ⏰ 96 mins p/ participar de gol (!) ✅ 88% acerto no passe 🦾 20 bolas recuperadas ⤴️ 10 interceptações 🟨 0 amarelos (!) ❌ 0 dribles sofridos (!) pic.twitter.com/hj9yavcUfJ
“É uma sensação única pra mim. Voltei pro Brasil com esse pensamento de poder disputar Libertadores e dar a vida pela equipe. Tive um lance infeliz no jogo, a bola acabou batendo em mim e foi gol pra eles, mas mantive a concentração, tive personalidade e graças a Deus ajudei a equipe com o gol”, disse Murilo, ao final do jogo.
Os gols dos zagueiros palmeirenses, além de terem acontecido em partidas importantes, como em matas-mata de Libertadores e Campeonatos Paulista, e em clássicos estaduais, saíram em sua maioria em jogadas de bola parada. Em 2022, dos 107 tentos que o Palmeiras marcou até agora, 42 tiveram origem nesse tipo de jogada.
Gols com origem em bola parada em 2022:
Palmeiras – 42 – – – – – – – – – – – – – – – Ceará – 26 – São Paulo – 24 – – – Athletico, Cuiabá e Flamengo – 20 Atlético-MG e Goiás – 19 Red Bull Bragantino – 18 Fluminense – 17 pic.twitter.com/KgEiOS257B
Os zagueiros do atual elenco marcaram, no total, 16 gols no ano (Gustavo Gómez – 8; Murilo – 7; e Luan – 1). Assim, a defesa palmeirense de 2022 está perto de ser a mais goleadora em uma temporada. Os anos recordistas com mais gols por defensores na história do Palmeiras são 1999 e 2006, com 18.